(031) 3195-0580
4infra

Monitoramento de dados: como começar?

Monitoramento de dados: como começar?

O gerenciamento e monitoramento de dados tem se tornado cada dia mais importante. Com a quarentena forçada causada pela pandemia de Covid-19 e a transferência dos negócios corporativos para o ambiente doméstico, a atenção e cuidado com as informações fica ainda mais essencial. 

Ninguém gostaria de perder os dados coletados com tanto empenho, não é mesmo? Com os funcionários em home-office, pode haver menos centralização de informações e, por isso, menos segurança no controle dos dados.

O home-office também veio para reestruturar muitos processos empresariais, principalmente na área de TI. Os desafios são muitos, e cada empresa pode enfrentá-los de maneira diferente. Eles não podem, entretanto, ser ignorados. 

O desenvolvimento da infraestrutura de TI da empresa traz diversos benefícios para a corporação. Além de mais segurança e praticidade no gerenciamento de informações, o monitoramento de dados também pode trazer vantagens estratégicas para o negócio. 

Por que monitorar dados?

Uma empresa com um bom monitoramento de dados é competitiva e toma melhores decisões. O monitoramento pode revelar problemas ocultos e dar clareza aos processos, facilitando a correção dos desempenhos. 

Ao monitorar os dados disponíveis, fica mais fácil identificar os problemas e agir rapidamente e com eficácia. Empresas que desprezam o monitoramento frequentemente gastam muito tempo, energia e dinheiro buscando a solução ideal para um problema que poderia ter sido previsto. 

Monitorar dados também ajuda a verificar o desempenho de equipamentos e reduzir o desperdício, trazendo mais economia para a empresa. 

Os indicadores do negócio também devem ser atentamente monitorados. Só assim é possível reformular estratégias e tomar decisões com eficácia e assertividade.

A clareza nos processos internos e externos da empresa, então, facilita no conhecimento do negócio, no entrosamento entre servidores e na resolução de problemas.  

Começar pode não ser tão fácil, principalmente se a área de TI ainda não está plenamente desenvolvida ou enfrenta muitos gargalos. Algumas dicas podem ajudar.

Como começar a monitorar dados?

Antes de definir as práticas de monitoramento utilizadas, é necessário identificar quais são os dados a serem monitorados e onde eles estão localizados. Nessa etapa, busque entender quais são os desafios a serem enfrentados e onde estão os gargalos da empresa. 

Com o volume de dados definido, o próximo passo é buscar um software adequado aos desafios do negócio. Atenção: o ideal é que o software se adeque às necessidades da sua empresa. Por isso, identifique o tempo de atualização das informações. 

Para dados que precisam ser atualizados imediatamente, é preciso que o software possua essa capacidade. Já se isso não é necessário, a atualização pode ser feita periodicamente, como diariamente ou mesmo de hora em hora, se necessário. Conhecer as suas necessidades é essencial!

Para um monitoramento de dados bem feito, é possível contar com a ajuda da 4infra, que oferece suporte e consultoria de TI para sua empresa. 

A 4infra possui um sistema de gerenciamento e monitoramento remoto da infraestrutura. Além de ser uma ferramenta segura e eficaz, por ser remota, também é mais econômica e prática.

O sistema de monitoramento de dados da 4infra também é escalável, já que permite o aumento no sistema de gerenciamento de acordo com o crescimento do negócio. Não coloque limites ao seu negócio! 

Para começar a monitorar os dados da sua empresa de forma eficaz, conte com a 4infra. Solicite sua consultoria e não deixe de desenvolver já o setor de TI da sua empresa! 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down