5 vantagens do SIP PBX

5 vantagens do SIP PBX

Asterisk, SIPX ou Sistema de Telefonia 3CX. Esses três modelos disponíveis de SIP PBX  vêm sendo muito utilizados nas empresas devido aos benefícios que apresentam em relação a outras tecnologias.

O PBX baseado em VoIP permite a realização de conferências, chamadas e dá muitos recursos interessantes ao negócio.

O SIP possui uma importância para as comunicações em tempo real comparado ao impacto que o HTTP tem para a rede e o SMTP para os e-mails. Ele é um catalisador da revolução telefônica IP, e fez com que surgisse uma boa alternativa ao PBX tradicional, com melhoria da mobilidade e da produtividade dos usuários, além da economia nos custos.

Quer saber as 5 vantagens do SIP PBX para sua PME? Confira!

Redução de custos

O SIP PBX é baseado em VoIP. Isso significa realizar e receber chamadas pela internet. A rede de uma empresa foi estruturada ainda quando as atividades começaram, então o uso dessa tecnologia não demanda muito investimento em infraestrutura, pois ela já está lá. Esse é o primeiro ponto de economia.

O segundo e mais evidente é próprio da telefonia IP, que é a redução de custos de ligações locais e de longa distância. Por ser conectada à internet, a tecnologia SIP PBX realiza e recebe chamadas com a mesma tarifa, e não existe chamada interurbana ou internacional. Estima-se uma economia entre 40% e 80% com chamadas.

Relatórios gerenciais

Outro ponto muito relevante para a gestão empresarial são os relatórios. Esses documentos auxiliam os executivos a tomarem as melhores decisões para o negócio, independentemente do setor a que dizem respeito.

Quando falamos do SIP PBX, estamos falando que uma tecnologia que permite a elaboração de listagens com todas as ligações e informações relativas a elas. Ou seja, um relatório das comunicações.

Mas não só isso. Ela também permite a gravação de chamadas sem nenhum dispositivo adicional. O arquivamento é feito facilmente, e os dados podem ser acessados quando for necessário (como nos casos de auditoria, por exemplo).

Com esses relatórios, os gestores têm melhor visão geral do status do sistema utilizado e das chamadas feitas e recebidas.

Configuração rápida

Um sistema SIP PBX, por ser baseado em internet, dispensa equipamentos e acessórios próprios da telefonia tradicional, como fiação telefônica separada, telefones fixos e outros. Isso confere algumas vantagens à empresa, como:

  • Fácil instalação e configuração do sistema, se comparado à telefonia tradicional;
  • Fácil gerenciamento, pela interface de configuração de rede;
  • Usuários podem conectar os telefones de qualquer lugar da empresa, basta encontrar a porta ethernet mais próxima.

Comunicação unificada

Dentre as vantagens trazidas pela telefonia IP, está a unificação da comunicação empresarial. O SIP PBX é uma excelente tecnologia que ampliou as alternativas na comunicação, especialmente quanto à chamada “Unified Communications”, focada em multicanais e nas facilidades para o usuário.

Basicamente, ela funciona como uma central telefônica, unificando ramais da organização e eliminando a necessidade de múltiplas linhas.

5 vantagens do SIP PBXMúltiplos recursos

Os colaboradores e executivos da empresa podem atender a uma chamada de seu ramal pelo próprio celular. No mesmo sentido, podem participar de uma conferência telefônica com o notebook ou ainda responder a um e-mail com mensagem de voz. São funções que não podem feitas na telefonia convencional.

Esses múltiplos serviços convergem na internet. O SIP PBX é uma solução de unificação das comunicações muito interessante que não demanda um telefone em cada departamento. Basta a conexão com a internet para conectar o sistema a diversos dispositivos.

O SIP Trunking, por exemplo, é uma solução do SIP PBX que vem sendo adotada nas empresas. Esse serviço não demanda uma conexão exclusiva com a operadora que o fornece, já que é realizada através da internet. Por ser mais flexível, ele garante a disponibilidade em caso de interrupção do serviço.

Adotar o SIP PBX em sua empresa pode ser muito vantajoso. Se você tem interesse em saber a viabilidade desse serviço no seu negócio, conte com a 4infra para analisar sua infraestrutura e indicar a melhor solução!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
25 de setembro de 2018

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