(031) 3195-0580
4infra

Firewall e IA: quais as novas promessas da segurança para 2019?

Firewall e IA: quais as novas promessas da segurança para 2019?

A nossa interação com máquinas e dispositivos móveis está a cada dia mais forte, proporcionando experiências tecnológicas reais nas mais diversas aplicações. Isso prova que a Inteligência Artificial (IA) está além da ficção científica: ela já se faz presente no cotidiano de empresas e usuários.

Essa tecnologia está incorporada em vários serviços e produtos, mas, com a evolução digital andando a passos largos, muitas vezes nem percebemos que estamos diante de uma IA. Muitos computadores são programados para usar essa inteligência em soluções de problemas, planejamento, manusear e mover objetos, entre outras tantas funcionalidades.

Ela pode ser experimentada em carros que são capazes de identificar o comportamento do seu dono e na personalização do marketing digital, que viabiliza que um produto ou serviço pesquisado em uma loja virtual apareça de forma mágica em várias páginas que você estiver navegando, mesmo que seja um site de entretenimento.

Mas o que poucos sabem é que a Inteligência Artificial, aliada a outras soluções, como o firewall, tem se tornado importante ferramenta para a segurança da informação.

 

 

Novidades de segurança para 2019

 

A segurança digital é um dos grandes gargalos empresariais. A ausência de ferramentas de prevenção pode fazer com que, em pouco tempo, dados sigilosos, contas bancárias e cartões de crédito sejam hackeados, levando a organização a prejuízos incalculáveis.

Atualizações em firewall com IA são a grande promessa para 2019, já que elas podem auxiliar gestores de pequenas e médias empresas a melhorar a segurança da informação.

 

Inteligência Artificial como reforço nas soluções de segurança

Empresas estão buscando novas formas de se proteger dos cibercriminosos. Uma das expectativas desse ano, para essa finalidade, é a Inteligência Artificial. Ela é uma ferramenta avançada que acompanha o progresso da segurança digital, detectando e remediando possíveis ameaças.

Muitos bancos já utilizam a IA para identificar atividades fraudulentas, verificando as transações dos clientes baseando-se nas informações de experiência de compra.

 

Firewall avançado

Firewall com IA é uma das grandes novidades que prometem acompanhar as tendências contra redes cibercriminosas. A Fortinet é uma das pioneiras em adaptar a IA para ensinar máquinas sobre análises de ataques avançados. Assim, é possível produzir mecanismos de defesa inteligentes para uma proteção aprimorada.

Esse firewall tem a capacidade de detectar, mitigar e prevenir ameaças de rápido movimento, concentrando-se apenas em amostras que conseguem explorar a vulnerabilidade da rede.

 

Inteligência de ameaça proativa

Alguns firewalls estão na vanguarda na entrega de segurança de rede baseada em intenções proativas, como a Fortinet. Ela é capaz de se juntar a IA para inspecionar com profundidade os sistemas de inteligência cognitiva patenteada, criando algoritmos dinâmicos para frustrar ameaças e técnicas avançadas de evasão.

 

Sistemas imunológicos artificiais

Esses são modelos tecnológicos inspirados nos sistema imunológico humano. Eles se adaptam facilmente a ambientes em mudanças de forma contínua e dinâmica. Esse recurso é capaz de detectar e tratar intrusos virtuais como em organismos vivos.

Os algoritmos baseados na genética são um exemplo de Inteligência Artificial aplicada à segurança da informação. Eles fornecem soluções robustas e adaptáveis, mesmo em sistemas mais complexos. Podem ser usados para gerar ordem para classificação de ataques e elaborar regras específicas para diferentes ameaças de segurança.

O uso do firewall com IA é uma tendência – e uma boa saída – para os problemas de segurança. Contudo, a solução não é uma mágica que acontece para combater malwares e outras ameaças.

A compra e instalação de softwares deve fazer parte de uma estratégia de segurança  integrada para estruturar práticas operacionais e políticas de segurança que orientem à proteção efetiva dos ambientes digitais.

A 4infra pode ajudar sua empresa no planejamento de segurança da informação e na indicação de aplicações que se ajustam ao tamanho e estrutura do negócio.Tenha sua rede mais protegida em 2019. Entre em contato com a gente!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down