(031) 3195-0580
4infra

Melhores práticas para otimizar compras na infraestrutura de TI

Melhores práticas para otimizar compras na infraestrutura de TI

Conforme o andamento e desempenho de uma empresa, torna-se necessário aprimorar certos aspectos. É dessa forma que as compras na infraestrutura de TI, feitas de maneira otimizada, mostram-se grandes colaboradoras para o crescimento e evolução dos seus negócios. 

Para fazer isso de modo conveniente e obter sucesso, é preciso planejar apropriadamente cada ação. Afinal, é fundamental entender quais são as suas necessidades no momento para, assim, identificar recursos ou serviços necessários a seu contexto. 

Pensando nisso, listamos aqui algumas aplicações para você colocar em prática e otimizar as compras na infraestrutura de TI da sua empresa. Veja a seguir!

Diagnóstico e análise de necessidades

Em primeiro lugar, é necessário avaliar as necessidades para que, posteriormente, você possa realizar a compra de maneira adequada. Essa etapa orienta as decisões e ajuda a identificar outros pontos da infraestrutura que ainda são passíveis de melhorias.

Nesse estágio, então, é preciso envolver os funcionários da empresa que atuam com os aparatos tecnológicos. Desse modo, conseguem indicar sua relação com as tecnologias atuais e apontar, com precisão, quais são as falhas e o que precisa ser renovado e melhorado no seu negócio.

Outra prática eficiente para essa análise é sempre monitorar sua infraestrutura de TI. Isso pode ser feito por meio de softwares específicos para essa funcionalidade. Com o monitoramento é viável entender quais são as necessidades de melhoria e, por isso, otimizar suas compras. 

Além disso, monitorando e analisando o andamento da infraestrutura, a organização consegue avaliar a produtividade e garantir um planejamento preventivo, evitando erros e imprevistos, projetando compras estratégicas que reduzam custos e aprimorem benefícios. 

Estabeleça critérios para otimizar suas compras

No momento de realizar suas compras na infraestrutura de TI, estabeleça critérios de acordo com as necessidades de aquisição dos itens pela empresa. Pode-se pensar no preço, por exemplo, quando as marcas apresentam funcionalidades equivalentes e, assim, não há tantas diferenças de qualidade. Também pode-se analisar o pagamento e as condições de entrega, levando em consideração fretes e prazos. 

Além disso, pode-se adotar como critério a marca ou o fabricante do produto. Dessa forma, considera-se as qualidades de determinadas marcas e fabricantes. No contexto de necessidade do momento, também é avaliado se algum produto é compatível com os que já existem na empresa.  

Por fim, outro critério para ser adotado é avaliar o suporte técnico prestado. Isso porque é essencial que o produto tenha determinada solução técnica para atender as exigências e necessidades da empresa. 

Para mais, o suporte no pós-venda é fundamental na fase de aprendizado para utilização do produto. Assim, é importante levar em consideração se a compra inclui o suporte. E se deve investigar como funciona o atendimento e se são serviços inclusos no preço de sua aquisição.

Consultoria especializada

Para otimizar o processo de compras na infraestrutura de TI e obter, com assertividade, bons produtos, é fundamental analisar bem os critérios apresentados anteriormente. Tudo isso pode ser feito de forma prática e ágil a partir da consultoria especializada em TI. 

Há diversas razões para adquirir esse serviço, incluindo a avaliação do cenário geral por profissionais qualificados. Além disso, os processos de compra serão otimizados e, consequentemente, ganha-se tempo devido à rapidez ao contratar o serviço. 

Com a 4Infra é possível obter um plano personalizado de infraestrutura de TI, além de assistência, prevenção de riscos e gerenciamento do seu ambiente de forma rápida e prática. 

Fale com um de nossos profissionais e entenda os benefícios da consultoria para suas compras! 


1 de abril de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down