(031) 3195-0580
4infra

Como escolher o cabeamento de rede?

Como escolher o cabeamento de rede?

A escolha do cabeamento de rede é fundamental para o desempenho e redução de custo do seu projeto de infraestrutura de TI. O recurso transmite sinais elétricos em grande  distâncias, tendo como base as normas técnicas, como a ABNT, e a qualidade do material utilizado. 

Vale lembrar que o cabeamento de rede é a parte da estrutura de TI responsável por todas as conexões dentro de uma empresa, tais como máquinas, servidores,  sistemas de segurança, equipamentos de acessos e demais dispositivos operacionais. 

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de tomar a decisão.

A conectividade traz benefícios e oportunidades para todas as organizações, é verdade. Contudo,  para que seu projeto de rede funcione corretamente,  é necessário utilizar o cabeamento correto para o seu tipo de negócio. 

Principais categorias de cabeamento de rede

Hoje, o mercado dispõe de uma variedade de fios e cabos para estruturar sua rede corporativa. Os tipos mais usados são aqueles que conectam computadores, impressoras e outros equipamentos à internet, sendo, normalmente, de cor azul e com conectores nas extremidades.

Tecnicamente, são chamados de CAT (categoria) e podem ser classificados da seguinte forma:

CAT5

Indicada para instalações em que a velocidade de transmissão não seja prioridade. É formado por quatro pares de cabos de cobre trançados e com revestimento de plástico, possuindo uma largura de banda de até 10Mb/s. Por ser mais suscetível a interferências, seu desempenho acaba ficando prejudicado.

CAT5e 

Trata-se do CAT5 melhorado, pois conta com maior velocidade e proteção à interferência externa. Também possui quatro pares de cabos trançados e alcança uma largura de banda de 1 Gb/s. 

É indicada para transferência de dados e uso da internet, estão presentes em pequenas e médias empresas.

CAT6 

Possui uma velocidade superior que as demais categorias, operando em uma frequência de 250 MHz e pode alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s a 100 metros ou 10 Gb/s a uma distância de até 55 metros. Conta com os mesmos quatro pares de cabos de cobre trançados, porém com uma torção mais forte, permitindo diminuir a suscetibilidade de interferências. 

Essa categoria é indicada para instalações que necessitam de grande velocidade  de transmissão, mas não querem arcar com a instalação da fibra óptica.

CAT7 

Essa categoria de cabo possui maior rigidez e grossura superior aos demais tipos, permitindo um alto desempenho de transferências. Conta com 10 Gb/s ao longo de 100 metros e tem capacidade para gamas de frequência até 600 MHz.  Porém, é mais cara que os padrões anteriores.

Dicas para escolher o cabeamento de rede para indústrias

As indústrias necessitam de um projeto diferenciado de cabeamento estruturado. Isso porque os cabos dessas redes desempenham um papel essencial na circulação de informações entre o centro de comando e as máquinas.

Ou seja, além do modelo padrão utilizado por todas as empresas, a indústria deve priorizar o funcionamento de equipamentos inteligentes que se comunicam por meio  de cabos de rede blindados. Esses modelos são ideais para que o cabeamento não sofra interferências eletromagnéticas, evitando falhas ou interrupção do sinal. 

Confira:

UTP (Unshielded Twisted Pair)

São cabos sem blindagem, sendo o tipo mais comum no mercado,  recomendados para uso doméstico ou em pequenas empresas.

FTP (Foil Twisted Pair)

Os fios  são envolvidos em fina folha de aço ou liga de alumínio, o que garante  blindagem contra interferências.

STP (Shielded Twisted Pair) 

Blindagem individual para cada par de fios que reduz a chance de diafonia, que é a interferência que um canal provoca em outro.

Principais fornecedores de cabeamento de rede

Para escolher o cabeamento de rede adequado e de qualidade para montagem de redes de computadores e telefonia é importante buscar fabricantes que tenham referência no mercado. A 4Infra indica duas empresas que investem  em inovação para os projetos de cabeamento estruturado e elétrico:

Cabo de rede Furukawa

A primeira é a Furukawa, grupo que teve início há mais de 130 anos no Japão. Presente no Brasil desde 1974, a empresa produz cabos e componentes de rede, agrupados em soluções que inovam a forma de atender as demandas de largura de banda de redes de comunicação em indústrias, empresas e residências.

O fabricante possui um extenso catálogo de produtos que oferece soluções  para infraestrutura de redes ópticas e de rádios digitais, projetos de conectividade em redes corporativas e cabeamento estruturado.

A segunda empresa que indicamos é a Nexans. Com mais de 120 anos de história - e no Brasil desde 2000 -, ela é pioneira do setor da eletrificação. Ou seja, oferece soluções para projetos elétricos, fabricando cabos para a geração, transmissão, distribuição e a utilização da energia.

A Nexans fabrica recursos como cabos solares, cabos de energia eólica, sistemas de cobre LAN, cabos de alumínio cobertos para baixa, média e alta tensão, cabos de cobre isolados para baixa tensão e cabos de inversor de frequência.

Não sabe ainda como escolher o cabeamento de rede?

Se você necessita organizar seu escritório ou sua empresa, comece pelo começo. 

O primeiro passo é realizar o projeto  com todas as especificações necessárias. Em seguida, compre todo o material indicado no planejamento e realize a montagem e execução do serviço.

A 4Infra é uma empresa de consultoria em TI que pode te ajudar nessa tarefa. Possuímos uma equipe de profissionais capacitados que vão adaptar o seu projeto às soluções tecnológicas mais avançadas do mercado. Venha fazer um orçamento com a gente!



8 de junho de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é patch panel?
15 de julho de 2022
4 itens indispensáveis em um projeto de redes de telefonia
13 de julho de 2022
O que são e como implementar redes de telefonia?
11 de julho de 2022
Vantagens de usar o Zoho Mail
8 de julho de 2022
1 2 3 141

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down