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GLPI: o que é e para que serve

GLPI: o que é e para que serve

A tecnologia vem ajudando as empresas a se reinventarem e ganhar mais espaço no mercado. E a própria área de TI tem se beneficiado de ferramentas de gerenciamento para organizar áreas como o help desk.

Uma solução bastante eficiente é a GLPI, um software de gestão de ativos que administra todos os problemas de inventário e suporte ao usuário. Com isso, o gestor passa a ter mais controle sobre o setor em questão.

GLPI, do francês Gestionnaire Libre de Parc Informatique (traduzindo para o português, Gestor de Equipamentos de TI de Código Aberto) é um software com várias funcionalidades que permite gerenciar um negócio via plataforma robusta.

Todo mundo sabe da importância do help desk nas organizações. É uma área ligada à tecnologia da informação, cujo objetivo é dar suporte ao usuário nas soluções de problemas relacionados à TI.

Mas, ao longo dos anos, outros segmentos passaram a utilizar o help desk nos seus atendimentos ao cliente, trabalhando com esclarecimento, manutenções e suporte de produtos e serviços. É uma área que acumula muita informação e exige rapidez e eficiência nos atendimentos. O GLPI é a aplicação que organiza todos os dados, monta interface gráfica e apresenta relatórios, melhorando a agilidade durante as chamadas.

Com isso, o software documenta o histórico de cada atendimento ou projeto e cria notificações que são enviadas para o e-mail do usuário, permitindo configurar base de conhecimento. No cômputo geral, o recurso possibilita elaborar procedimentos utilizados na resolução de problemas.

Como o software ajuda no controle de inventário de TI

Boa parte das pequenas e médias empresas acabam sobrecarregando o administrador do sistema com outras funções, entre elas o controle de inventário. Ou seja, esse profissional vai gerenciar equipamentos, manutenções, compra e atualizações de programas e softwares e reposição de toner nas impressoras, por exemplo.

Por esse motivo, o controle manual do inventário de TI se torna inviável, mesmo em empresas com poucos funcionários, ocasionando erros e gastos desnecessários. O GLPI facilita a gestão dos ativos, pois organiza as informações do acervo tecnológico, permitindo consultas, alterações e levantamentos estatísticos.

A GLPI oferece soluções eficientes para apoiar e atender as demandas específicas da sua empresa. Para isso ela dispõe de algumas vantagens, como veremos a seguir:

  • Suporte em vários idiomas;
  • Exportação de dados para PDF, CSV, PNG, SVG, XML e SQL;
  • Sistema de notificações automáticas, enviando mensagens como expiração de licenças e contratos, movimentação de estoque e informações de chamados;
  • Suporte a agendamento de tarefas automáticas;
  • Gestão de pedidos de assistência via web ou e-mail;
  • Criação de base de conhecimento e FAQ;
  • Relatórios com gráficos.

A GLPI é uma ferramenta que traz ótimos benefícios para as empresas em diferentes áreas de atuação. Contudo, sua implantação não é tão simples, exigindo conhecimento técnico, principalmente em plug-ins para melhorar o desempenho da ferramenta.

Para aproveitar todas as vantagens da GLPI, entre em contato com a 4Infra. Nossos especialistas estão prontos para te atender e padronizar seus ativos de TI, incluindo o sistema de help desk da sua organização.


8 de março de 2021

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