(031) 3195-0580
4infra

Principais vantagens da virtualização de servidores

Principais vantagens da virtualização de servidores

As mudanças em torno da tecnologia da informação são constantes, com o objetivo de otimizar o serviço e trazer mais comodidade para as empresas. A virtualização de servidores não é de agora, mas, a cada ano que passa, novas atualizações surgem para torná-la cada vez mais vantajosa.

Muitos negócios utilizam a virtualização por entender que essa é a melhor forma de evitar desperdícios com dispositivos ociosos e obsoletos. Uma coisa é certa: a escolha garante uma boa economia para o negócio.

Mas não é só isso.

O que é virtualização de servidores?

Virtualização de servidores é uma tecnologia baseada em softwares que possibilita, a partir de um servidor físico, criar outros, virtuais, com a mesma função de um servidor convencional.

É como se pudéssemos dividir um servidor físico em diversos servidores virtuais, o que potencializa sua utilização para inúmeras finalidades. Esse processo é muito eficiente, pois reduz custos com montagem de infraestrutura de TI, já que a virtualização pode ser aplicada em servidores, redes e data centers contratados.

Com isso, os computadores ficam melhores, para render em sua capacidade total, visto que os processos são distribuídos em um número menor de equipamentos.

Pra completar, a virtualização aumenta o desempenho dos sistemas de uma empresa em que os servidores físicos passam a operar em máquinas virtuais, podendo ser aumentado conforme crescimento da demanda.

Ou seja, caso a organização precise de capacidade maior de armazenamento, ou melhor desempenho no processamento, a adaptação é bem mais fácil, sem necessidade de compras de dispositivos ou mesmo de mexer na estrutura física.

Benefícios da virtualização de servidores para empresas

A tecnologia voltada à virtualização de servidores não promove apenas economia financeira. Sua aplicação correta traz impacto positivo às empresas, em qualquer contexto onde estejam inseridas.

Veja:

Economia de espaço físico

Era comum, há alguns anos, vermos empresas disponibilizarem parte do ambiente físico do escritório para acomodar o servidor. Com a virtualização, isso acaba. Afinal, ele funciona de forma remota, o que gera economia de espaço, sendo necessário o mínimo possível para a instalação dos equipamentos principais (ou host).

Escalabilidade

É normal que os negócios passem por momentos de oscilação: um período com demandas exacerbadas, outro com fluxos menores de trabalho. Em uma situação convencional, um servidor físico não atenderia a essas mudanças, resultando em altos investimentos para ajustes e atualizações, principalmente quando a necessidade é elevada.

Com a virtualização de servidores isso muda de figura, pois o armazenamento ganha escalabilidade instantânea. Ou seja, os recursos podem ser expandidos ou reduzidos de forma a atender a demanda corporativa.

Redução de custos

Já falamos dela, mas vale repetir; essa é uma vantagem bastante significativa, pois mexe justamente no orçamento da organização.

A explicação é muito simples: se não há necessidade de compra de novos servidores para expandir a capacidade da infraestrutura de TI, logo haverá menos desembolso financeiro.

Devemos frisar que o servidor físico demanda outros gastos para além da simples troca de componentes. São eles: manutenção, refrigeração, reposição de peças, energia e mão de obra dedicada, dentre outros.

Ao transferir o servidor para o ambiente virtual esses gastos praticamente deixam de existir, aliviando o orçamento da empresa.

Instalação simplificada

A instalação de servidores físicos é muito mais trabalhosa, pois inclui várias pessoas trabalhando para correta ambientação de hardwares e softwares. Na virtualização, o processo é mais simples: é preciso apenas uma pessoa qualificada para fazer o trabalho.

Backup

O backup em equipamento virtualizado, além de ser de rápida restauração, pode ser a forma mais eficiente de recuperar dados em situações de desastre. No servidor convencional essa não é uma realidade, já que o próprio equipamento pode estar em risco.

 

Resumindo, a virtualização de servidores impacta positivamente a organização, pois melhora a questão financeira, reduz o espaço no ambiente, gera controles mais eficazes e reduz completamente a perda de dados, tornando a empresa mais competitiva.

Se você quer saber como garantir esses e outros benefícios para o seu negócio, entre em contato com a 4Infra e converse com os nossos consultores.


26 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down