(031) 3195-0580
4infra

O que fazer após ser vítima de hackers?

O que fazer após ser vítima de hackers?

A segurança de dados, pessoais ou empresariais, é essencial nos dias de hoje. Ser vítima de hackers pode ser bem assustador, já que usamos o celular e o computador para quase tudo. É possível se defender e prevenir dos ataques, mas o que fazer quando eles já aconteceram?

Dados bancários e de identidade são uma mina de ouro para hackers. Por isso, é compreensível que sofrer um ataque de hackers cause muita ansiedade. Os ataques estão cada dia mais diversos, e os dispositivos precisam ser protegidos por diversas frentes. 

Quais são os sinais de que seu dispositivo foi hackeado? 

Pode ser difícil identificar se seu dispositivo foi hackeado ou não, mas ficar de olho nos sinais é importante. Assim, é mais fácil se proteger após o ataque cibernético e ter mais atenção em relação aos dados vazados.

Aplicativos desconhecidos

Aplicativos desconhecidos surgiram no seu dispositivo, ou mesmo mensagens que você não se lembra de ter enviado? Esses são sinais de que seu celular ou computador estão sob controle de terceiros.

Compras desconhecidas

Compras desconhecidas na fatura do cartão ou confirmações por e-mail de pedidos desconhecidos são também sinais de que hackers estão com os seus dados pessoais. 

Pop-ups diversos

Pop-ups diversos são um sinal de que seu dispositivo está com algum malware, que exibe anúncios variados e monitora seu comportamento online. 

Dispositivo mais quente do que o normal

Um dispositivo mais quente do que o normal pode indicar que algum malware está sendo executado em segundo plano. Outro sinal é a bateria se esgotando mais rápido do que o normal - isso pode acusar a presença de hackers no seu celular. 

O que fazer após ser vítima de hackers?

Caso tenha confirmado que seu dispositivo foi vítima de hackers, não perca tempo e comece a se proteger. O primeiro passo é buscar entender o que aconteceu, principalmente para que não ocorra novamente. 

Se o acesso dos hackers foi pontual, em apenas uma conta ou em poucos dados, fica mais fácil atuar. A melhor tática, para garantir, é mesmo tomar medidas abrangentes para conter o acesso dos invasores, reconfigurando tudo. 

Reconfigurar tudo é uma saída mesmo em casos em que não haja confirmação de hackers. O acesso invasor pode ser quase invisível, e quando há suspeita do ataque, é melhor tomar as providências possíveis do que aguardar por mais danos. 

#1 Reconfigurar o sistema operacional

Reconfigurar o sistema operacional é o primeiro passo para travar o acesso de hackers. É possível fazer backup de fotos e documentos, mas programas e aplicativos devem ser baixados novamente após o reset. 

#2 Resetar a rede

Faça um reset no roteador da internet e reconfigure o Wi-Fi e senha de administração. 

#3 Resete o aparelho

Muitas vezes é necessário resetar o aparelho e retornar ao modelo de fábrica para eliminar malwares e outros efeitos indesejados dos hackers.

#4 Troque senhas

Troque absolutamente todas as suas senhas e certifique-se de anotá-las em um lugar desvinculado de nuvem e dispositivos. Também atente-se para dicas de segurança de senha: não coloque senhas óbvias e misture letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. 

#5 Desvincule aplicativos e acesso de terceiros 

Contas muitas vezes vinculam aplicativos de outros serviços, o que pode ser um problema caso haja sinais de hackers. Por isso, desvincule todos os aplicativos, acessos de terceiros e códigos de recuperação de senha. 

Como prevenir ataques de hackers?

O melhor remédio é sempre a prevenção, não é? Por isso, o melhor a se fazer é ter bastante atenção com a segurança de dados empresariais e pessoais. Algumas dicas podem ajudar na prevenção.

A primeira delas é manter os dispositivos sempre atualizados, já que os sistemas são aprimorados para garantir mais segurança. Usar a autenticação de dois fatores também pode ser uma camada a mais de segurança em suas contas. 

Além disso, verificar regularmente as faturas dos cartões ajuda a identificar mais rapidamente caso compras indevidas sejam feitas. Tomar cuidado com downloads também é muito importante, já que eles podem vir acompanhados de malwares. 

Outra dica é contar com a ajuda da 4infra, que está preparada para oferecer suporte de TI para sua empresa. Conte com nossos especialistas para prevenir riscos, gerenciar seu ambiente de trabalho e manter seus dados seguros. Entre em contato!

 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down