Azure Data Box é uma solução da Microsoft que permite enviar e receber informações de maneira rápida, barata e confiável. A transferência de dados é acelerada devido ao Data Box proprietário, que é um dispositivo de armazenamento.
Isso significa que o Azure Data Box utiliza criptografia, permitindo a troca de grandes quantidades de informações para a nuvem, com capacidade máxima de armazenamento utilizável para cada dispositivo de 80TB.
Na prática, o dispositivo transfere arquivos e dados maiores do que 40TB em ambientes com conectividade de rede limitada a inexistente. Assim, mesmo que sua conexão com a internet seja lenta, o Data Box vai movimentar as informações. Ele pode fazer isso de uma única vez, periodicamente ou através de uma transferência em massa inicial, seguida por atualizações periódicas.
De acordo com a própria Microsoft, isso só é possível porque o Azure Data Box é um produto robusto, resistente à violação e danos externos, como quedas e explosões. Certamente a ferramenta ajuda as organizações a superar as barreiras de transferências de dados que dificultam a adoção da nuvem e retardam a inovação.
Até pouco tempo, os dados eram importados para a nuvem através do envio de discos rígidos para os data centers. Como o Data Box é possível utilizar um modelo chamado Self Managed Shipping, que libera um display “e-ink” e funciona como etiqueta de remessa.
Através do portal da Azure o próprio usuário solicita e retira o dispositivo, e os dados podem ser transferidos rapidamente através da rede local. Após a carga, as informações são transferidas para a conta de armazenamento do cliente.
Diante desse compilado de informações, listamos abaixo as vantagens e desvantagens do Azure Data Box para que você possa decidir sobre a aquisição da ferramenta. Veja:
Com tantos benefícios e inovação tecnológica, o Azure Data Box não apresenta tantas desvantagens assim, mas podemos dizer que são pontos a melhorar. Um desses aspectos é que a tramitação de dados só acontece dentro do mesmo país ou região de destino, e não cruzará nenhuma fronteira internacional.
A única exceção é para pedidos na UE (União Europeia), onde o Data Box pode ter origem ou destino de envio em qualquer país da região.
Outro ponto importante é que o Azure Data Box é um dispositivo físico. Embora seja reforçado e inviolável, acidentes podem acontecer. Nesse sentido, caso haja perda ou danos no equipamento, é cobrado um encargo pela perda e substituição do produto.
Para saber mais sobre a ferramenta e entender se ela é interessante para o seu tipo de negócio, entre em contato com a 4Infra. Estamos à disposição para tirar dúvidas, fazer orçamento e indicar as melhores soluções para a sua empresa.