(031) 3195-0580
4infra

O Outsourcing de TI ajuda a reduzir custos?

O Outsourcing de TI ajuda a reduzir custos?

Acredita-se que a prática do Outsourcing de TI ajuda a reduzir custos no dia a dia da empresa. Quer saber o que é isso e como a redução pode acontecer? Então continue lendo.

O que é o outsourcing de TI? Quais são seus tipos?

O Outsourcing de TI nada mais é que uma prática de terceirização de serviços-chave da área de TI de uma empresa. É muito comum ver serviços como cal center, suporte técnico, manutenção e desenvolvimento de softwares incluídos nessa prática.

Existem 3 denominações de outsourcing: Offshore, Onshore e Nearshore. No Offshore as atividades de TI são desenvolvidas por profissionais de outros países, em outros continentes e fusos horários, sendo muito comum a sua realização em locais como a Índia e China, por exemplo.

Por outro lado, a prática de Nearshore Outsourcing é a terceirização dos serviços para países próximos, com línguas, fusos horários e características semelhantes. Muito comum de acontecer, por exemplo, com países vizinhos.

Em último lugar, o tipo de outsourcing de TI Onshore é aquele em que a terceirização acontece com uma empresa sediada localmente, dentro do mesmo país, estado ou cidade que a outra em questão.

Por que as empresas optam por realizar o outsourcing de ti

Essa prática pode trazer uma série de benefícios para um negócio. Em primeiro lugar a responsabilidade com o setor passa para a empresa terceirizada, permitindo que o foco da instituição seja revertido para outras áreas relevantes.

Outro benefício muito importante é a qualidade e eficiência do serviço. Uma empresa de TI já possui experiência no setor, conhecendo pontos relevantes e problemas frequentes, por exemplo, identificando e resolvendo questões rapidamente. Dessa forma é possível também ter soluções e dispositivos próprios para o negócio em questão, o que inclusive contribui para a produtividade.

Em relação aos dispositivos e softwares utilizados, a assistência e manutenção dos mesmos é de responsabilidade da empresa escolhida. Dentro do “plano” de serviços estão incluídos o suporte (preferencialmente 24 horas) e as atualizações mais recentes, mantendo a qualidade e até mesmo contribuindo para a competitividade no negócio.

O outsourcing de TI ainda pode trazer diversos outros benefícios dependendo da área de atuação, do tamanho e características da empresa e dos serviços contratados. Porém em geral, a redução de recursos está sempre presente.

Essa prática realmente ajuda a reduzir os custos na área?

Muitas empresas que estão considerando aderir a essa forma de atuação se deparam com a questão financeira. A prática do Outsourcing de TI promete contribuir para a redução dos custos, mas será que isso realmente acontece no dia a dia?

Contratar uma empresa de TI para terceirizar os serviços necessários para o seu negócio pode ser considerado um investimento relativamente alto, dependendo do caso, porém a longo prazo pode contribuir para o seu crescimento e principalmente para a redução de custos.

A primeira economia está no fato de que, dessa forma, não é preciso manter um time interno de TI e ter os gastos com folha de pagamento, benefícios, treinamentos, infraestrutura, impostos, contratação de especialistas em diferentes áreas, entre outros.

Outro ponto está relacionado ao uso dos dispositivos, softwares e soluções de segurança, garantindo sempre as melhores e mais atuais soluções e sem precisar manter um extenso servidor interno e reduzindo também os riscos e a necessidade de investimentos extras.

Em algumas formas de outsourcing de TI também é possível contratar apenas serviços que realmente forem necessários e utilizados, economizando ainda nesse sentido.

Além disso, com essa prática é possível ter um ganho considerado de produtividade em todo o seu negócio.


Quer saber mais sobre os benefícios e como realizar o Outsourcing de TI? Então solicite já uma consultoria especializada com a 4 infra!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down