Muitas empresas acreditam que a manutenção deve ser aplicada apenas quando o equipamento começa a apresentar algum defeito. Mas isso é um grande erro cometido, principalmente, pelas grandes corporações que, devido a alta quantidade de máquinas, atuam somente de forma corretiva.
A manutenção preventiva é uma necessidade urgente. A prática consiste em realizar consertos, mas evitar que essas intervenções aconteçam. Isso fica fácil de perceber quando colocamos como exemplo um carro. Ir ao mecânico apenas quando o veículo apresenta problemas gera um custo muito mais alto se a revisão fosse feita preventivamente. Ou seja, a cada tantos quilômetros rodados, o automóvel é avaliado e o profissional consegue agir em tempo hábil caso perceba alguma falha.
Os equipamentos corporativos, como computadores, notebooks, impressoras e servidores, por exemplo, têm a mesma necessidade. A manutenção preventiva garante o seu pleno funcionamento, com confiabilidade e segurança.
A manutenção preventiva é uma ação sistemática de controle e monitoramento, com a finalidade de reduzir ou impedir falhas no desempenho dos equipamentos. Isso quer dizer que de tempos em tempos ou de acordo com o manual do fabricante, essas intervenções são realizadas, mesmo que a máquina esteja funcionando perfeitamente bem.
Na realidade, a manutenção preventiva tem a intenção de reduzir a degradação do equipamento, garantindo que ele funcione sem perdas de performance ou desgastes prematuros.
As organizações estão cada dia mais dependentes da tecnologia para realizar suas atividades e fazer suas entregas dentro do prazo. Pense em uma situação em que os computadores apresentam falhas e o servidor está dando sinais de inconsistência. Com certeza seria um grande transtorno, já que a empresa ficaria parada até que um técnico fosse averiguar o que estaria acontecendo.
A mudança de cultura das grandes empresas em relação à manutenção preventiva não impede apenas a interrupção do processo, mas previne danos futuros, otimiza tempo, recursos financeiros, além garantir a sobrevivência do negócio.
Se sua empresa ainda não é adepta dessa prática e só lembra que seu equipamento necessita de cuidados no momento que ele para de funcionar, venha conhecer as vantagens da manutenção preventiva.
As peças dos equipamentos, normalmente, já tem o seu tempo de vida útil. Porém, a falta de conservação pode reduzir a sua durabilidade. Ter um plano de manutenção preventiva elimina a possibilidade de substituí-las antes da hora.
Quando um equipamento começa a apresentar problemas, os gastos com recursos são grandes. Sempre achamos que não é nada e colocamos a máquina para funcionar assim, mesmo, desperdiçando tempo, insumos, energia e até mesmo tempo.
Para evitar a parada total, muitos gestores trabalham com o famoso “apagar incêndio”, sem nenhum tipo de procedimento, qualidade ou ferramenta adequada. O objetivo é não paralisar a produção. No entanto, acaba-se gastando mais, por uma correção paliativa.
Ao adotar a manutenção preventiva é possível reduzir significativamente esse desperdício, não somente de materiais, mas, também de mão de obra, já que as paradas são todas programadas.
Esse planejamento permite que os profissionais saibam exatamente o que fazer, prevendo as tarefas a serem realizadas e os materiais necessários para executá-las, melhorando os custos e evitando desperdícios.
A manutenção preventiva ajuda na identificação de falhas nos equipamentos, mas sendo detectadas antes que elas causem algum tipo de problema. É possível, por exemplo, constatar o desgaste de algum componente que no futuro pode trazer danos à máquina.
Como a descoberta foi feita com antecedência, fica mais fácil de comprar as peças para correção, programar a paralisação (que pode ser realizada no fim de semana) e efetuar o conserto sem causar grandes prejuízos na produção.
Tudo que é feito de maneira preventiva acaba refletindo nos custos. Afinal, a empresa passa a ter equipamentos funcionando por muito mais tempo e, consequentemente, menos recursos e tempo serão desperdiçados.
Se sua empresa deseja ter eficiência operacional e ter vantagem competitiva no mercado, a manutenção preventiva em equipamentos é o caminho para resultados mais consistentes. Essa prática garante maior produtividade, economia e segurança para colaboradores e proteção dos seus ativos.
Quer saber como implantar manutenção preventiva em sua empresa? Entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores estão aptos a fazer uma avaliação personalizada do seu negócio e sugerir a programação necessária para os seus equipamentos.