Monitoramento de TI e seus desafios

Monitoramento de TI e seus desafios

É melhor prevenir do que remediar, certo? O seu setor de TI pode estar trabalhando como um controle de danos para sua empresa, mas também pode ser um aliado estratégico do seu negócio. Por isso, o monitoramento de TI é tão importante: ele trabalha para detectar problemas futuros e perceber padrões de falha. 

Em outras palavras, o monitoramento de TI permite a correção antecipada de problemas e otimização de processos.

Na era digital, em que é importante estar sempre um passo à frente, o monitorar de TI permite a construção de um ambiente mais controlável e eficiente. O monitoramento manual demanda tempo, mão de obra e não garante confiabilidade de resultados. Tudo isso se opõem ao monitoramento aplicado através de ferramentas (Zabbix) que otimizam processos e detectam problemas futuros.

Entenda quais os desafios do monitoramento de TI para os próximos anos e porque desenvolver uma estratégia com essa finalidade é vital para o seu negócio:

3 desafios do monitoramento de TI

O primeiro desafio é ter uma infraestrutura de TI alinhada a estratégia do negócio. Vale refletir: seu setor de TI está trabalhando em prol dos objetivos da sua empresa? 

O monitoramento da infraestrutura auxilia os profissionais de TI e os gestores da empresa a identificar  os índices de eficiência da estratégia. O monitoramento constrói indicadores mais assertivos para otimização de processos e redução de downtime, além de evitar imprevistos comuns em um ambiente sem monitoramento. Os exemplos mais comuns desses imprevistos são: 

  • queda de rede e internet; 
  • lentidão de servidores; 
  • ineficiência de processos;
  • e falhas de sistema. 

Ter pessoas capacitadas na equipe também é, cada vez mais, um desafio. Afinal,  o monitoramento de TI vai além de garantir uma infraestrutura em bom funcionamento: ele também exige pessoas capacitadas na leitura dos dados.  

Empresas de pequeno porte costumam ter apenas um profissional de TI cuidando de todo o setor. O que nem todas as organizações sabem é que, por sua complexidade, o monitoramento de TI exige suporte constante - e ele pode ser terceirizado

É importante ressaltar que, uma vez que a empresa tenha estrutura interna de TI, todos os colaboradores da empresa devem estar treinados para identificar e reportar falhas simples de sistema. 

Por fim, temos o desafio das ferramentas. Qual utilizar? ? Um dos principais obstáculos para monitorar o ambiente de TI é definir a ferramenta apropriada para o seu negócio.

Como existem diversas ferramentas para monitorar a infraestrtura de TI, é importante ter em mente seus objetivos para escolher aquela que melhor atende sua empresa. O principal ativo do monitoramento de TI é a rapidez na identificação e resolução de falhas e, portanto, é essencial que todas as estratégias estejam alinhadas, inclusive as ferramentas que vão permitir o controle das informações e dos dados. 

Vencendo os desafios do monitoramento de TI

Se os seus colaboradores e usuários percebem os problemas relacionados ao armazenamento de informações antes do seu setor de TI, ou de gestão, é sinal de que seu monitoramento não está funcionando como deveria. 

O monitoramento de TI pode ser o "salvador da pátria", seja na prevenção de riscos e confiabilidade, seja na previsibilidade de investimentos do setor. Além disso, a iniciativa auxilia em diversas áreas, onde, além de garantir o bom funcionamento da infraestrutura geral da organização, ela otimiza inúmeros processos e prevê riscos futuros. 

A boa notícia é que desafios existem para serem vencidos. E, para vencer os desafios, é preciso encontrar a melhor solução para o seu negócio. Um diagnóstico da sua situação permite a eficiência do monitoramento de TI dentro da sua empresa - e, se você não sabe por onde começar, comece por aqui.


A 4infra é especializada em monitorar redes e servidores e está preparada para te auxiliar com um plano de ação alinhado ao seu negócio. Solicite seu orçamento através do e-mail ou fale diretamente com um de nossos especialistas através do telefone (31) 3195-0580.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
10 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down