(031) 3195-0580
4infra

O que são botnets e porque são prejudiciais

O que são botnets e porque são prejudiciais

Empresas, repartições públicas, órgãos governamentais e até mesmo usuários individuais sofrem ameaças e agressões de botnets. Elas disseminam malwares que podem causar diversos prejuízos, desde inconvenientes como o disparo de spams à roubos de dados e extorsão de suas de vítimas.

Botnet é um conjunto de programas, tipo Cavalo de Tróia, instalado em vários computadores para violar a segurança dos usuários, assumindo o controle de cada um deles e organizando as máquinas em uma rede que pode ser gerenciada remotamente.

A palavra bot vem de robot (robô) e se refere ao fato de que uma máquina comprometida pode ser controlada a distância. Os computadores infectados por bots são chamados de zumbis, e as redes formadas por vários zumbis são classificadas de botnets (redes de robôs).

A segurança da informação é um dos assuntos mais debatidos do mundo, sendo de conhecimento dos gestores de TI as variedades de bots que circulam na internet. Muitos desses malwares conseguem ser reconhecidos e bloqueados por antivírus, já outros são mais resistentes e podem causar muitos danos à organização.

Como surgem as botnets

As botnets formam redes de máquinas infectadas, comandadas remotamente por   criminosos virtuais – os chamados “hackers”. Todos os computadores, tanto os domésticos quantos os corporativos, estão na mira de ataques. Ou melhor, assumem essa posição vulnerável quando o invasor encontra, ali, alguma brecha para controlar o sistema e ter acesso às informações privadas.

A partir de um ambiente de comando, alguém mal intencionado utiliza diversas técnicas para contaminar computadores pessoais e corporativos e demais dispositivos conectados à internet. De maneira remota, os hackers instalam vírus que não prejudicam, no primeiro momento, o funcionamento dos equipamentos. Eles ficam parados, como zumbis, esperando serem acionados.

Com o disparo do programa malicioso é possível reconhecer um computador infectado por um botnet. Os sinais são semelhantes a outros tipos de malwares: lentidão das máquinas, mensagem de erro, acionamento repentino da ventoinha enquanto o equipamento está ocioso ou outro tipo de comportamento estranho.

Esses indícios podem mostrar que seu computador está sendo usado por outra pessoa.

Como evitar as botnets

Todos os dias, milhares de computadores são infectados pelas botnets, causando danos financeiros e perda de dados. Se você é gestor, consegue imaginar quantas informações estratégicas são manipuladas e armazenadas em uma organização. Essa quantidade, a qualidade e a privacidade dos dados são itens que precisam ser preservada para o desenvolvimento dos negócios.

Sendo assim, a perda de informações para as botnets pode causar grandes transtornos para gestores e colaboradores. Isso impacta negativamente companhias que não estão preparadas para enfrentar os desafios do novo milênio em segurança.

Hoje em dia, praticamente, todo mundo possui antivírus em suas máquinas pessoais e corporativas. Os programas costumam ser eficazes na remoção dos bots, mas, mesmo usando medidas básicas de proteção, os equipamentos ainda podem continuar contaminados.

Para evitar que os ataques das redes zumbis atrapalhem seus planos, elaboramos algumas dicas para aumentar a segurança  nos computadores:

    • Jamais abra e-mails considerados suspeitos;
    • Evite clicar em links desconhecidos, seja através de e-mail, redes sociais ou banners;
    • Cuidado ao fazer login em sites desconhecidos;
    • Evite guardar informações sigilosas, como senha de cartão de crédito, no computador ou smartphone;
    • Tenha um bom antivírus para manter seus dispositivos seguros contra ataques maliciosos;
    • Instale um firewall para criar uma barreira entre o computador e os hackers;
  • Mantenha as versões atualizadas de todas as aplicações.

A segurança física dos equipamentos é uma grande preocupação para quem trabalha com meios digitais. Para que seu computador não fique vulnerável a possíveis ataques, é muito importante se precaver.

Nesse sentido, ter mecanismos de segurança adequados ao seu tipo de negócio é fundamental. Quer dispor dessa possibilidade de defesa? Busque uma consultoria de TI, como a 4infra, para ter todo o suporte necessário.

Se o objetivo é se proteger contra as botnets, entre em contato com a gente.


25 de fevereiro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down