(031) 3195-0580
4infra

Qual é o melhor firewall do mundo?

Qual é o melhor firewall do mundo?

"Firewall" é um termo muito utilizado, mas nem todo mundo sabe qual é a verdadeira função desse recurso. O firewall é uma barreira que protege e ajuda a bloquear os acessos a conteúdos maliciosos, sem impedir o fluxo de dados. 

Podemos dizer, então, que firewalls são soluções que se localizam entre o link de comunicação e o dispositivo - geralmente, um computador. O aplicativo ou equipamento utilizado para fazer a barreira serve para empresas ou computadores pessoais, protegendo a integridade e o fluxo dos dados de rede.

Para atender bem a qualquer desafio, o firewall pode ser em forma de softwares ou hardware. No caso do firewall em forma de software, trata-se de aplicação que fazem parte do sistema operacional dos computadores desde seu primeiro uso. 

Os pacotes de dados possuem regras de segurança. Então, sua aprovação depende de essa estar de acordo com os métodos ou não. Além disso, os softwares possuem filtros que determinam a quais programas seu computador tem acesso. Os links de internet são controlados, permitindo que os malwares sejam bloqueados de forma eficiente e definitiva.

Já o firewall como hardware funciona a partir do uso de equipamentos específicos, e tem maior atuação nas empresas. A principal vantagem é a dedicação do equipamento, que é capaz de aplicar os filtros de uma forma mais ágil.

Qual é o melhor firewall?

Antes de responder a essa pergunta, vale lembrar que o firewall é um programa bem diferente do antivírus. Sua principal função é identificar e neutralizar softwares maliciosos e mal-intencionados que interferem no funcionamento do computador.

Nesse contexto, o melhor firewall é aquele que atua de forma preventiva ou com rápida reação a possíveis ameaças, dentro das necessidades de cada cenário.

Para te ajudar a escolher o melhor firewall possível, preparamos uma lista com os mais indicados. Você pode baixá-los ou solicitar auxílio com uma consultoria de TI especializada.

TinyWall

TinyWall é um programa gratuito que bloqueia o acesso de todos os programas da internet. Nele, o usuário deve criar uma lista com todos os programas em que o acesso é permitido. É uma aplicação para Windows que oferece o controle de firewall de forma prática.

Muito utilizado em empresas, principalmente para fins de foco e produtividade. 

Free Firewall

O Free Firewall também é programa gratuito para Windows. Ele oferece, de forma simples, o controle dos programas que podem ser acessados. No Free Firewall o usuário deve criar uma lista com os programas que não podem acessar a internet. 

Comodo Firewall

O Comodo Firewall, disponível para Windows, utiliza o modo aprendizado para descobrir a confiabilidade dos programas. Sua aplicação conta com um banco de dados que possui mais de dois milhões de programas e arquivos seguros.

Como escolher o firewall adequado

Para escolher o firewall ideal, existem algumas necessidades do setor de TI que devem ser levadas em consideração. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. 

Confira: 

Considere a complexidade da rede e o porte da empresa

As empresas de pequeno porte geralmente possuem poucos computadores e usuários; então, trabalham com redes mais simples. Mesmo assim, elas devem estar protegidas contra os ataques cibernéticos. Uma solução de firewall isolada e simples já é capaz de resolver o problema.

Já as empresas de grande porte costumam trabalhar com rede avançada. Nesse caso, é necessário contratar soluções mais complexas, visto que um firewall pode não ser capaz de proteger os dados de potenciais ataques. 

Aí, a solução deve ser combinada com outros recursos, como VPN, proxy web e antivírus.

Avalie seus equipamentos

Qual o equipamento utilizado pelos funcionários da empresa? É essencial entender isso quando chegar a hora de escolher o firewall ideal para a organização. 

O firewall de hardware é o mais indicado para empresas em que os equipamentos não mudam de rede com frequência. Ele possui uma configuração mais simplificada e protege uma rede inteira. Os roteadores de rede são grandes exemplos de firewall de hardware.

Caso a empresa possua usuários que mudam com frequência seu deslocamento, o uso de firewall de software é a opção mais versátil e recomendada. Por funcionar em cada dispositivo individualmente, a proteção dos dados é feita com maior eficiência.

Busque ajuda profissional

A escolha do firewall correto para o seu negócio só será acertada com a ajuda de profissionais especialistas. Através dessa consultoria é possível fazer a análise adequada das necessidades corporativas, levando diversos pontos em consideração antes de bater o martelo.

Os profissionais de TI não são responsáveis apenas por recomendar as melhores soluções: eles também podem implantar e configurar o firewall no ambiente empresarial.


Se você quer descobrir qual é o firewall mais adequado à sua demanda, procure a consultoria de TI da 4INFRA. Nós podemos te ajudar a escolher a melhor e mais assertiva forma de proteger os seus dados.


21 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down