(031) 3195-0580
4infra

DevOps: o que é e como funciona?

DevOps: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar em DevOps? A metodologia se faz cada vez mais presente em um cenário integrado de TI e de desenvolvimento da tecnologia empresarial. 

O método garante confiança, agilidade e produtividade nos processos e, por isso, tem se tornado popular frente aos gestores que buscam desenvolver um trabalho que se destaque da concorrência.

O DevOps foi criado em 2009 por Patrick Dubois, um consultor de TI independente que tinha como objetivo oferecer aos clientes um sistema estável que possibilitasse mudanças rápidas. 

O que é DevOps?

Mas afinal, o que é DevOps? O conceito se refere a uma metodologia de desenvolvimento ágil que utiliza ferramentas e práticas para desenvolver a integração entre profissionais de TI e desenvolvedores de software. 

O desalinhamento entre equipes de infraestrutura de TI e de engenharia de software gera falhas, atrasos, retrabalhos e conflitos internos. Como resultado, o cliente recebe entregas de baixa qualidade e a cultura empresarial sofre. 

Por meio da comunicação, o DevOps busca um sistema de TI bimodal, que integre times que historicamente não trabalham juntos. O objetivo da integração é simplificar processos, reduzir o tempo de resposta do cliente e aumentar a qualidade das entregas.

Por isso, Patrick Dubois criou, em 2009, a metodologia DevOps, que busca a implementação e entrega contínua, valorizando a diversidade de atividades e de profissionais envolvidos em um ambiente antes definido sob regras rígidas e burocracias lentas. 

Quais são os principais pilares do DevOps?

O método possui alguns pilares que baseiam o desenvolvimento ágil e a integração entre times. 

#1. Integração contínua

O pilar de integração contínua é essencial para o sucesso da adoção do DevOps. A ideia é buscar sempre a transferência de conhecimento e integração entre equipes de desenvolvimento, operações e apoio.

#2. Implantação contínua

As equipes devem estar sempre atualizadas. Por isso, o pilar de implantação contínua busca liberar de maneira rápida e ininterrupta novas versões de softwares. 

#3. Feedback contínuo

A cultura de feedbacks contínuos, é, no DevOps, essencial para entender o bom andamento do processo. As equipes precisam oferecer retornos em todas as fases do ciclo de vida do serviço. 

Além disso, alguns valores básicos norteiam a metodologia. São eles:

  • dimensionamento;
  • afinidade;
  • colaboração e apoio;
  • ferramentas que se encaixem nos métodos de trabalho.

Quais são os benefícios do DevOps?

O DevOps oferece algumas vantagens em relação a outras empresas que não utilizam a metodologia.

A primeira delas é a segurança. O método oferece mais clareza e segurança aos processos, pela possibilidade de implementar diretrizes específicas e monitorar o desempenho do software em tempo real.

Ao implementar o DevOps, é necessário oferecer ao time capacitações e treinamentos com profissionais especializados, que ajudem a empresa na transição de cultura. 

Isso faz com que os servidores ganhem mais capacitação, e de quebra, consigam se tornar referência na área e a empresa, diminua custos com contratações.

Outra grande vantagem do método é a colaboração e integração entre equipes, valorizando uma comunicação mais aberta e eficiente. A comunicação garante fluidez no trabalho e reduz custos, além de criar um ambiente corporativo mais harmonioso e melhorar as condições de trabalho.

A capacidade de inovação também aumenta, e, consequentemente, a experiência do usuário melhora e os clientes se tornam mais satisfeitos.

Como resultado, o DevOps oferece mais produtividade nos processos, mais agilidade, mais qualidade nas entregas - tudo isso com o menor custo possível.

Como implementar o DevOps?

Para implementar o modelo DevOps, é necessário realizar a integração das equipes. E isso não significa apenas reunir os times em uma mesma sala. Uma mudança de cultura é imprescindível. 

Uma dica para começar é iniciar com projetos pequenos, que oferecem mais controle e previsibilidade. Assim, as equipes se acostumam a trabalhar juntas.

O próximo passo é padronizar os ambientes. Toda a equipe precisa seguir os mesmos protocolos e utilizar as mesmas ferramentas. 

A eficiência da gestão tem tudo a ver com o sucesso da implementação do DevOps. Gestões eficientes sabem como mensurar as entregas, aplicam mudanças decorrentes de processos de feedback e motivam as equipes.

A 4infra Consultoria em TI pode ajudar nesse momento. Com uma equipe especializada, produzimos planos de infraestrutura de TI personalizados para clientes e oferecemos consultoria para equipes que desejam aumentar a produtividade e aprenderem a gerenciar o ambiente visando o crescimento contínuo.

Para conhecer mais, agende um horário com um de nossos especialistas! 


14 de junho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down