(031) 3195-0580
4infra

O que você precisa saber sobre Protocolo SIP

O que você precisa saber sobre Protocolo SIP

Já ouviu falar sobre a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol ou Protocolo de voz sobre Internet) e suas vantagens de economia para a realização de telefonemas? Aposto que sim. Para empresas, essa novidade já se espalhou e conquistou adeptos aos montes. O protocolo SIP (Session Initiation Protocol ou Protocolo de iniciação de Sessão) é o que movimenta esse tipo de inteligência em todo o mundo.

Com ele, você pode iniciar sessões de telecomunicação com outros usuários do mesmo sistema.

Essas sessões podem ser entendidas como as tradicionais ligações telefônicas, as quais deixamos ligeiramente de lado com tantos aplicativos de mensagens gratuitas atualmente. Chamadas de vídeo também são permitidas nessa modalidade, além das conferências entre mais participantes.

Para começar a usar o SIP, um novo número deverá ser incorporado, funcionando como o seu contato naquele meio. As ligações acontecerão depois da configuração do número a algum servidor.

A implementação em sistemas como Java e Pearl acontece de modo simples, por sua linguagem similar e arquitetura HTTP. Em tradução mais informal: o servidor será o responsável por enviar e receber informações entre usuários, facilitando sua comunicação na rede VoIP.

Vantagens do protocolo SIP

Para uso do aplicativo, é necessário conexão à internet de qualidade. Assim, tanto quem realiza quanto quem recebe a ligação podem conversar por áudio, vídeo, texto e compartilhar dados em smartphones, computadores e tablets.

Mesmo com tantos recursos disponíveis, a função principal do SIP —  e que agrada as empresas — é a possibilidade de ligações a um preço muito mais baixo que o oferecido pelas telefonias brasileiras. Ainda assim, as possibilidades do SIP podem ser exploradas em outras áreas. Jogos e ramos educacionais, por exemplo, já mostram interesse pela tecnologia.

Tipos de Protocolo SIP

Os servidores SIP são divididos em três categorias: proxy, registro e redirecionamento. Todos eles podem ser instalados em um mesmo aparelho eletrônico. Mas, qual a diferença entre eles?

SIP Proxy: aqui, a intenção é a facilitação entre a o envio e recebimento de mensagens do protocolo SIP. Ele será o responsável por analisar para onde a mensagem deverá ser disparada. Esse também é o meio para registrar essas ações, gerando bilhetes que auxiliam na contabilização ou em ações judiciais.

Servidor de registro: sempre que uma nova requisição for recebida pelo servidor, o registro informa, por meio de integração ao proxy e ao redirecionamento, que a anotação foi concluída com êxito.

Servidor de redirecionamento: o redirecionamento também será útil para localizar de onde vem a requisição do interlocutor, mas sem enviá-las ao protocolo SIP. Ao contrário, ele apenas responde ao remetente qual é o endereço do destinatário para que a chamada seja completada.

A segurança dos dados transmitidos durante esse processo é um item de atenção à lista de prós e contras. Além disso, a qualidade de tráfego de dados deve ser impecável a fim de evitar que a ligação tenha falhas de áudio.

Por que o Protocolo SIP é tão importante nas empresas?

Depois de saber como é o funcionamento desse sistema inovador e relativamente simples, vamos esclarecer porque as companhias aderiram tão rapidamente à novidade. A lista longa de vantagens da ferramenta é o grande atrativo, principalmente por permitir ligações para qualquer lugar do mundo, desde que haja conexão à internet.

Outra vantagem é não precisar estar preso a um determinado local para realizar as chamadas de vídeo ou envio de texto. A flexibilidade e mobilidade da ferramenta permite a realização de conferências mesmo em trânsito. Além disso, o desvio de chamadas indesejadas pode ser automatizado a partir da definição da localização do usuário.

Quando impossibilitado de atender uma chamada, o cliente SIP pode encaminhar ligações para outro número, inclusive, de outra cidade ou enviá-la ao seu e-mail de voz para ouvi-la mais tarde.

Clientes de qualquer operadora podem aderir ao Protocolo SIP e usufruir de vantagens como preço mais em conta para realização de telefonemas e redução no congestionamento de linhas na empresa ou quedas nas ligações.

Mesmo com uma nomenclatura complicada, o Protocolo SIP é muito mais simples do que parece. Mas, caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, estamos prontos a respondê-la e conversar um pouco melhor sobre o funcionamento dessa tecnologia.

Deixe um comentário ou entre em contato conosco para saber mais!


10 de julho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down