Filtro web x Firewall: Qual a diferença?

Filtro web x Firewall: Qual a diferença?

Ultimamente, o que mais tem preocupado as organizações é a questão da segurança na rede de dados. Por mais cuidado que se tenha, é difícil controlar tudo que transita pelos computadores.

O uso da internet é imprescindível para que o negócio funcione e dê retorno financeiro e de produtividade para a companhia. Contudo, ela pode ser a entrada de conteúdos maliciosos que danificam as máquinas, deixam os sistemas inoperantes e colocam em risco a segurança dos dados da empresa.

Para melhorar a proteção da sua rede de dados é possível contar com dispositivos que deixam o ambiente corporativo mais seguro. Dentre eles estão o Filtro Web e o Firewall.

Filtro Web

O Filtro Web é um software que restringe o acesso a determinados sites que podem conter malwares, informações inadequadas que não cabem no contexto da organização, além de programas suspeitos que podem prejudicar a segurança das informações.

Eles são frequentemente instalados como extensão do navegador, ou seja, um programa autônomo de computador e, também, parte de uma solução global de segurança.

Como funciona?

O acesso a internet é realizado através de um filtro. Cada pessoa ou setor são avaliados individualmente, levando em consideração as devidas necessidades para desenvolver um bom trabalho.

Exemplo: o funcionário da área de almoxarifado não tem necessidade de entrar, por exemplo, em páginas de redes sociais no horário de trabalho. Em contrapartida, o setor de Comunicação precisa ter essa permissão para atualizar conteúdos e responder aos comentários dos clientes.

O interessante dessa aplicação é que ela atribui aos funcionários e colaboradores todas as informações e detalhes dos seus acessos à internet, sendo possível gerar relatórios de acompanhamento das entradas em sites e seus respectivos horários.

O Filtro Web é um recurso bastante utilizado em empresas que querem bloquear conteúdos indesejados que possam não apenas dispersar a atenção dos usuários, como também permitir a entrada de vírus e malwares na rede de dados da companhia.

Firewall

Já o Firewall é um programa que filtra a informação que chega pela internet. A partir de regras pré-definidas, a solução analisa o tráfego de dados para determinar as operações que podem ser realizadas na companhia.

Ele funciona como uma “parede de fogo” que cria uma barreira de defesa que impede a transmissão de conteúdos indesejados. Com o Firewall é possível restringir o tráfego de determinadas informações, programas no computador do usuário ou em toda rede da organização.

No entanto, limitar o acesso do colaborador a todos os recursos não é o ideal, por isso a necessidade de criar regras de autorização para o uso das aplicações. Por exemplo, muitas organizações não permitem a entrada de funcionários nas páginas do Facebook, Instagram, Linkedin e outras redes sociais.

Contudo, o Firewall pode ser configurado para permitir o acesso a essas páginas a algumas áreas estratégicas da companhia, como Comunicação e Marketing, e, também, programar para que todos os funcionários tenham essa permissão em horários fixos, como período de almoço e final do expediente.

Existem vários tipos de Firewalls, inclusive os mais avançados que oferecem reforço em procedimentos de autenticação de usuários e no direcionamento de tráfego mais específico.

Qual dos dois utilizar?

Os diferentes modelos de Firewall existentes no mercado se adequam aos diversos cenários, tudo vai depender do tamanho e características da empresa e do sistema operativo.

É inegável que tanto o Firewall quanto o Filtro Web mantêm o ambiente da sua empresa seguro. Todos os dois são ótimos recursos que automatizam o controle de segurança, eliminando riscos e todos os tipos de ataques virtuais.

Para optar por uma das soluções, ou quem sabe a instalação das duas, é importante avaliar a atuação do negócio, os mecanismos já utilizados e as prioridades de acesso de cada usuário, dentre outros aspectos. Só assim é possível determinar a aplicação ideal para cada organização.

A recomendação é buscar uma empresa especializada nesse tipo de suporte, como a 4infra, para fazer análise da rede corporativa e indicar o melhor recurso.

Entre em contato com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
1 de março de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados

chevron-down