Por mais que a natureza da instituição de ensino seja tradicional, é impossível não se aliar à tecnologia e desfrutar de todas as facilidades que ela propõe. Na verdade, as inovações já fazem parte da vida de todo mundo, sendo, inclusive,utilizada como estratégia para se manter em um mercado cada dia mais competitivo.
É por isso que escolas e universidades também devem abraçar a tecnologia. O objetivo é não somente oferecer agilidade nos processos, mas, também, ser um diferencial em termos de negócio.
A educação vem passando por mudanças para acompanhar as novas tendências digitais. A utilização de ferramentas tecnológicas é um importante avanço nas instituições de ensino para facilitar o trabalho dos professores, melhorar o aprendizado dos alunos e atuar na parte burocrática do estabelecimento.
Com a pandemia foi necessário reinventar a sala de aula. A tecnologia, nesse ponto, foi extremamente necessária para o desenvolvimento dos estudantes que, mesmo em casa, puderam assistir às aulas e interagir com a coordenação e corpo docente, além de tirar dúvidas, entregar atividades e participar de discussões.
Se alguém ainda tem dúvidas sobre a importância da tecnologia nas redes de ensino, é hora de perceber que as escolas não conseguem sobreviver sem o apoio de aplicativos, softwares e sistemas.
Para além das aulas virtuais, a tecnologia possibilita otimização de processos, como o preenchimento de cadastro com inserção de documentos e lançamento de disponibilização de notas no portal da instituição. É esse recurso, também, que promove, no ambiente online, o relacionamento com professores e secretarias por meio de canais exclusivos, envio de material didático, além de toda a parte de gestão.
Atualmente, a tecnologia resolve boa parte dos problemas relacionados às instituições de ensino, deixando a coordenação mais livre para focar na parte pedagógica. Com o crescimento do uso de ferramentas digitais nas escolas é essencial que a gestão se atente para um outro fator: o investimento em consultoria em TI.
Uma rede de ensino já possui muitas atribuições que são próprias de sua atividade-fim, como desenvolver projetos pedagógicos, organizar conselhos de classe, administrar pessoal e coordenar reuniões. Gerenciar estratégias e operações relacionadas à tecnologia da informação foge totalmente à proposta de uma organização escolar, e o mais indicado é terceirizar essa área por meio de uma consultoria em TI.
Mas o que isso significa exatamente? Que a consultoria é a alternativa mais sensata para que escolas e faculdades que querem melhorar seu ambiente de TI e, ao mesmo tempo, reduzir custos com infraestrutura, manutenção de equipamentos, contratação de pessoal especializado e pesquisa em inovação.
Em outras palavras, a contratação de uma consultoria em TI ajuda a IE a otimizar recursos, analisar as demandas e apontar os melhores investimentos para cada etapa de seu desenvolvimento como negócio.
Por mais que o tema central seja educação, cada escola ou faculdade possui características específicas, fazendo-se necessária uma avaliação minuciosa e o desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada cenário. De maneira geral, a gestão escolar não precisa mais se preocupar com compras de computadores, impressoras e softwares. Além disso, esse serviço protege a empresa contra vazamentos de dados e ameaças cibernéticas.
Um setor de TI bem estruturado garante mais produtividade, fortalece o trabalho em equipe, otimiza processos, acelera a entrega de serviços, diminui o tempo de resposta a incidentes e ainda facilita a satisfação do cliente.
Além de fazer um diagnóstico completo da instituição de ensino, uma consultoria em TI oferece uma diversidade de serviços, como:
A consultoria em TI oferece vantagens indiscutíveis às instituições de ensino e aflora potenciais competitivos de cada organização. Antes de adotar esse modelo na sua escola, converse com a 4Infra! Nossos consultores estão prontos para esclarecer todas as dúvidas e oferecer o suporte necessário à sua transformação digital.
#instituicoesdeensino #consultoria #4infra