Há quem pense que a tecnologia veio para tirar o emprego das pessoas, substituindo a mão de obra humana por máquinas. Mas, na verdade, é o contrário! O uso de tecnologias como o RPA apoia negócios que buscam reduzir custos e aumentar a produtividade por meio da automação.
Afinal, a inovação veio para ajudar a reduzir a carga de trabalho e melhorar a qualidade de vida das pessoas que passavam horas a fio realizando tarefas monótonas e repetitivas.
Um exemplo simples é o fato de que, se não fosse por esses recursos, o mercado não teria sobrevivido à pandemia com milhares de pessoas trabalhando de suas próprias casas.
RPA é a sigla de Robotic Process Automation, que em português significa Automação Robótica de Processos.
A RPA possibilita a troca de informações entre sistemas sem que seja necessária a construção de uma interface entre eles.
Ou seja, por meio de robôs, é possível captar qualquer informação, em qualquer site ou aplicação, navegando como se fosse um usuário comum.
É preciso deixar claro que esses robôs não são objetos físicos, mas sim softwares inteligentes que executam as mesmas tarefas que os colaboradores. Contudo, as máquinas são mais rápidas e reduzem significativamente o número de erros.
Podemos citar um exemplo clássico da área de RH que é o recebimento e envio de solicitações de funcionários, como admissão, demissão, férias, licenças e atestados.
Imagine o volume de demandas que chegam constantemente e diariamente para os funcionários.
A organização de todos esses dados e o encaminhamento necessário para cada um consiste, muitas vezes, em tarefas mecânicas e repetitivas, que não demandam poder de decisão.
Assim, são atividades que estão sob maior risco de erros, levando o funcionário ou mesmo a empresa a pagar por essas falhas.
Atualmente existem plataformas sofisticadas nas quais o próprio funcionário alimenta seus dados, anexa documentos e faz solicitações.
O sistema, por sua vez, realiza automaticamente os cálculos e encaminhamentos necessários de acordo com as demandas de cada colaborador.
Assim, o que a RPA faz é reduzir o tempo do colaborador com tarefas repetitivas e que não geram produtividade, facilitando o dia a dia do usuário do sistema.
Dessa forma, a Automação Robótica de Processos vem sendo utilizada amplamente pelas organizações, em função de sua capacidade de executar tarefas, oferecendo maior produtividade e assertividade para equipes e negócios.
Na atualidade, empreendimentos de todos os tamanhos adotam o RPA para eliminar tarefas operacionais e demandas burocráticas repetitivas.
Para isso, criam regras para ditar o comportamento dos robôs, o que leva os negócios a terem um crescimento sustentável, além de outros benefícios. Confira-os a seguir:
Implementar Automação Robótica de Processos na sua empresa é a decisão mais acertada para o planejamento estratégico corporativo.
Além de todos os benefícios já citados, você ganhará também na confiabilidade dos clientes internos e externos e reconhecimento de sua marca e gestão.
A 4Infra é uma consultoria de outsourcing em TI especializada na gestão de soluções feitas para atenderem às especificidades e necessidades de cada negócio. Fale com um dos nossos consultores e aproveite o melhor do RPA para alavancar os resultados da sua empresa agora mesmo!