(031) 3195-0580
4infra

Conheça 4 vantagens do framework para segurança da informação

Conheça 4 vantagens do framework para segurança da informação

A segurança da informação é uma das pautas mais discutidas no mundo moderno. Com o avanço tecnológico e praticamente tudo sendo realizado por meio da internet, os dados acabam ficando expostos e fáceis de serem capturados em ataques cibernéticos.

Por causa da complexidade técnica do assunto, hoje as empresas mantêm em sua estrutura uma área dedicada para acompanhar os problemas relacionados à proteção de dados.

No entanto, não basta apenas cuidar de demandas tão urgentes só quando elas aparecem: é indispensável estabelecer uma governança que implemente, de forma preventiva, as melhores práticas em Segurança da Informação.

É aí que entra a ideia do Framework, uma solução criada para auxiliar desenvolvedores a partir de uma estrutura que serve de base para a construção de sites, aplicativos e softwares. Ele tem um esqueleto pré-definido e pode ser alterado conforme as particularidades de cada projeto.

Por ser um pacote de dados genérico, quando o profissional inicia uma nova ação no framework, o conjunto de códigos já está pronto. Isso evita a necessidade de iniciar o trabalho do zero a cada nova demanda.

De modo geral, os frameworks funcionam como uma enciclopédia: reúnem as melhores práticas sobre o tema e são uma solução rápida, confiável e baseada na experiência de quem utiliza o processo.

Como o framework pode auxiliar na segurança da informação

Sites, softwares e aplicativos, por mais úteis que sejam, também podem atuar como portas de entrada para acesso de hackers, que buscam brechas para invadir sistemas, infectando máquinas e roubando dados.

Ao optar pelo framework, o gestor vai implementar uma camada a mais de segurança contra várias esferas de ataques, desde as simples até as mais ousadas. Mas quais são as vantagens dessa solução?

Aumenta o controle de segurança

Estabelecer uma estrutura de proteção como o framework reforça a segurança corporativa, gerando mais confiabilidade e protegendo informações pessoais de clientes e dados financeiros.

Por envolver um conjunto de regras e normas, o framework acaba afetando todos os tipos de dados que circulam na organização, melhorando, inclusive, a acessibilidade de cada um deles por pessoas autorizadas.

Gerenciamento de riscos

A cada dia que passa os criminosos desenvolvem novas formas de roubo de informações via internet. Não dá pra dormir no ponto! Riscos assim são gerenciados pelo framework, que trabalha com políticas e processos cuja finalizada é priorizar a proteção contínua das informações.

Códigos sem erros

O framework reduz consideravelmente os erros nos códigos. Isso acontece porque as falhas já foram testadas e resolvidas pelos desenvolvedores do sistema, evitando que qualquer obstáculo prejudique a segurança dos processos corporativos.

Conformidade

Além de tudo isso, um bom framework ainda oferece aos gestores a certeza de que as aplicações estão em conformidade com as regras da empresa, garantindo que elas sejam estruturadas e passíveis de manutenção conforme demanda.

Por isso, os recursos do framework na segurança da informação não devem ser adotados de forma isolada, mas em conjunto, para acompanhar as regras empresariais. Dessa maneira, a sua sistematização vai depender de uma análise completa da organização, levando em consideração seus pontos de melhoria em relação à segurança e aos objetivos do negócio.

 

Se você quer implementar essa solução na sua empresa, entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores estão aptos a desenvolver uma estrutura de segurança da informação com base no framework de acordo com as necessidades de cada cliente.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down