Você sabe o que é GLPI? A ferramenta é essencial para um bom serviço de gestão empresarial e pode contribuir para o bom gerenciamento dos ativos da empresa.
Eficiência no controle interno, excelência no atendimento ao cliente e organização nos processos são fundamentais para o bom andamento dos serviços da empresa. Porém, pode ser difícil alcançar esses resultados de maneira prática.
O GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique) é um sistema de gerenciamento de ativos de TI gratuito distribuído sob licença GNU (General Public License).
A plataforma, estilo Open Source, é responsável por gerenciar requisições de usuários e intermediar o contato entre suporte e TI. Pode ser usado para controlar dispositivos como computadores, impressoras, entre outros.
O GLPI funciona por meio de uma interface amigável que oferece uma gama de relatórios e requisições de projetos. Com ele, fica mais fácil organizar as informações.
O GLPI possui muitas funcionalidades. Por ser tão abrangente, pode ser usado por gestores de diversas áreas de atuação. O software possui múltiplas funções, e por ser tão eficaz, é a ferramenta Open Source mais utilizada nos dias de hoje.
As principais funcionalidades do GLPI são:
Por ser em código aberto, o GLPI está em constante evolução e pode ser aprimorado pelos próprios usuários. Isso facilita a vigilância do funcionamento do software.
Para sua empresa, as vantagens são muitas. Com o GLPI, é possível mensurar os riscos, gerenciar a TI de maneira personalizada e adequada às necessidades do negócio.
O sistema também oferece mais controle sobre os incidentes, e garante mais facilidade nos processos, já que permite uma visão completa deles. O resultado é um ganho de eficiência nos serviços.
Outra vantagem importante é a centralização das solicitações, evitando que informações se percam e facilitando a comunicação.
A produtividade também aumenta, já que o GLPI permite oferecer mais conhecimento aos servidores de forma remota sobre as ferramentas e processos.
O GLPI também permite a geração de relatórios diários, semanais e mensais para avaliar o resultado dos chamados. Com essas informações em mãos, é mais fácil melhorar o desempenho empresarial e entender os principais gargalos da empresa.
Apesar do GLPI ser uma ferramenta gratuita, a sua implementação na empresa pode ser um pouco desafiadora. É necessário adaptar os recursos às necessidades da empresa e garantir que o funcionamento será correto.
A 4infra pode te ajudar nesse processo. A Consultoria de TI da 4infra oferece análise de redes corporativas, consultoria de projetos em TI, gestão de servidores, terceirização de TI e suporte remoto e presencial para sua empresa.
Contar com um suporte em TI é essencial para garantir o bom andamento dos processos empresariais e aumentar a segurança dos dados. Agende uma consulta com nossos profissionais e se beneficie do software GLPI!