Principais vantagens da virtualização de servidores

Principais vantagens da virtualização de servidores

As mudanças em torno da tecnologia da informação são constantes, com o objetivo de otimizar o serviço e trazer mais comodidade para as empresas. A virtualização de servidores não é de agora, mas, a cada ano que passa, novas atualizações surgem para torná-la cada vez mais vantajosa.

Muitos negócios utilizam a virtualização por entender que essa é a melhor forma de evitar desperdícios com dispositivos ociosos e obsoletos. Uma coisa é certa: a escolha garante uma boa economia para o negócio.

Mas não é só isso.

O que é virtualização de servidores?

Virtualização de servidores é uma tecnologia baseada em softwares que possibilita, a partir de um servidor físico, criar outros, virtuais, com a mesma função de um servidor convencional.

É como se pudéssemos dividir um servidor físico em diversos servidores virtuais, o que potencializa sua utilização para inúmeras finalidades. Esse processo é muito eficiente, pois reduz custos com montagem de infraestrutura de TI, já que a virtualização pode ser aplicada em servidores, redes e data centers contratados.

Com isso, os computadores ficam melhores, para render em sua capacidade total, visto que os processos são distribuídos em um número menor de equipamentos.

Pra completar, a virtualização aumenta o desempenho dos sistemas de uma empresa em que os servidores físicos passam a operar em máquinas virtuais, podendo ser aumentado conforme crescimento da demanda.

Ou seja, caso a organização precise de capacidade maior de armazenamento, ou melhor desempenho no processamento, a adaptação é bem mais fácil, sem necessidade de compras de dispositivos ou mesmo de mexer na estrutura física.

Benefícios da virtualização de servidores para empresas

A tecnologia voltada à virtualização de servidores não promove apenas economia financeira. Sua aplicação correta traz impacto positivo às empresas, em qualquer contexto onde estejam inseridas.

Veja:

Economia de espaço físico

Era comum, há alguns anos, vermos empresas disponibilizarem parte do ambiente físico do escritório para acomodar o servidor. Com a virtualização, isso acaba. Afinal, ele funciona de forma remota, o que gera economia de espaço, sendo necessário o mínimo possível para a instalação dos equipamentos principais (ou host).

Escalabilidade

É normal que os negócios passem por momentos de oscilação: um período com demandas exacerbadas, outro com fluxos menores de trabalho. Em uma situação convencional, um servidor físico não atenderia a essas mudanças, resultando em altos investimentos para ajustes e atualizações, principalmente quando a necessidade é elevada.

Com a virtualização de servidores isso muda de figura, pois o armazenamento ganha escalabilidade instantânea. Ou seja, os recursos podem ser expandidos ou reduzidos de forma a atender a demanda corporativa.

Redução de custos

Já falamos dela, mas vale repetir; essa é uma vantagem bastante significativa, pois mexe justamente no orçamento da organização.

A explicação é muito simples: se não há necessidade de compra de novos servidores para expandir a capacidade da infraestrutura de TI, logo haverá menos desembolso financeiro.

Devemos frisar que o servidor físico demanda outros gastos para além da simples troca de componentes. São eles: manutenção, refrigeração, reposição de peças, energia e mão de obra dedicada, dentre outros.

Ao transferir o servidor para o ambiente virtual esses gastos praticamente deixam de existir, aliviando o orçamento da empresa.

Instalação simplificada

A instalação de servidores físicos é muito mais trabalhosa, pois inclui várias pessoas trabalhando para correta ambientação de hardwares e softwares. Na virtualização, o processo é mais simples: é preciso apenas uma pessoa qualificada para fazer o trabalho.

Backup

O backup em equipamento virtualizado, além de ser de rápida restauração, pode ser a forma mais eficiente de recuperar dados em situações de desastre. No servidor convencional essa não é uma realidade, já que o próprio equipamento pode estar em risco.

 

Resumindo, a virtualização de servidores impacta positivamente a organização, pois melhora a questão financeira, reduz o espaço no ambiente, gera controles mais eficazes e reduz completamente a perda de dados, tornando a empresa mais competitiva.

Se você quer saber como garantir esses e outros benefícios para o seu negócio, entre em contato com a 4Infra e converse com os nossos consultores.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
26 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down