(031) 3195-0580
4infra

Cabeamento Estruturado: o que é e como fazer

Cabeamento Estruturado: o que é e como fazer

Instalações para infraestrutura de rede costumam ser um problema nas empresas. São fios soltos atrás da mesa e cabos que se espalham pelo chão do escritório, aparentando total falta de organização. 

Além de tornar o  ambiente inseguro para os funcionários, com risco de quedas e outros acidentes, essa desorganização impacta na imagem do negócio. Afinal, o cenário bagunçado pode demonstrar baixa confiabilidade… 

O cabeamento estruturado tem como objetivo padronizar a organização de cabos de uma rede, considerando as normas de segurança, melhores práticas e maior aproveitamento dos recursos dos equipamentos.

Trata-se de um sistema utilizado em prédios e escritórios que interliga fios, conectores e dispositivos em uma rede de telecomunicações, sendo uma estrutura importante para que a conexão com internet e telefone esteja facilitada em um ambiente corporativo.

A técnica do cabeamento estruturado é mais comum em empresas que utilizam data center. Porém, pode ser aplicada em qualquer situação que demande diferentes caminhos para a mesma estrutura de cabos.

Benefícios do cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado é uma solução eficiente, que ajuda a minimizar custos por meio da prevenção de acidentes e menor número de manutenções. Ele proporciona mais segurança de rede no ambiente empresarial. Isso porque o sistema de instalação é todo desenhado de maneira a permitir alterações e movimentações em todo o sistema de computadores.

Um cabeamento estruturado pode trazer inúmeros benefícios que justifiquem o investimento para a organização. Os principais são: 

  • Evitar falhas de rede por meio de mau contato, danos em cabos e fiação e  oxidação de conectores;
  • Gestão rápida e eficiente, já que não depende de uma equipe em tempo integral para cuidar dessa estrutura;
  • Retorno de investimento (ROI), unindo diferentes serviços em um mesmo sistema, como dados, vídeos e voz;
  • Suportar futuras aplicações e o aumento do tráfego de dados;
  • Atualizar e fazer adições de rede ser feitas sem a necessidade de interrupções no sistema;
  • Organização;
  • Maior disponibilidade da rede;
  • Maior durabilidade de toda a instalação.

Passo a passo para um cabeamento estruturado eficiente

O cabeamento, para ser eficiente, deve seguir um projeto muito bem elaborado, de modo que atenda medidas técnicas específicas. O objetivo é evitar problemas e gastos fora do orçamento ou que afetem a produtividade do negócio. 

Para isso, antes de colocar a mão na massa, você deve:

Identificar o tipo de cabeamento

As empresas, do ponto de vista tecnológico, possuem necessidades diferentes, as quais devem ser consideradas ao iniciar o projeto de cabeamento estruturado. É preciso levar em conta o tamanho da organização e o tipo de uso da infraestrutura pretendida: se é comercial, industrial, educação, entre outros.

Existem vários tipos de cabeamento possíveis, como coaxial, fibra óptica, cabo de par trançado, USB e cross over. Muitas vezes é necessário combinar diferentes cabeamentos para suprir todas as demandas.

Antes de optar por um modelo, é essencial que a equipe de TI identifique as funções de cada cabo e qual é o mais adequado para a proposta do ambiente de trabalho em questão.

Conhecer as normas técnicas

O cabeamento estruturado não é aplicado conforme entendimento de cada técnico, mas de acordo com as normas estabelecidas por instituições como TIA (Associação da Indústria de Telecomunicações), EIA (Aliança das Indústrias de Eletrônica), norma brasileira NBR 16415 e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Desde que o cabeamento estruturado se tornou fundamental nas organizações, foi necessário criar normas para padronizar os procedimentos, garantindo a interoperabilidade entre os diversos fabricantes do segmento.

Escolher o local da infraestrutura física

Esse é um tipo de projeto em que a previsão de espaços para quadros e racks é essencial. A escolha deve ser feita com base em segurança, quantidade de cabos, tamanho do prédio e localização física dentro do imóvel. 

Essa avaliação deve ser feita com muito critério, considerando não somente os requisitos atuais, mas uma possível expansão no futuro.

Contratar uma empresa especializada

Realizar o projeto e a execução do cabeamento estruturado é uma tarefa que exige tempo e conhecimento.A contratação de uma empresa especializada como a 4Infra garante um bom desempenho da rede, permite a estrutura documentada e evita problemas que afetam o seu negócio, como congestionamento de tráfego, mau contato dos cabos e baixo desempenho da conexão.

Quer fazer o projeto de cabeamento estruturado da sua empresa? Entre em contato com quem entende do assunto. 

A 4Infra tem uma equipe formada por especialistas que vão adequar a necessidade do seu negócio às soluções mais avançadas em tecnologia, levando em conta o seu orçamento.

Entre em contato com a gente!



29 de junho de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é patch panel?
15 de julho de 2022
4 itens indispensáveis em um projeto de redes de telefonia
13 de julho de 2022
O que são e como implementar redes de telefonia?
11 de julho de 2022
Vantagens de usar o Zoho Mail
8 de julho de 2022
1 2 3 141

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down