(031) 3195-0580
4infra

Infraestrutura de TI para escritórios de advocacia

Infraestrutura de TI para escritórios de advocacia

Hoje em dia, praticamente todos os negócios buscam soluções na tecnologia para suportar as empresas, ganhar agilidade, confiabilidade e competitividade no mercado. E os escritórios de advocacia não podem ficar fora das benesses de uma boa infraestrutura de TI.

Pense na quantidade de processos, audiências, contratos e outras demandas com os quais esse ambiente de trabalho lida diariamente. É um número muito grande de informações para serem armazenadas e processadas em dispositivos físicos ou em programas com pouca (ou nenhuma) segurança.

Como os advogados ganham por causa, e, muitas vezes, por hora, precisam se munir de tecnologia para valer aquela velha expressão de que “tempo é dinheiro”. Mesmo que o escritório seja pequeno, com apenas um único profissional trabalhando, os recursos digitais da infraestrutura de TI ajudam na organização do fluxo de trabalho, a partir de respostas rápidas do sistema e otimização do tempo.

Afinal, uma profissão que lida diretamente com prazos tem esse desafio de evitar quedas e problemas operacionais, já que qualquer erro inviabiliza um processo. Ou seja, quanto mais vulnerável for sua TI, maiores serão as chances de problemas e descumprimento dos prazos, o que pode descredibilizar a imagem do escritório no meio jurídico.

Itens da infraestrutura de TI no escritório de advocacia

Muitos escritórios de advocacia acham que montar infraestrutura de TI não é para esse ramo de atividade. Afinal, fica caro e o espaço físico disponível não suporta a instalação de tantos equipamentos e dispositivos. Calma! Com o desenvolvimento da tecnologia, a maioria das aplicações, programas e sistemas são virtuais, bastando um computador e uma rede de internet para fazê-los funcionar.

Pensando nisso, separamos uma listinha com os principais itens de infraestrutura de TI para adotar no seu escritório de advocacia:

Virtualização de servidores

Servidor é um computador munido com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e sistema de armazenamento de dados, como discos rígidos internos ou memórias SSD.

Com a inovação tecnológica, é possível contar com a virtualização de servidores, que divide os recursos físicos em diversos servidores virtuais. Eles, por sua vez, podem ser utilizados para inúmeras finalidades, em um número pequeno de equipamentos.

Os benefícios com a implementação desse recurso são muitos, incluindo o aumento do espaço físico do escritório, diminuição de gastos com energia elétrica e acesso aos dados, independentemente de onde você esteja, sendo útil para quem trabalha em home office.

Cloud backup

Cloud backup nada mais é que armazenamento de dados na nuvem.

Um escritório de advocacia não pode nem cogitar a ideia de perder ou extraviar as informações legais que estão em sua posse. Diante dessa realidade, o cloud backup é um recurso inteligente e bastante eficiente para guardar todas as informações e aplicações de negócios, deixando os dados disponíveis para acesso e gerenciamento em servidores remotos, via internet.

A solução é mantida e suportada por um provedor de armazenamento em nuvem, responsável por manter os dados do usuário disponíveis e acessíveis a qualquer momento.

Em outras palavras: permite que os advogados e funcionários tenham acesso aos processos e documentos digitalizados de casa, do escritório ou em qualquer outro ambiente.

Segurança dos dados

Quantas informações sigilosas e valiosas um escritório de advocacia não guarda? São ações trabalhistas, processos criminais, de direito do consumidor, previdenciário e muitos outros assuntos dos quais o advogado precisa manter a confidencialidade.

No entanto, informações como essas são alvos fáceis para ataques de hackers e outros criminosos digitais. Eles roubam e sequestram os dados, exigindo muito dinheiro por sua liberação.

Crimes assim têm crescido no mundo todo, exigindo que os escritórios de advocacia redobrem os cuidados com a segurança da informação. Para isso, deve-se adotar práticas como:

  • Proteger os dispositivos com senhas fortes;
  • Ter cuidados com os links compartilhados;
  • Atualizar constantemente o antivírus;
  • Evitar WIFI público;
  • Instalar firewall para manter a rede segura.

Como montar essa infraestrutura?

As medidas podem parecer básicas, mas são essenciais – e é importante que, da instalação da rede ao monitoramento de disponibilidade, você possa contar com um serviço especializado em TI. Além de essa não ser a área de atividade-fim da empresa, a ideia de contar com uma consultoria também visa deixar mais livre o advogado, sem que gaste tempo para se preocupar com assuntos operacionais.

Com isso em mente, que tal tentar o outsourcing? A terceirização de serviços de TI é a maneira mais fácil e prática de implantar tecnologia no escritório de advocacia.

Quer saber como obter esses benefícios para o seu negócio? Entre em contato com a 4Infra! Nossos consultores estão à disposição para tirar dúvidas e montar um projeto de acordo com a sua necessidade.


18 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down