Tecnologia Operacional (TO) e Tecnologia da Informação (TI): como elas se relacionam no ambiente corporativo?

Tecnologia Operacional (TO) e Tecnologia da Informação (TI): como elas se relacionam no ambiente corporativo?

Resumo: Entenda como se relacionam a Tecnologia Operacional e Tecnologia da Informação, ou simplesmente, TO e TI, nos ambientes corporativos, indo desde seus conceitos à aplicação prática.

As empresas que desejam se manter atualizadas e competitivas no mercado tem investido cada vez mais em soluções de Tecnologia Operacional (TO) e Tecnologia da Informação (TI).

Porém, o caminho para que essas áreas da tecnologia se relacionem no ambiente corporativo nem sempre é muito claro. Por isso, é preciso entender o que compreende cada uma delas e suas diferentes aplicações nos negócios.

O que é exatamente a Tecnologia Operacional: TO

Quando falamos em Tecnologia Operacional, ou TO, estamos nos referindo ao tipo de tecnologia utilizado pelas empresas em seus processos operacionais.

Isso porque ela é uma tecnologia que pode ser aplicada nos mais diversos setores, tendo como principal componente os sistemas de controle industrial.

Esses sistemas realizam o acompanhamento de sistemas operacionais, dispositivos, controles e redes dos processos industriais.

Ou seja, monitoram e controlam o uso, acesso e direito aos ativos do negócio, como maquinários, ativos e insumos, além de regular processos e eventos do setor.

Assim, ela pode estar presente desde a manufatura, como em serviços públicos e na geração de energia e combustíveis.

Dessa forma, a utilização da TO garante que as operações não tenham intercorrências, seguindo as normas de segurança e trazendo maior previsibilidade à cadeia de produção.

Outro fator interligado à Tecnologia Operacional é a Internet das Coisas Industrial (IIoT), que é um termo utilizado para dispositivos que são conectados às áreas de manufatura, energia e outros setores industriais.

De tal forma, ela traz mais automação e monitoramento autônomo do maquinário industrial e, em consequência, oferece aumento da eficiência.

Por outro lado, apesar do seu avanço em termos tecnológicos, por se tratar de sistemas conectados, eles também estão vulneráveis a ataques cibernéticos.

O problema é que as empresas não costumam dar a devida atenção à necessidade de segurança da área, como acontece com o setor de TI.

E a Tecnologia da Informação: TI, como podemos defini-la?

A Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, compreende a série de atividades e soluções que são realizadas através de recursos computacionais.

Sua finalidade pode ser a obtenção, armazenamento, proteção, processamento, acesso, gerenciamento e uso de informações e dados de uma empresa.

Essas soluções são essencialmente compostas por duas combinações de equipamentos, os hardware (computadores, tablets, servidores, impressoras, etc.) e softwares (aplicativos, sistemas operacionais, antivírus, etc.).

Atuando a partir dessas duas frentes, as soluções em TI são voltadas para facilitar a organização de dados, tanto quanto permitir o monitoramento de processos tecnológicos que se relacionem ao tratamento de dados. O que inclui, entre tantas esferas, a segurança da informação.

Assim, a TI permite a tomada de decisões mais conscientes do negócio, já que permite que exista maior conhecimento e controle da organização.

Tudo isso porque é preciso ter em mente que a própria informação é um patrimônio da empresa, sendo assim, é também um bem que lhe agrega valor.

Nesse sentido, a TI demanda cuidados que vão desde a garantia de desempenho, disponibilidade e segurança de dados, equipamentos e insumos que comportem no orçamento e atendam às necessidades do empreendimento.

Em suma, a TI faz parte das engrenagens que mantêm o negócio em funcionamento, sendo também essencial para resultados positivos, economia e lucratividade.

Com essas conceituações e explicações em mente, podemos abordar a relação dessas áreas em uma empresa.

Como a Tecnologia Operacional e Tecnologia da Informação se relacionam no ambiente corporativo

Algumas pessoas costumam confundir os que são a TI e a TO, porém, é importante que essa diferenciação se faça clara.

A Tecnologia da Informação realiza o controle de dados, objetivando garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos sistemas e dados.

Por sua vez, a Tecnologia Operacional realiza o controle dos equipamentos, com sistemas que realizam sua integração com o mundo físico. Ou seja, a principal diferença é acerca do tipo de sistema que cada uma protege e gere.

Assim, a segurança de TI será voltada para a proteção de sistemas e redes de computadores que são utilizados no processamento e armazenamento de dados e informações.

Por outro lado, a segurança da área de TO se relaciona à proteção dos sistemas operacionais que são utilizados pela organização para administração da empresa.

A partir dessa visão, as redes de TI e TO costumam ser mantidas em separado, o que consequentemente duplica os esforços de segurança. Ou seja, são necessárias duas equipes de rede, cada uma focada em uma parte da segurança.

O problema dessa divisão é que muitas vezes a gestão de segurança apresenta falhas e buracos, já que é difícil sincronizar as equipes para uma gestão eficiente.

Por outro lado, algumas empresas com setores de TI enxutos querem abraçar ambas as funções e são sobrecarregadas porque as funções não são plenamente distribuídas, com a TO ficando comumente em segundo plano.

Em ambos os casos, as falhas são mais comuns e ambas as redes ficam mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Nesta esteira, é possível a convergência entre Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional de modo a permitir que sistemas operacionais interajam com sistemas de tecnologia da informação.

Em outros termos, haverão componentes na rede de TO que serão conectados aos componentes da rede de TI, como, por exemplo, processadores, armazenamento e gerenciamento de sistemas.

Essa integração permitirá que os dados sejam coletados de maneira precisa, identificando problemas e apontando caminhos para aumento da produtividade e eficiência como um todo.

No fim, para que não haja a divisão das áreas na empresa, ou a sobrecarga do setor, é essencial contar com uma parceria em TI que possa agregar as funções e permitir que os colaboradores da empresa foque no core business.

Para isso, você pode contar com a 4Infra, uma empresa de outsourcing em TI especializada que trabalha com atendimentos personalizados para pequenos e médios negócios.

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
3 de abril de 2023

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