O que são e como implementar redes de telefonia?

O que são e como implementar redes de telefonia?

Contar com boas redes de telefonia na organização pode gerar benefícios inestimáveis ao negócio. Estamos falando de melhora significativa na comunicação entre os seus funcionários, aproveitando a estrutura local - o que reduz bastante os custos.

Redes de telefonia ou de telecomunicações são conjuntos operacionais contínuos de circuitos e equipamentos que compreendem toda a infraestrutura necessária para atender aos serviços do usuário final. Elas podem ser descritas como "um sistema integrado de fios, cabos, terminais e um vasto conjunto de acessórios", tudo isso com o objetivo de interligar os usuários à uma central telefônica. Em outras palavras, é  a instalação planejada e correta do cabeamento e de todos os equipamentos.

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas estão trocando a forma tradicional por meio de telefones fixos e linhas por soluções a partir da nuvem,  unificando redes múltiplas de vídeo, voz, dados, aplicativos e mobile. Todo esse pacote fica disponível a partir de uma plataforma moderna que atende perfeitamente às necessidades do negócio.

Modernização do sistema de telefonia

Quando pensamos em redes de telefonia, logo nos vem à mente inúmeros cabos e fios passando pelos escritórios e que ligava a uma central telefônica enorme e cheia de conectores e dispositivos físicos. 

Isso não existe mais. 

A rede de telefonia está ligada a todo o sistema de comunicação digital da empresa, permitindo ligações com mais qualidade e serviços bem mais em conta.

A telefonia na nuvem é a evolução do sistema tradicional de PABX utilizados nas empresas, ocorrendo a transmissão dos dados via internet a partir da conversão de dados analógicos em digitais.

A tecnologia IP tem sido adotada por diversas empresas que buscam melhorias nos seus processos. Responsável por trafegar os dados (voz, vídeo e outros) em rede, ela simplifica os sistemas de segurança e monitoramento.

Para se ter uma ideia, uma empresa de call center, hoje em dia, pode apenas contratar um bom plano de internet para fazer as ligações da companhia, possibilitando uma grande economia na conta de telefone.

Para usufruir desse e outros benefícios, é preciso implementar uma central de  telefonia IP para alcançar os melhores resultados para o seu negócio. Assim, é preciso ter as ações abaixo:

Análise da rede Lan/Wan

Uma internet estável é ponto de partida para o funcionamento de telefonia IP.  Só assim é possível transmitir os dados com maior confiabilidade. Por esse motivo, analisar a rede LAN WAN é fundamental para saber se a velocidade disponível de banda será capaz de obter o desempenho desejado.

Além disso, é essencial avaliar o estado dos roteadores e dos switches. Caso sejam muito antigos ou estejam danificados, podem impactar na qualidade das ligações, provocando oscilações durante as chamadas.

Identificar demandas do serviço de rede

O próximo passo é criar um mapa de rede para definir os tipos de serviços que serão utilizados. O objetivo dessa fase é identificar possíveis falhas na rede e solucioná-las da melhor maneira, a fim de suportar o aumento do tráfego.

Escolha do dispositivo

Após as avaliações, é hora de selecionar o dispositivo para fazer as ligações. Existem os telefones com a tecnologia IP incorporada em sua construção e o adaptador para aparelhos analógicos, que converte a chamada em digital.

Uma das opções mais utilizadas no meio corporativo é o Softphone, um software que funciona em computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos. Ele  é responsável por mediar as chamadas via IP, sem a necessidade do uso de aparelhos auxiliares.

Os benefícios de implementar redes de telefonia para uso digital são muitos: menor custo, melhoria da produtividade, mobilidade e a possibilidade de realizar múltiplas funções, como fazer reuniões e enviar arquivos.

Se sua empresa necessita de uma  rede de telefonia moderna, não perca mais tempo! Venha conversar com os consultores da 4Infra e tenha uma solução personalizada para o seu tipo de negócio.

#RedesdeTelefonia #TelefoniaMovel #ProjetodeTelefonia

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
11 de julho de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down