GLPI: o que é e como gerenciar serviços com a ferramenta?

GLPI: o que é e como gerenciar serviços com a ferramenta?

Você sabe o que é GLPI? A ferramenta é essencial para um bom serviço de gestão empresarial e pode contribuir para o bom gerenciamento dos ativos da empresa. 

Eficiência no controle interno, excelência no atendimento ao cliente e organização nos processos são fundamentais para o bom andamento dos serviços da empresa. Porém, pode ser difícil alcançar esses resultados de maneira prática. 

O GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique) é um sistema de gerenciamento de ativos de TI gratuito distribuído sob licença GNU (General Public License). 

A plataforma, estilo Open Source, é responsável por gerenciar requisições de usuários e intermediar o contato entre suporte e TI. Pode ser usado para controlar dispositivos como computadores, impressoras, entre outros.

O GLPI funciona por meio de uma interface amigável que oferece uma gama de relatórios e requisições de projetos. Com ele, fica mais fácil organizar as informações.

Quais são as principais funcionalidades?

O GLPI possui muitas funcionalidades. Por ser tão abrangente, pode ser usado por gestores de diversas áreas de atuação. O software possui múltiplas funções, e por ser tão eficaz, é a ferramenta Open Source mais utilizada nos dias de hoje.

As principais funcionalidades do GLPI são:

  • catálogo de serviços;
  • gestão de incidentes e problemas;
  • gestão de níveis de serviço (SLAs e OLAs);
  • gestão de ativos e licenças;
  • gestão de projetos;
  • gestão de contratos e orçamentos;
  • gestão financeira e administrativa;
  • suporte a backup;
  • gerenciamento de licenças (compatibilidade com ITIL). 

Vantagens

Por ser em código aberto, o GLPI está em constante evolução e pode ser aprimorado pelos próprios usuários. Isso facilita a vigilância do funcionamento do software.

Para sua empresa, as vantagens são muitas. Com o GLPI, é possível mensurar os riscos, gerenciar a TI de maneira personalizada e adequada às necessidades do negócio. 

O sistema também oferece mais controle sobre os incidentes, e garante mais facilidade nos processos, já que permite uma visão completa deles. O resultado é um ganho de eficiência nos serviços.

Outra vantagem importante é a centralização das solicitações, evitando que informações se percam e facilitando a comunicação.

A produtividade também aumenta, já que o GLPI permite oferecer mais conhecimento aos servidores de forma remota sobre as ferramentas e processos. 

O GLPI também permite a geração de relatórios diários, semanais e mensais para avaliar o resultado dos chamados. Com essas informações em mãos, é mais fácil melhorar o desempenho empresarial e entender os principais gargalos da empresa. 

Como gerenciar serviços com GLPI?

Apesar do GLPI ser uma ferramenta gratuita, a sua implementação na empresa pode ser um pouco desafiadora. É necessário adaptar os recursos às necessidades da empresa e garantir que o funcionamento será correto. 

A 4infra pode te ajudar nesse processo. A Consultoria de TI da 4infra oferece análise de redes corporativas, consultoria de projetos em TI, gestão de servidores, terceirização de TI e suporte remoto e presencial para sua empresa. 

Contar com um suporte em TI é essencial para garantir o bom andamento dos processos empresariais e aumentar a segurança dos dados. Agende uma consulta com nossos profissionais e se beneficie do software GLPI!


21 de maio de 2021

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