Empresas, repartições públicas, órgãos governamentais e até mesmo usuários individuais sofrem ameaças e agressões de botnets. Elas disseminam malwares que podem causar diversos prejuízos, desde inconvenientes como o disparo de spams à roubos de dados e extorsão de suas de vítimas.
Botnet é um conjunto de programas, tipo Cavalo de Tróia, instalado em vários computadores para violar a segurança dos usuários, assumindo o controle de cada um deles e organizando as máquinas em uma rede que pode ser gerenciada remotamente.
A palavra bot vem de robot (robô) e se refere ao fato de que uma máquina comprometida pode ser controlada a distância. Os computadores infectados por bots são chamados de zumbis, e as redes formadas por vários zumbis são classificadas de botnets (redes de robôs).
A segurança da informação é um dos assuntos mais debatidos do mundo, sendo de conhecimento dos gestores de TI as variedades de bots que circulam na internet. Muitos desses malwares conseguem ser reconhecidos e bloqueados por antivírus, já outros são mais resistentes e podem causar muitos danos à organização.
As botnets formam redes de máquinas infectadas, comandadas remotamente por criminosos virtuais – os chamados “hackers”. Todos os computadores, tanto os domésticos quantos os corporativos, estão na mira de ataques. Ou melhor, assumem essa posição vulnerável quando o invasor encontra, ali, alguma brecha para controlar o sistema e ter acesso às informações privadas.
A partir de um ambiente de comando, alguém mal intencionado utiliza diversas técnicas para contaminar computadores pessoais e corporativos e demais dispositivos conectados à internet. De maneira remota, os hackers instalam vírus que não prejudicam, no primeiro momento, o funcionamento dos equipamentos. Eles ficam parados, como zumbis, esperando serem acionados.
Com o disparo do programa malicioso é possível reconhecer um computador infectado por um botnet. Os sinais são semelhantes a outros tipos de malwares: lentidão das máquinas, mensagem de erro, acionamento repentino da ventoinha enquanto o equipamento está ocioso ou outro tipo de comportamento estranho.
Esses indícios podem mostrar que seu computador está sendo usado por outra pessoa.
Todos os dias, milhares de computadores são infectados pelas botnets, causando danos financeiros e perda de dados. Se você é gestor, consegue imaginar quantas informações estratégicas são manipuladas e armazenadas em uma organização. Essa quantidade, a qualidade e a privacidade dos dados são itens que precisam ser preservada para o desenvolvimento dos negócios.
Sendo assim, a perda de informações para as botnets pode causar grandes transtornos para gestores e colaboradores. Isso impacta negativamente companhias que não estão preparadas para enfrentar os desafios do novo milênio em segurança.
Hoje em dia, praticamente, todo mundo possui antivírus em suas máquinas pessoais e corporativas. Os programas costumam ser eficazes na remoção dos bots, mas, mesmo usando medidas básicas de proteção, os equipamentos ainda podem continuar contaminados.
Para evitar que os ataques das redes zumbis atrapalhem seus planos, elaboramos algumas dicas para aumentar a segurança nos computadores:
A segurança física dos equipamentos é uma grande preocupação para quem trabalha com meios digitais. Para que seu computador não fique vulnerável a possíveis ataques, é muito importante se precaver.
Nesse sentido, ter mecanismos de segurança adequados ao seu tipo de negócio é fundamental. Quer dispor dessa possibilidade de defesa? Busque uma consultoria de TI, como a 4infra, para ter todo o suporte necessário.
Se o objetivo é se proteger contra as botnets, entre em contato com a gente.