(031) 3195-0580
4infra

Como a redundância é usada para Internet de alta disponibilidade

Como a redundância é usada para Internet de alta disponibilidade

O prejuízo que uma empresa sofre por eventos que comprometem seus sistemas pode ser enorme caso ela não tenha se preparado para essas ocasiões. Planos e estratégias de redundância são, por isso, fundamentais para manter continuidade e estabilidade dos processos e das aplicações dos negócios. E isso se aplica também à internet de alta disponibilidade. Imagina ficar sem wi-fi em um dia de trabalho?

Se você quer saber como a redundância é usada para internet de alta disponibilidade, confira nosso post!

O que é redundância?

Qualquer negócio atualmente depende de tecnologia na execução de suas tarefas. Empresas de qualquer porte, ainda que estejam sólidas no mercado, estão sujeitas a falhas e imprevistos que causam interrupções em suas atividades. Essas falhas ocorrem principalmente por três motivos: falha de Hardware (falha física), de software (falha lógica) ou falha humana.

Para minimizar a probabilidade dessas falhas ocorrerem, existe a redundância. Um plano de redundância faz com que uma empresa sofra o menor impacto possível, podendo se restabelecer automaticamente e continuar suas atividades em casos de eventos disruptivos que comprometem os recursos de informação e os deixam fora do ar (parcial ou totalmente). Esse plano, portanto, evita danos financeiros e falhas tecnológicas.

Em outras palavras, redundância é uma estratégia de prevenção, assim como o backup, para garantir a disponibilidade e a estabilidade de um sistema. Dessa forma, mesmo em caso de falhas, a empresa consegue continuar suas atividades.

Uma forma de redundância muito utilizada é a contingência, que é uma redundância externa ao ambiente de tecnologia principal. As empresas se preocupam com a contingência para proteger ainda mais a continuidade de suas operações.

O que é internet de alta disponibilidade?

Alta disponibilidade é a característica de um sistema que mantém suas funções continuamente por longo período e sem interrupções. A internet de alta disponibilidade é, portanto, aquela disponível por 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo que alguns fatores a influenciem direta ou indiretamente.

Ela é fundamental para a produtividade das empresas e para a continuidade dos negócios, já que as organizações utilizam diariamente aplicações web para suas tarefas.

Para manter uma internet de alta disponibilidade, é fundamental que exista redundância. A estrutura empresarial deve possuir, por exemplo, ao menos dois links de internet para não correr o risco de a conexão ficar indisponível. Considerando que os provedores brasileiros não oferecem 100% de estabilidade de Internet, a redundância é fundamental.

Como a redundância contribui para o pleno funcionamento da internet de alta disponibilidade?

A indisponibilidade de conexão à internet significa prejuízo certo às empresas, uma vez que a grande maioria dos colaboradores ficam com o trabalho totalmente comprometido em caso de interrupção na conexão. Por isso, é preciso ter planos de redundância para implementar estruturas que mantém a internet de alta disponibilidade.

A redundância contribui para seu pleno funcionamento, porque fornece acesso ininterrupto à rede, mantendo a disponibilidade das aplicações e o acesso aos dados. A primeira medida para garantir um nível mínimo de disponibilidade, como dito anteriormente, é contratar ao menos dois links de internet que pertencem a troncos de origem distintos. Somente assim há garantia de efetiva de redundância do recurso.

Além disso, é preciso pensar além dos circuitos de internet. A empresa ainda pode contratar:

  • Solução para contingenciamento automático dos links (evita a gestão manual do recurso e potencializa o uso dos circuitos contratados);
  • Solução de balanceamento e redundância, em associação com outros módulos de segurança (incluindo firewall e filtro web);
  • Módulo de redundância automática de links (realiza a gestão automática conforme a disponibilidade dos circuitos contratados, mantendo acesso ininterrupto).

 

A redundância é fundamental para que a empresa tenha internet de alta disponibilidade e, consequentemente, se mantenha funcionamento sem interrupções. Na hora de contratar o serviço, é importante contar com uma análise de impactos prévia para entender as ameaças e os riscos que podem deixar seu negócio indisponível.

Por isso, é preciso contar com o auxílio de uma consultoria especializada de TI para encontrar as melhores soluções de redundância para manter a internet de alta disponibilidade. Somente com ajuda técnica é possível contratar conforme a demanda real da empresa.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down