A equipe de TI vem tendo atuação cada vez mais importante nas organizações. Praticamente, nada funciona sem o apoio da tecnologia: desde a instalação de equipamentos e softwares até decisões estratégicas que envolvem mudanças de procedimentos, adequações de processos e desenvolvimento de novas ferramentas, tudo depende dos especialistas em tecnologia da informação.
O fato é que, quando bem planejada e executada, a TI pode trazer diversos tipos de ganhos para as empresas, gerando melhor desempenho de suas atividades com custos bem menores.
Mas, para que se consiga resultados positivos para o negócio, é preciso que os colaboradores estejam alinhados com as ações e processos. Nesse sentido, elencamos 5 formas de melhorar a produtividade da sua equipe de TI e deixá-la motivada e cheia de ideias nesse ano novo:
Deixar o time trabalhar sem um direcionamento é péssimo para a empresa. Isso porque cada colaborador pode ter um entendimento do que é necessário e prioritário, resultando em ações isoladas e sem alinhamento com os propósitos da empresa.
A criação de metas tangíveis motiva o time, pois todos irão trabalhar com objetivos em comum, com a finalidade maior de aumentar a produtividade e obter lucros. No entanto, não adianta definir metas que não possam ser cumpridas. Isso só vai fazer os colaboradores perderem tempo com projetos sem viabilidade.
A tecnologia é uma área ampla e dinâmica, necessitando que os profissionais estejam sempre se atualizando. Para melhorar a produtividade, é interessante que a organização desenvolva uma política de treinamento para que a equipe seja capacitada com as práticas inovadoras do mercado.
Essa é uma oportunidade de dar ao funcionário chances de crescimento e promoção na carreira, ao mesmo tempo em que a empresa se projeta em um mercado competitivo e que se abre para as boas práticas de TI.
Uma das coisas que mais bloqueia a produtividade de uma equipe de TI é a falta de feedbacks. Muitas vezes o profissional se desdobra em mil e uma atividades, mas desconhece a eficácia de cada uma delas. Isso acontece porque falta retorno, seja ele positivo ou negativo, dos resultados alcançados pelo time.
Os feedbacks são fundamentais para que o gestor parabenize, corrija ou faça sugestões em relação ao trabalho, sendo uma forma de incentivo para melhorar o desempenho individual e de equipe.
O alto volume de tarefas desnecessárias pode impedir a fluidez do trabalho de TI. Nesse sentido, é importante automatizar ao máximo os processos e eliminar atividades repetitivas que tornam o negócio menos ágil.
É possível, por exemplo, reduzir o número de relatórios produzidos diariamente, eliminar o volume de reuniões, que muitas vezes tomam tempo e não se resolve quase nada.
Sua empresa tem profissionais o suficiente para resolver todos os tipos e tamanhos de problemas de TI?
É muito complicado para uma empresa, principalmente se ela for uma PME, manter um quadro de funcionários com os mais variados especialistas em tecnologia. Além de ter um custo altíssimo, nem todos terão demanda com certa frequência.
A solução está na terceirização de serviço, uma forma prática e segura de garantir todos os serviços essenciais do seu negócio, possibilitando que a equipe de TI fique focada nas estratégias e em assuntos de nível corporativo.
Nesse modelo, a terceirizada vai realizar tarefas mais corriqueiras e que demandam conhecimento e tempo, como service desk, monitoramento remoto e conserto de equipamentos.
Se você quer uma mãozinha para melhorar a produtividade da sua equipe de TI, a 4Infra pode te ajudar com a terceirização de serviços de tecnologia. Enquanto isso, seu time permanece focado, aprimorando metodologias, processos e assuntos que fazem parte do core business da corporação.
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