Asterisk, SIPX ou Sistema de Telefonia 3CX. Esses três modelos disponíveis de SIP PBX vêm sendo muito utilizados nas empresas devido aos benefícios que apresentam em relação a outras tecnologias.
O PBX baseado em VoIP permite a realização de conferências, chamadas e dá muitos recursos interessantes ao negócio.
O SIP possui uma importância para as comunicações em tempo real comparado ao impacto que o HTTP tem para a rede e o SMTP para os e-mails. Ele é um catalisador da revolução telefônica IP, e fez com que surgisse uma boa alternativa ao PBX tradicional, com melhoria da mobilidade e da produtividade dos usuários, além da economia nos custos.
Quer saber as 5 vantagens do SIP PBX para sua PME? Confira!
O SIP PBX é baseado em VoIP. Isso significa realizar e receber chamadas pela internet. A rede de uma empresa foi estruturada ainda quando as atividades começaram, então o uso dessa tecnologia não demanda muito investimento em infraestrutura, pois ela já está lá. Esse é o primeiro ponto de economia.
O segundo e mais evidente é próprio da telefonia IP, que é a redução de custos de ligações locais e de longa distância. Por ser conectada à internet, a tecnologia SIP PBX realiza e recebe chamadas com a mesma tarifa, e não existe chamada interurbana ou internacional. Estima-se uma economia entre 40% e 80% com chamadas.
Outro ponto muito relevante para a gestão empresarial são os relatórios. Esses documentos auxiliam os executivos a tomarem as melhores decisões para o negócio, independentemente do setor a que dizem respeito.
Quando falamos do SIP PBX, estamos falando que uma tecnologia que permite a elaboração de listagens com todas as ligações e informações relativas a elas. Ou seja, um relatório das comunicações.
Mas não só isso. Ela também permite a gravação de chamadas sem nenhum dispositivo adicional. O arquivamento é feito facilmente, e os dados podem ser acessados quando for necessário (como nos casos de auditoria, por exemplo).
Com esses relatórios, os gestores têm melhor visão geral do status do sistema utilizado e das chamadas feitas e recebidas.
Um sistema SIP PBX, por ser baseado em internet, dispensa equipamentos e acessórios próprios da telefonia tradicional, como fiação telefônica separada, telefones fixos e outros. Isso confere algumas vantagens à empresa, como:
Dentre as vantagens trazidas pela telefonia IP, está a unificação da comunicação empresarial. O SIP PBX é uma excelente tecnologia que ampliou as alternativas na comunicação, especialmente quanto à chamada “Unified Communications”, focada em multicanais e nas facilidades para o usuário.
Basicamente, ela funciona como uma central telefônica, unificando ramais da organização e eliminando a necessidade de múltiplas linhas.
Os colaboradores e executivos da empresa podem atender a uma chamada de seu ramal pelo próprio celular. No mesmo sentido, podem participar de uma conferência telefônica com o notebook ou ainda responder a um e-mail com mensagem de voz. São funções que não podem feitas na telefonia convencional.
Esses múltiplos serviços convergem na internet. O SIP PBX é uma solução de unificação das comunicações muito interessante que não demanda um telefone em cada departamento. Basta a conexão com a internet para conectar o sistema a diversos dispositivos.
O SIP Trunking, por exemplo, é uma solução do SIP PBX que vem sendo adotada nas empresas. Esse serviço não demanda uma conexão exclusiva com a operadora que o fornece, já que é realizada através da internet. Por ser mais flexível, ele garante a disponibilidade em caso de interrupção do serviço.
Adotar o SIP PBX em sua empresa pode ser muito vantajoso. Se você tem interesse em saber a viabilidade desse serviço no seu negócio, conte com a 4infra para analisar sua infraestrutura e indicar a melhor solução!