(031) 3195-0580
4infra

Como escolher um Rack de rede?

Como escolher um Rack de rede?

Você já ouviu falar em rack de rede? Trata-se de uma estrutura em formato de gabinete que armazena e organiza os mais diversos componentes de instalação da rede, como cabos, switches, servidores e sistemas de armazenamento, entre outros hardwares.

Esse equipamento tem grande importância para as empresas, pois atua no transporte de informações compartilhadas e armazenamento de dados. Além disso, fornece acesso aos recursos para todos os usuários da organização.

A importância do rack de rede para o seu negócio

Uma empresa desorganizada, com cabeamentos expostos e demais equipamentos de infraestrutura de rede espalhados pelo escritório, transmite uma mensagem negativa do seu negócio. Afinal, o cenário demonstra a falta de cuidado com o ambiente de trabalho.

Quando se pensa em instalações elétricas, cabeamento estruturado, projeto de redes de telefonia e redes de fibra óptica, entre outras, um dos pontos de atenção é a escolha do rack de rede.  

Isso porque ele organiza os fios e tira os servidores dos locais inapropriados, impede que os colaboradores tropecem nos cabos, causando acidentes, e evita que os switches sejam danificados. 

Embora  as aplicações sejam digitais, a infraestrutura física precisa ser montada para garantir o pleno funcionamento das operações. Tudo começa pela escolha do rack de rede. A definição da altura e profundidade do equipamento vai depender da função e quantidade de acessórios a serem instalados. Dessa forma, antes de comprar a estrutura, certifique-se exatamente do que vai ser instalado.

O que levar em conta na hora de escolher um rack

Por mais que os racks sejam gabinetes para  acomodar componentes de TI, eles não são iguais. Entender as suas características é essencial para o bom funcionamento do negócio, garantindo agilidade no serviço de suporte e a manutenção das operações. 

Para isso você deve levar em consideração os seguintes modelos de racks:

Rack para servidor

O rack de rede para servidor é um gabinete de piso fechado que pode possuir bandejas e outros acessórios, mas é através de seus trilhos ou planos de fixação que recebe dispositivos eletrônicos de redes, de armazenamentos ou de telecomunicações. 

Eles são mais utilizados para projetos robustos, como provedores de data center, por serem mais eficientes para armazenar e organizar equipamentos de TI, otimizar a utilização de dispositivos e economizar espaço do ambiente corporativo.

Rack para CFTV

É um tipo de rack que já vem montado e pronto para uso. Trata-se de uma estrutura metálica que armazena e protege os dispositivos e circuitos fundamentais para a operação de monitoramento. 

Assim, o rack para CFTV tem a função de organizar e aumentar a vida útil dos fios, cabos e conectores, evitando a exposição desnecessária da fiação e demais acessórios de TI.

Rack para cabeamento

Racks para cabeamento estruturado são indicados para acomodação e organização do cabeamento estruturado, equipamentos de telefonia, telecomunicações, como roteadores de internet, fibra óptica, modems e outros acessórios de informática.

Além do modelo,  é preciso levar em consideração outras características na hora de escolher um rack de rede, como:

Tamanho

O tamanho do rack indica o número de compartimentos ou unidades, que podem variar de 3U a 44U. Dessa forma, quanto mais equipamentos para organizar e proteger, maior será o número de unidades.

Por isso a necessidade  de tirar todas as medidas necessárias para que caiba todos os equipamentos do servidor no rack, como dispositivos, nobreak, gravadores, switches, cabos e outros.

Material

Um bom rack deve ser resistente para proteger os equipamentos e não se deteriorar com o tempo. Os mais indicados são feitos de aço, com pintura eletrostática, acabamento anticorrosivo e portas de acrílico com chaves.

Ventilação

O rack deve ter a sua saída de ventilação adequada e verificada no ato da compra. Isso pode até parecer um detalhe, mas evita o superaquecimento quando há muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo.

Escolher o rack ideal para o seu tipo de negócio não é uma tarefa simples. Por isso é sempre bom contar com uma consultoria de TI, como a 4Infra. Nosso foco são empresas de pequeno e médio portes que muitas vezes não contam com um departamento de TI exclusivo. Com base em diagnóstico, recomendamos uma solução na medida da sua organização.

Entre em contato com a gente e vamos conversar!

 


1 de junho de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é patch panel?
15 de julho de 2022
4 itens indispensáveis em um projeto de redes de telefonia
13 de julho de 2022
O que são e como implementar redes de telefonia?
11 de julho de 2022
Vantagens de usar o Zoho Mail
8 de julho de 2022
1 2 3 141

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down