Os quatro pilares da segurança de TI empresarial

Os quatro pilares da segurança de TI empresarial

Nos últimos anos, o investimento em segurança de TI tem sido prioridade do mundo corporativo. A pandemia trouxe um alerta em relação à proteção de dados das empresas, já que os ataques de hackers se intensificaram durante o trabalho home office.

Com o crescimento dos ataques virtuais, que tem como objetivo invadir as redes, vazar dados e parar as operações, muitos líderes passaram a aumentar seus gastos com segurança, uma forma de reduzir riscos virtuais e aumentar a produtividade.

No entanto, para proteger os dados empresariais, não basta simplesmente adquirir ferramentas e achar que está tudo certo. É necessário estabelecer diretrizes e políticas que devem ser seguidas por toda a equipe da empresa, evitando assim que eventuais vulnerabilidades possam afetar o bom desenvolvimento do negócio.

Os pilares de segurança vêm justamente para estabelecer parâmetros e melhorar os níveis de proteção de dados da organização.

O que são pilares de segurança?

Os pilares de segurança são princípios que vão sustentar as práticas, estratégias e políticas de proteção de dados da sua empresa, servindo como base para guiar processos e preservar as informações sensíveis de todo o negócio.

Com o apoio desses pilares, o gestor de TI poderá analisar, planejar e implementar mecanismos de controle, de forma a reduzir riscos, eliminar ameaças e melhorar o gerenciamento das informações no ambiente digital.

É debaixo desse princípios que todos os dados corporativos estarão armazenados e protegidos e as organizações, garantindo assim uma vantagem competitiva no mercado. 

Para que sua empresa consiga definir estratégias e enxergar os melhores caminhos  tecnológicos, é preciso levar em consideração os quatro pilares da segurança de TI empresarial. 

Veja:

Confidencialidade

A confidencialidade é o primeiro pilar de segurança da informação, pois diz respeito ao modo como ocorre a proteção dos dados para evitar os ataques cibernéticos. Em outras palavras, são criadas regras e ações preventivas com o intuito de garantir a privacidade de conteúdos pessoais, sensíveis, financeiros e demais informações sigilosas.

Ou seja, esse princípio garante que os arquivos estejam acessíveis a todos os usuários autorizados, mas protegidos de pessoas não autorizadas, incluindo medidas de proteção como controle de acesso, criptografia, senhas e outras estratégias que visam garantir a confidencialidade e segurança das informações.

Integridade

A integridade na segurança prevê a preservação, precisão, consistência e confiabilidade das informações em todo o seu ciclo de vida. Isso quer dizer que nenhum dado deve ser alterado indevidamente.

Para que esse pilar seja erguido e sustentado, a TI deve desenvolver mecanismos  para evitar brechas que causem falhas em  arquivos e documentos. Normalmente, a integridade dos dados é afetada por erros humanos, falhas nos processos, ataques virtuais e falta de uma política adequada de segurança.

Disponibilidade

O pilar disponibilidade tem a ver com os acessos de dados a qualquer momento no sistema da empresa. Ou seja, para que o sistema atue de forma útil e eficaz, é fundamental que as informações estejam disponíveis, sempre que necessário.

Para cumprir esse requisito, a área de TI deve implementar algumas estratégias para manter, com maior frequência, os dados ativos no sistema como:

  • Atualização periódica dos sistemas;
  • Utilizar largura da banda compatível com as necessidades do seu negócio;
  • Desenvolver um Plano de Recuperação de Desastres;
  • Manutenção dos hardwares;
  • Eliminação de falhas de softwares.

Autenticidade

Esse pilar diz respeito à legitimação do colaborador para acessar, transmitir e receber determinadas informações. Isso é, são mecanismos que validam a autorização do usuário para entrar em redes, sistemas e arquivos.

Para isso utiliza-se recursos como login e senha, criptografia, autenticação biométrica e qualquer outra ação que confirme a veracidade de um determinado registro.

 

Se sua empresa ainda não tem os quatro pilares da segurança de TI descritos e com as suas ações implementadas? Você corre um sério risco de ver sua rede invadida por criminosos digitais, podendo causar danos nos sistemas e operações, além  de prejuízos financeiros.

A melhor estratégia é ter uma parceria com uma empresa de consultoria de TI, como a 4Infra, para te ajudar a montar todos esses princípios. Entre em contato com a gente e vamos conversar!

#SegurancadeDados #SegurancaemTI #GestaodeTI

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
11 de abril de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

chevron-down