Problemas recorrentes de TI nas indústrias - e como evitá-los

Problemas recorrentes de TI nas indústrias - e como evitá-los

É impossível pensar na industrialização sem o apoio da tecnologia. As ferramentas de TI não somente aceleram a produção, como estão revolucionando o mercado de trabalho, fazendo com que novos modelos de negócio possam ser desenvolvidos.

Por isso, hoje, a tecnologia é parte integrante nas indústrias, auxiliando a gestão na redução e previsão de erros, diminuição de custos, melhora na produtividade e qualidade dos processos.

Se não fosse o avanço e implementação da tecnologia, as empresas não teriam enfrentado tão bem a pandemia do novo coronavírus, mantendo a produção, mas se adaptando a um cenário de incertezas.

Por mais que a tecnologia seja fundamental no mercado industrial e que seu investimento só tende a crescer, ainda vemos ocorrências que podem dificultar o crescimento dos negócios. Por isso, selecionamos alguns problemas recorrentes de TI nas indústrias e como evitá-los.

Ignorar as atualizações

Aplicações, sistemas operacionais e softwares recebem frequentemente atualizações do fabricante. Ignorar essas melhorias coloca em risco as operações industriais, ficando vulnerável aos ataques de hackers e vazamento de dados. Para evitar danos maiores, o recomendado é fazer as atualizações assim que elas estiverem disponíveis.

Oscilações constantes de energia

Não é novidade para ninguém que a maioria dos equipamentos, hardwares e máquinas funcionam por meio de ligações na rede elétrica. Mas, a gente sabe que o fornecimento de energia nem sempre é contínuo, sofrendo oscilações constantes.

Essas falhas podem ocorrer por diversos motivos, sendo a mais comum as intempéries climáticas, como ventos, chuvas, tempestades, descargas atmosféricas, entre outros. Tais fenômenos são imprevisíveis e podem levar a danos consideráveis nas indústrias, causando avarias nos componentes eletrônicos, perda de dados sensíveis e paralisação de toda a infraestrutura.

Para evitar consequências em todo processo produtivo da indústria, é prudente instalar nobreak, um equipamento, alimentado por baterias, que fornece energia aos aparelhos eletrônicos  e  sem interrupção, impedindo maiores danos à empresa.

Perda de dados

Sabe aquele relatório mega importante que você demorou dias para pesquisar e estruturar os dados? Imagine que ele foi guardado em uma pasta na sua máquina e, no outro dia, não está mais lá. 

Isso acontece com mais frequência do que a gente pensa. Os causadores do transtorno podem ser vários: computador defasado, software com vírus ou mesmo ataque de hackers.

Para evitar a perda de dados, a solução é investir em backup em nuvem, um recurso que oferece o armazenamento de arquivos em servidor remoto, hospedado em grandes data centers ao redor do mundo. E a empresa tem acesso a essas cópias de segurança  a qualquer momento, basta ter conexão com  a internet  e a senha para entrar no seu ambiente digital.

Falha na conexão com a internet

Praticamente todas as operações realizadas em uma indústria é por meio de conexão com a internet. Se ela falha, é possível trabalhar offline, mas a transmissão de dados se torna inviável.

Isso acontece porque as empresas não têm conhecimento ou não se preocupam em adquirir equipamentos necessários para suportar o uso da internet 24 horas por dia,  resultando em queda de conexão por períodos bem maiores. 

Assim sendo, é fundamental adquirir equipamentos de qualidade para suportar a velocidade da internet e implementar recursos que favoreçam a alta disponibilidade de link.

Falta de suporte especializado

Uma das dificuldades mais recorrentes de TI nas indústrias é a falta de suporte técnico especializado. Ou seja, ter uma equipe de profissionais preparados para  solucionar qualquer problema com agilidade e eficiência faz toda a diferença na produtividade do negócio.

A gente sabe que pode onerar muito ter colaboradores próprios e dedicados à área de TI. Além de inchar a folha de pagamento, é fundamental mantê-los sempre atualizados, investindo em cursos, treinamentos e participação em palestras e workshop para que o time esteja por dentro de todas as novidades.

A terceirização dos serviços de TI é uma opção  acertada que vai contribuir muito no desenvolvimento operacional das indústrias. A empresa terá os melhores recursos e profissionais de ponta que estarão à disposição sempre que precisar. 

Além de solucionar os problemas de TI, a equipe atua preventivamente em máquinas e programas, auxilia o usuário, monitora redes e servidores e garante que todas as demandas sejam cumpridas dentro do prazo acordado.

Se você busca esse apoio, te apresentamos a 4Infra, uma consultoria em TI que possui em seu portfólio uma gama de serviços que garante o funcionamento tecnológico da sua empresa para que a gestão tenha mais tempo para cuidar das estratégias corporativas.

Entre em contato com a gente e converse com um dos nossos consultores! 

#tecnologia #industrias #4infra

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
20 de abril de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down