Análise de redes corporativas: ampliando o conhecimento sobre o seu negócio

Análise de redes corporativas: ampliando o conhecimento sobre o seu negócio

Uma rede corporativa estável e segura é fundamental para a produtividade dos colaboradores, para o sucesso do negócio e também e para sua credibilidade.

Basta ver o estrago causado pelo vazamento de dados do Facebook, que fez com que a empresa perdesse US$ 36 bilhões em valor. Em sentido semelhante, um estudo da IBM com o Instituto Ponemon estimou que os custos de violação de dados no Brasil, em 2017, foi de R$ 4,72 milhões.

Diante dessas ocorrências cada vez mais comuns, realizar uma análise de redes corporativas se torna essencial para ampliar o conhecimento do gestor sobre seu negócio, uma vez que ela ocupa importante papel na estratégia empresarial. Veja!

Vantagens da análise de redes corporativas

A análise de redes corporativas é feita para entender a infraestrutura empresarial. A partir dela, determinam-se soluções e recursos para potencializá-la e para garantir a segurança do ambiente. Tendo em mente esse objetivo principal, essa análise traz algumas vantagens.

A primeira delas é que a análise pode ser realizada em todos os segmentos de mercado, uma vez que todas as empresas dependem de uma boa infraestrutura de rede para ser competitiva no mercado.

Por ser baseada em um planejamento, a análise consegue definir medidas para garantir que a estrutura de TI funcione corretamente, com todos os recursos necessários para uso de dados em diferentes setores de empresas, armazenamento e gestão, acesso a internet etc.

, e sobre como esse conhecimento pode moldar estratégias de gestão futuras para as empresas.

Pontos de atenção na análise de redes corporativas

Depois, ressaltar que o primeiro passo para se ter uma rede de internet profissional (isto é, estável e segura) é fazendo uma análise também profissional. Fazer uma lista dos pontos que precisam ser analisados e falar (brevemente) sobre cada um deles - sua importância para empresa e o que pode acontecer caso este não receba atenção.

  1. Planejamento da rede (mais importante no início mas também precisa ser otimizado com o tempo)
  2. Velocidade
  3. Estabilidade
  4. Segurança (Firewall, VPN etc)
  5. Controle (controle de acesso à internet por parte dos funcionários)
  6. Suporte técnico

Para fazer uma análise de redes corporativas eficiente, é preciso:

  • Realizar um diagnóstico da infraestrutura de TI para identificar a necessidade de expansão e aprimoramento de práticas;
  • Identificar o potencial de desempenho e as vulnerabilidades para aumentar a segurança dos dados e do ambiente;
  • Analisar os relatórios de tráfego na rede para identificar as causas de interrupções de rede, gargalos e vazamentos de segurança.
  • Criar um plano estratégico a partir das informações coletadas.

Na conlcusão, reforçar que somente uma empresa especializada em TI pode fazer uma análise completa da rede, levando em consideração todos os pontos e apontando a melhor solução (tanto de prestadora de serviços, hardware e software) para as necessidades específicas de cada negócio.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
28 de junho de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

chevron-down