Tudo sobre Automação Robótica de Processos (RPA)

Tudo sobre Automação Robótica de Processos (RPA)

Há quem pense que a tecnologia veio para tirar o emprego das pessoas, substituindo a mão de obra humana por máquinas. Mas, na verdade, é o contrário! O uso de tecnologias como o RPA apoia negócios que buscam reduzir custos e aumentar a produtividade por meio da automação.

Afinal, a inovação veio para ajudar a reduzir a carga de trabalho e melhorar a qualidade de vida das pessoas que passavam horas a fio realizando tarefas monótonas e repetitivas

Um exemplo simples é o fato de que, se não fosse por esses recursos, o mercado não teria sobrevivido à pandemia com milhares de pessoas trabalhando de suas próprias casas.

Entenda o conceito de RPA

RPA é a sigla de Robotic Process Automation, que em português significa Automação Robótica de Processos.

A RPA possibilita a troca de informações entre sistemas sem que seja necessária a construção de uma interface entre eles.

Ou seja, por meio de robôs, é possível captar qualquer informação, em qualquer site ou aplicação, navegando como se fosse um usuário comum.

É preciso deixar claro que esses robôs não são objetos físicos, mas sim softwares inteligentes que executam as mesmas tarefas que os colaboradores. Contudo, as máquinas são mais rápidas e reduzem significativamente o número de erros.

Podemos citar um exemplo clássico da área de RH que é o recebimento e envio de solicitações de funcionários, como admissão, demissão, férias, licenças e atestados.

Imagine o volume de demandas que chegam constantemente e diariamente para os funcionários.

A organização de todos esses dados e o encaminhamento necessário para cada um consiste, muitas vezes, em tarefas mecânicas e repetitivas, que não demandam poder de decisão.

Assim, são atividades que estão sob maior risco de erros, levando o funcionário ou mesmo a empresa a pagar por essas falhas.

Atualmente existem plataformas sofisticadas nas quais o próprio funcionário  alimenta seus dados, anexa documentos e faz solicitações.

O sistema, por sua vez, realiza automaticamente os cálculos e encaminhamentos necessários de acordo com as demandas de cada colaborador.

Assim, o que a RPA faz é reduzir o tempo do colaborador com tarefas repetitivas e que não geram produtividade, facilitando o dia a dia do usuário do sistema.

Dessa forma, a Automação Robótica de Processos vem sendo utilizada  amplamente pelas organizações, em função de sua capacidade de executar tarefas, oferecendo maior produtividade e assertividade para equipes e negócios.

Quais são os benefícios do RPA para as empresas?

Na atualidade, empreendimentos de todos os tamanhos adotam o RPA para eliminar tarefas operacionais e demandas burocráticas repetitivas.

Para isso, criam regras para ditar o comportamento dos robôs,  o que leva os negócios a terem um crescimento sustentável, além de outros benefícios. Confira-os a seguir:

  • Reduz a possibilidade de erros humanos;
  • Diminui custos, fazendo mais atividades em menos tempo;
  • Oferece qualidade nos dados gerados;
  • Aumenta a produtividade das equipes, que podem se dedicar a ações mais estratégicas;
  • Reduz o quadro de funcionários;
  • Prioriza atividades de alto valor ao negócio;
  • Ferramenta flexível que pode ser integrada aos softwares de gestão, podendo ser aplicada em diferentes escalas;
  • Otimiza o tempo, mesmo com o aumento das demandas.

Implementar Automação Robótica de Processos na sua empresa é a decisão mais acertada para o planejamento estratégico corporativo.

Além de todos os benefícios já citados, você ganhará também na confiabilidade dos clientes internos e externos e reconhecimento de sua marca e gestão.

A 4Infra é uma consultoria de outsourcing em TI especializada na gestão de soluções feitas para atenderem às especificidades e necessidades de cada negócio. Fale com um dos nossos consultores e aproveite o melhor do RPA para alavancar os resultados da sua empresa agora mesmo!

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
16 de janeiro de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down