A tecnologia SIP domina cerca de 50% do mercado mundial de produtos baseados em VoIP (Voice over Internet Protocol), que permite realizar e receber chamadas via internet.
Grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft, aderiram a esse sistema, que começou a crescer no início dos anos 2000. Mas os gestores empresariais não têm muito conhecimento sobre a SIP.
Veja a seguir o conceito, o funcionamento e a aplicação dessa tecnologia nas empresas!
SIP (Session Initiation Protocol) ou “Protocolo de Iniciação de Sessão” é um tecnologia que permite a comunicação entre usuários por meio de uma rede VoIP. Ela possui código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode utilizá-la, modificá-la e distribuí-la.
No fim da década de 90, surgiram vários aplicativos de mensagens. Porém, havia um entrave para essa comunicação, que eram as diferenças de protocolos (permitindo a comunicação) entre os aplicativos.
Poucos anos depois, surgiram os protocolos que facilitaram a comunicação por mensagens, e dentre eles estava a tecnologia SIP, baseada em VoIP.
Apesar de ser mais focada em telefonia móvel, a tecnologia SIP pode ser utilizada em segmentos como redes de ensino, jogos, produtos comerciais e outras coisas que exigem tecnologia avançada com recursos abrangentes.
A principal função da tecnologia SIP é facilitar a comunicação por vídeo ou áudio em diversos tipos de mídia, em qualquer aplicativo. Para tanto, o usuário deve ter boa conexão com a internet para usufruir das ferramentas que a SIP oferece.
Dentre elas, podemos citar o compartilhamento de dados, áudio, texto e vídeo, os serviços de char e outras funcionalidades.
Já ouviu falar em HTTP, certo? Ele permite a linkagem de várias páginas da web a áudio, vídeos e texto. A tecnologia SIP é baseada em HTTP, mas possui uma vantagem. O HTTP se resume a conectar páginas da web, mas o SIP consegue integrar vários conteúdos em sessões administrativas.
Além disso, por se fundamentar também no protocolo SMTP (comunicação por e-mails), consegue transmitir dados com velocidade e mobilidade, próprios da rede VoIP, em várias meios de comunicação virtual.
A tecnologia SIP oferece três principais benefícios ao meio empresarial: velocidade, flexibilidade e mobilidade. Essas vantagens derivam do fato de ela se conectar à rede VoiP. Pela conexão com a internet, é possível enviar e receber chamadas de qualquer parte do mundo.
A mobilidade diz respeito exatamente à essa possibilidade de movimento dos executivos e colaboradores de uma empresa. Eles conseguirão utilizar a tecnologia SIP e seus recursos de onde estiverem, bastando somente a conexão com a internet e um dispositivo de acesso.
A flexibilidade decorre das numerosas soluções agregadas a esse protocolo. Isso porque ele não permite somente a realização de chamadas, mas também conferências de áudio e vídeo.
Nelas, a tecnologia SIP utiliza um “padrão de presença” para identificar a localização e a disponibilidade do usuário para atender a chamada, além de desviar, de forma automática, chamadas indesejadas.
O usuário poderá, inclusive, indicar sua localização para receber chamadas repassadas de outras cidades, além de permitir o encaminhamento para o e-mail de voz ou outro serviço de solicitação automática.
A tecnologia SIP via VoIP ainda permite:
Por apresentar tais características, o usuário terá um grande ganho de velocidade. Assim, realizará mais operações em um período de tempo, o que confere vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não utilizam a tecnologia.
Por fim, as empresas que usam SIP poderão economizar bastante com serviços de telefonia. As ligações realizadas via VoIP eliminam os custos exorbitantes das ligações de longa distância e também das ligações locais. Estima-se que uma empresa consegue economizar até 80% nas camadas.
O gestor que deseja conferir mobilidade, flexibilidade e velocidade às comunicações empresariais pode utilizar a tecnologia SIP via VoIP em suas atividades. Para tanto, basta contar com o auxílio de uma consultoria de TI confiável, como a 4infra, para avaliar as melhores soluções para seu negócio.