Quais os riscos de usar software ilegal na minha empresa?

Quais os riscos de usar software ilegal na minha empresa?

Conheça os riscos de utilizar software ilegal na empresa e entenda porque o baixo investimento não vale a pena diante dos prejuízos que ele pode gerar!

A utilização de um software ilegal na empresa pode parecer algo tentador, já que o custo de aquisição costuma ser irrisório.

Afinal, não é todo negócio que possui um orçamento robusto para a compra de licenças.

Porém, se você acredita que existe vantagem real em investir em softwares piratas, é melhor rever os seus conceitos.

A instalação desses programas não apenas coloca a empresa em risco, comprometendo seu parque tecnológico, como também pode prejudicar o desenvolvimento do negócio como um todo.

Mas antes de falar das ameaças, é preciso entender…

… o que é um software ilegal ou pirata?

Softwares ilegais são programas ou aplicativos reproduzidos de forma ilícita, ou seja, sem a licença do fabricante.

Apesar da prática ser comum, ela é uma violação dos direitos autorais e pode resultar em graves consequências legais e financeiras.

Por isso, é preciso entender que, ao adquirir um software, você ou seu negócio não está simplesmente comprando um produto, mas uma autorização para utilizar o programa desenvolvido por uma empresa específica.

Outro aspecto importante é que se há apenas uma licença, mas diversas máquinas utilizam o software, isso também configura pirataria, afinal, a licença deve ser individualizada por usuário e/ou máquina, conforme previsão do fabricante.

Quais são os riscos de usar software ilegal na empresa?

Ao instalar um programa pirata, as empresas, infelizmente, não avaliam os riscos associados, levando em consideração apenas o custo financeiro inicial.

No entanto, os danos gerados por um software ilegal na empresa pode gerar custos relevantes para a organização, além de problemas com imagem e produtividade cotidiana dos colaboradores.

Para que você entenda melhor essa questão, abaixo destacamos os principais riscos que podem afetar as empresas, confira:

Violação dos direitos autorais

Empresas que usam software ilegal estão sujeitas a ações judiciais por parte dos detentores dos direitos autorais, como desenvolvedores de software e empresas de tecnologia.

Em outras palavras, isso quer dizer que existe uma grande possibilidade de ser processado, com consequência de pagamento de multas e indenizações. 

Além disso, um processo judicial pode causar não apenas prejuízos financeiros, como danos à imagem do negócio, afetando o relacionamento com clientes, parceiros e investidores.

Risco de segurança

Softwares não licenciados podem conter malware, vírus e outros programas maliciosos, comprometendo a segurança dos sistemas e dados da corporação.

Isso porque os programas pirateados não passam por testes e não recebem  atualizações regulares.

Consequentemente, ataques cibernéticos são facilitados, resultando em perdas de dados sensíveis, interrupção das operações e roubo ou sequestro de informações.

Perda de produtividade

Um software ilegal pode ser instável, não receber atualizações de segurança e apresentar bugs com frequência.

A consequência é a perda de produtividade dos funcionários, impactando a eficiência das operações cotidianas e toda a cadeia de trabalho.

Falta de suporte

Sem uma licença válida, sua empresa não apenas não receberá atualizações como também não terá acesso a suporte técnico do fornecedor, resultando em problemas operacionais impossíveis de serem resolvidos.

Responsabilidade civil

Se sua empresa usa programas piratas, é grande a possibilidade de danos a terceiros, como clientes ou parceiros de negócios, já que, ao utilizá-los, você assume os riscos que o acompanham.

Sendo assim, a organização pode ser responsabilizada civilmente por prejuízos que causar a terceiros, o que inclui não apenas clientes, como também parceiros e fornecedores, por exemplo.

Impacto na reputação

Credibilidade é tudo em uma empresa, certo? Por isso ser pego utilizando ferramentas pirateadas também é uma forma de prejudicar a reputação do negócio, afastando clientes, fornecedores e investidores. 

Afinal, todos nós sabemos que pirataria é crime. Mas, permitir essa prática no ambiente corporativo é assumir riscos que podem ultrapassar e muito o custo de licenças originais.

Diante desses aspectos, deu para perceber que não vale a pena instalar um software ilegal na sua empresa, certo?

Além de todos os problemas técnicos, trabalhar com software ilegal na empresa gera muitos prejuízos financeiros e de imagem, riscos que com certeza não valem a pena.

E se sua empresa não sabe como adquirir softwares licenciados e de acordo com a necessidade do seu negócio, você sempre pode contar com a consultoria em TI da 4Infra!

Entre em contato conosco e converse com nossos consultores, poderemos indicar as ferramentas com os melhores custos-benefícios, de acordo com a realidade do seu empreendimento.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
18 de setembro de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down