Se você está buscando profissionais para atender algum tipo de demanda ou mesmo para montar uma equipe técnica, é comum querer saber a diferença entre TI e SI.
A verdade é que a área de tecnologia é muito vasta e se expande cada dia mais, por isso, é normal às vezes confundir especialidades ou, dada à proximidade dos nomes, achar que estamos falando da mesma coisa.
Por isso, é importante saber que, embora a Tecnologia da Informação e o Sistema da Informação contribuam para melhoria dos processos corporativos, a atuação de cada uma contempla características distintas.
Continue a leitura e entenda todas elas conosco!
A TI é uma área da tecnologia que abrange um conjunto de soluções e recursos utilizados para gerir as informações e otimizar os processos dentro de uma organização.
Essa especialidade está diretamente envolvida às soluções voltadas para hardware e software que visam otimizar atividades e gerar inovações.
Assim, a TI se refere à tecnologia de maneira geral, considerando tanto a construção de um software, quanto o plano de negócios que se relaciona com o sistema em si.
Dessa maneira, quando um profissional diz que é especialista em TI, significa que ele tem domínio em algoritmos, estrutura de dados, engenharia de softwares, sistemas operacionais, redes, bancos de dados, segurança, negócios digitais, entre outros.
O profissional da área de Tecnologia da Informação atua não somente no desenvolvimento de soluções tecnológicas, mas, também, no gerenciamento de projetos.
Essa é uma demanda importante dentro das organizações que precisam agir estrategicamente.
Da mesma forma, o mercado de TI é bem amplo, podendo atuar em diversas frentes, tais como:
O Sistema da Informação ou SI é outra ramificação da tecnologia, sendo responsável pela administração das informações e do fluxo de dados dentro de uma empresa.
Seu trabalho se dá por meio de sistemas que coletam, armazenam e enviam informações.
Em outras palavras, o SI age na automatização das informações para que elas sejam tratadas de maneira correta e dentro das diretrizes corporativas. Além disso, é também seu papel seguir esse tratamento de acordo com a LGPD.
De maneira geral, o profissional de Sistema da Informação lida com o desenvolvimento de sistemas mais específicos, voltados para a área operacional, processamentos, armazenamento e segurança de dados.
O SI atua como um instrumento de mudança estratégica nas estruturas organizacionais, colocando novos desafios e a utilização de metodologia. Porém, isso sempre acontece mediante a presença da área de TI para suportar os desenvolvimentos.
Assim, a área de SI desempenha as seguintes funções:
Ambas as áreas são de grande relevância para as empresas e o mercado como um todo. É claro que elas possuem suas especificidades, mas, em muitas das vezes, trabalham em conjunto.
Se sua organização necessita de um serviço específico e você não sabe qual área acionar, não se preocupe, a 4Infra resolve isso para você!
Somos uma consultoria em TI com profissionais nas mais diversas áreas e estamos prontos para atender as necessidades das pequenas e médias empresas. Entre em contato conosco e vamos conversar!