AWS Lambda é um programa que trabalha serviços e aplicações em um modelo chamado serveless, ou seja, sem servidores. Ele executa códigos em resposta a eventos de alta disponibilidade, gerenciando automaticamente os recursos computacionais por meio dessa codificação.
Com o Lambda é possível gerenciar códigos para praticamente qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend. Para tanto, tudo o que você precisa fazer é fornecer o código em uma das linguagens compatíveis, como Java Python, Node.JS, Net Core e Go.
Mas, atenção: o AWS Lambda somente executa suas funções quando necessário, escalando automaticamente, desde algumas solicitações por dia até milhares por segundo. O melhor? Você paga apenas pelo tempo de computação consumido, sem cobranças quando o código não estiver em execução.
O AWS Lambda é o programa ideal para muitos cenários de aplicações, sendo adequado para workloads mais curtos e orientados a eventos, pois as suas funções são executadas por até 15 minutos por invocação.
Quando se usa o AWS, você é o responsável pelo seu código e realiza atividades operacionais e administrativas no seu nome, incluindo gerenciamento de capacidade, monitoramento e registro de suas funções no Lambda.
Nesse sentido, é possível construir aplicações baseadas em pequenas funções e iniciadas a partir de eventos, já que o código implementa somente o que é necessário para ser executado.
No entanto, existem situações em que não é propício utilizar o AWS Lambda. Uma delas é rodar uma aplicação web tradicional. Na verdade, até dá para fazer isso, mas você vai estar subutilizando o potencial do programa ao publicar uma aplicação completa dentro de uma única função e desempenhar trechos de código que podem ser redundantes.
Outro aspecto também inviável dessa possibilidade está relacionado aos processos de longa duração. Isso porque o tempo limite de realização de uma tarefa é de 15 minutos. Um exemplo é o processamento de um grande volume de dados de uma só vez. Nesse caso, é recomendado quebrar o processo em partes, executando apenas uma unidade por função.
O AWS Lambda possui inúmeros recursos que ajudam a TI a desenvolver aplicações escaláveis, seguras e facilmente extensíveis. É um programa que representa o futuro da interação entre desenvolvedor e infraestrutura, já que permite que os profissionais usem a plataforma sem se preocupar com mais nada.
Para isso, o AWS apresenta os recursos disponíveis abaixo:
Esse recurso oferece controle detalhado sobre a escalabilidade e a capacidade de resposta das aplicações de produção.
O AWS Lambda observa os triggers e as entradas de log específicas, chamando uma notificação do SNS quando isso acontece. Essas notificações podem ser facilmente enviadas ao Slack, ao Jabber ou a sistemas de suporte, como o Zendesk, por chamadas nos endpoints da API no Lambda.
Fornece controles de confiança e integridade que permitem verificar se apenas o código inalterado publicado pelos desenvolvedores aprovado foi implantado em suas funções do Lambda.
Um proxy de banco de dados gerencia um grupo de conexões e retransmite consultas provenientes de uma função, permitindo que o programa atinja altos níveis de simultaneidade.
Caso o usuário configure o AWS Lambda para receber notificações do S3, ele poderá executar qualquer processamento de objetos armazenados. Isso o permite, por exemplo, usá-lo para a geração de miniaturas de imagens sem a necessidade de se preocupar com recursos, já que o Lambda faz o escalonamento sempre que preciso.
Entender as funcionalidades e a necessidade de investimento do AWS Lambda pode ser complexo para quem não é da área. Por isso, deixa a avaliação com a 4Infra. Somos uma consultoria em TI que auxilia pequenas e médias empresas a crescerem em seus negócios.
Assim sendo, não tome qualquer decisão tecnológica sem falar com a gente. Entre em contato com nossos consultores!