O que você precisa saber para ser um gestor de TI

O que você precisa saber para ser um gestor de TI

Quem pensa que a TI apenas desenvolve programas e oferece manutenção em computadores está bem enganado. A área oferta inúmeras possibilidades de carreira, sendo uma delas a de gestor de TI. Essa é uma das funções mais almejadas pelos profissionais.

É claro que todos os cargos são importantes e trabalham em prol da eficiência do setor e de um melhor atendimento ao público. Mas, cá entre nós, quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Se você gosta de TI, esse é o momento para começar a gerenciar processos de dados e informações da organização.

O que faz um gestor de TI

Se você já trabalhou duro e tem um amplo conhecimento em tecnologia da informação, talvez seja hora de avançar profissionalmente e compartilhar com empresa e equipe sua valiosa experiência. Além, é claro, de poder desenvolver pessoas, elevar o nível tecnológico da companhia e ter ganhos financeiros bem mais significativos, ser um gestor de TI traz responsabilidades ímpares à sua performance.

Para chegar nesse nível hierárquico é preciso não somente vivência na área, mas uma vida acadêmica variada, com especializações e cursos na área de marketing, administração e desenvolvimento de softwares, por exemplo. Também é preciso estar antenado em todas as mudanças de cenários, não só na tecnologia, mas no ambiente corporativo como um todo.

Um profissional de TI, para se destacar no mercado, deve desenvolver determinadas habilidades para chegar ao cargo de gestor. Algumas delas você já pode até ter, mas é preciso aprimorá-las ao máximo. Já outras podem - e devem - ser desenvolvidas através de cursos, treinamentos, workshops e certificações.

Veja!

Entender tendências

As mudanças tecnológicas acontecem a passos largos. Todos os dias surge uma novidade em TI que leva as empresas a repensar suas estratégias.

O ideal é que as inovações não te peguem de surpresa. Um gestor de TI tem tempo para se preparar, ler sobre a tendência, trocar informações com outros profissionais  e alocar recursos para que a empresa possa receber e se adaptar à nova ferramenta.

Por exemplo: quando o backup em nuvem começou a despontar no mercado tecnológico, as empresas não foram automaticamente migrando para essa solução.  Contudo, era papel do gestor de TI estudar e acompanhar a sua evolução ao mesmo tempo que fazia os testes em algumas áreas-piloto.

Capacidade para enxergar problemas

Quem ocupa cargo de gestão precisa ter atitude proativa, ou seja, enxergar o problema antes que ele aconteça. Para isso, o profissional precisa:

 

  • Dominar os processos da área de TI no intuito de entender as prioridades;

  • Classificar tarefas urgentes e distingui-las das que podem ser postergadas;

  • e desenvolver fluxos de atividades de cada membro da equipe.

A partir do momento em que você conecta todas essas informações é possível não somente detectar contratempos como, também, encontrar soluções mais adequadas para cada dificuldade.

Comunicação eficaz

Um bom gestor consegue conversar com os públicos mais diversos, tratando de todos os tipos de assunto, desde o tecnológico até questões ligadas à qualidade, auditoria, RH, entre outros.

Além disso, é preciso ter uma linguagem simples, que pode ser compreendida por todos os interlocutores, com o objetivo de manter a fluidez do trabalho, a produtividade e o engajamento da equipe.

Gerenciamento de projeto

Com tantas mudanças acontecendo dentro do universo tecnológico, é normal que as estratégias corporativas passem por transformações de forma a atender as tendências.

Para isso, o gestor deve mapear os pontos críticos, desenvolver e gerir os projetos. Isso é, não basta apenas apontar as necessidades, implantar o novo software e deixar o barco rolar: é preciso acompanhar cada etapa do processo, verificar os riscos, os erros e adequá-lo de forma a trazer resultado para o negócio.

 

Como vimos, um gestor de TI precisa se manter informado o tempo todo, participar constantemente de treinamentos e desenvolver formas de modernizar a empresa utilizando orçamentos muitas vezes apertados.

Manter um profissional desse porte em pequenos e médios negócios, porém, pode ser inviável, ainda que necessário. Afinal, o custo relacionado a salário, treinamentos e atualização do colaborador pode estourar o orçamento sem a certeza de que o resultado esperado será alcançado.

Se você precisa de um gestor de TI para gerenciar projetos e toda a operação do seu negócio, conte com a 4Infra. Somos uma empresa de consultoria que oferece assistência de prevenção e riscos, controle de todo o ambiente e plano personalizado de infraestrutura e muito mais.

Entre em contato com a gente e solicite um orçamento!

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
7 de fevereiro de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Suporte a Sharepoint
8 de novembro de 2024
Suporte a Mikrotik
8 de novembro de 2024
Manutenção em Microsoft 365
7 de novembro de 2024
Manutenção em PfSense
7 de novembro de 2024
1 2 3 190
chevron-down