(031) 3195-0580
4infra

O que é preciso saber para trabalhar com consultoria de TI?

O que é preciso saber para trabalhar com consultoria de TI?

A consultoria de TI tem como principal objetivo identificar os pontos fracos e fortes dos setores de uma organização. Nela, profissionais especializados irão propor ações e métodos para fortalecer a área, dependendo da necessidade de cada empresa.

Assim, a consultoria de Tecnologia da Informação acompanha a implantação da solução empresarial e observa os resultados posteriores, monitorando resultados e propondo novas ações. O consultor se responsabiliza pela administração do projeto e demonstra aos gestores os pontos diferenciais de suas sugestões propostas para a resolução os problemas.

Geralmente, o consultor de TI possui especialização em uma área-chave da tecnologia. Esse profissional pode assessorar na implementação de sites, ambientes em nuvem, softwares, entre outras soluções.

Além disso, a consultoria ajuda a instituição em aspectos como análise dos requisitos de TI e supervisão dos processos de aplicação dos sistemas necessários para seu funcionamento.

Quais são as características do profissional de consultoria de TI

Os profissionais que atuam nas consultorias de TI têm várias habilidades. Dentre elas, podemos citar:

- a habilidade em consultoria; 

- linguagem técnica;

- linguagem de negócios;

- administração gerencial. 

Para fazer um bom trabalho, os consultores em TI focam nas atividades-fim do negócio e, claro, nos processos que levam até a entrega do produto ou serviço. O desempenho da consultoria é melhor quando os especialistas lidam diretamente com suas áreas de competência. 

Como consequência dessa intervenção, a produtividade e a lucratividade da empresa crescem.

Além disso, a consultoria tem uma visão externa das operações a partir de um viés mais eficiente e eficaz. Um consultor pode dar uma nova perspectiva à organização com base em suas experiências. Ele também pode apoiar práticas recomendadas especialmente para o setor em que a empresa atua. 

Como se especializar em consultoria de TI

Se você quer se tornar um consultor de TI, atenção: antes de se especializar na área, inicie pesquisas e estude a área escolhida com muita cautela. Assim, você descobre se realmente vale o investimento ou não. 

A internet é uma excelente ferramenta para estudar conteúdos, de maneira focada e gratuita. Use-a a seu favor. 

Caso perceba que realmente gosta da área de TI e quer seguir carreira nessa modalidade, aqui estão algumas dicas de como se especializar:

Faça um curso técnico

É interessante buscar um curso técnico antes de ingressar na faculdade, já que a sala de aula é uma excelente ferramenta para a prática da tecnologia da informação.

Não é necessário ter o curso técnico para ser consultor, mas é um bom diferencial.

Geralmente, no segundo período de cursos técnicos o aluno se depara com problemas e aprende como lidar com cada situação. Além disso, um curso técnico vai lhe oferecer uma orientação sobre as áreas em que vale a pena investir nos próximos anos de sua vida profissional.

Procure um estágio ou emprego na área 

O mercado de TI está sempre de portas abertas para profissionais atentos e qualificados. Basta procurar por empresas na área que deseja atuar e fazer portfólio antes de lançar seu próprio negócio. 

É importante continuar estudando, já que o setor de tecnologia é uma área de muitas mudanças. Assim, você vai estar estar preparado para qualquer nova situação.

Tenha uma especialização

Geralmente as consultorias procuram pelo menos um funcionário que seja especialista em alguma área de TI. Contudo, não fique preso apenas em sua especialização. 

O setor de Tecnologia da Informação está conectado diretamente à área de inovação e, por isso, é importante estar disposto a conhecer novas áreas. A melhor dica é: acompanhe o blog da 4Infra. Nossos conteúdos podem te ajudar a adquirir maior conhecimento na área de TI. 😉

Como a 4Infra pode te ajudar com consultoria de TI

Muitas empresas somente buscam auxílio em TI quando já estão a ponto de perder seus dados ou hardwares com anos de trabalho armazenados. 

Você pode evitar que isso aconteça tendo ao seu lado o sistema 4Infra de assistência e prevenção de riscos - e, ainda, contar com o gerenciamento remoto do seu ambiente de TI de forma prática e rápida.

Com a 4Infra, sua empresa terá um plano personalizado de infraestrutura em TI. Além disso, contratar uma consultoria especializada pode aumentar o rendimento e a produtividade da organização.

Entre em contato com a gente e tenha as melhores soluções para a sua empresa!


19 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down