10 riscos de uma rede ineficiente

10 riscos de uma rede ineficiente

A tecnologia é a base para que qualquer tipo de negócio dê certo. Ela facilita a interação entre os usuários e melhora os processos, favorecendo a dinâmica e os resultados da organização.

No entanto, não basta apenas um computador e uma internet para manter a empresa operando. É necessário uma rede eficiente para garantir o acesso a inúmeros recursos com qualidade e segurança.

Redes de computadores são dispositivos interconectados que podem trocar dados e compartilhar recursos entre si. Para isso, utilizam um sistema de regras, também conhecidos como protocolo, para transmitir informações por meio de tecnologias físicas e sem fio.

Essa solução oferece não somente conectividade, mas é essencial para a transformação digital e o sucesso das empresas. Isso porque os seus recursos são mais programáveis, automatizados e seguros.

No entanto, uma rede ineficiente pode trazer uma série de problemas para a sua empresa, causando 10 riscos que vão comprometer o desempenho do seu negócio. Veja:

Lentidão para iniciar as máquinas

Uma rede ineficiente provoca lentidão ao iniciar as máquinas. Isso acaba trazendo certa frustração nos usuários que precisam iniciar com rapidez as suas atividades. O computador demora para abrir, retardando as operações e entregas da empresa.  Isso pode ocorrer devido a falha no sistema operacional, problemas no cabeamento ou excesso de programas em segundo plano, entre outros.

Fraco desempenho das páginas da internet

Para gerar mais rapidez no trabalho, a disponibilidade e o tempo de carregamento das páginas da Web são primordiais em qualquer negócio. Se você está realizando uma venda, mas em função do fraco desempenho das páginas da internet o navegador passa apresentar falhas, isso vai dificultar o acesso ao sistema e, consequentemente, o fechamento do negócio.

Ambiente virtual não-confiável

Se a rede é ineficiente, todo o ambiente virtual passa a não ser confiável, visto que se torna complexo identificar problemas que poderiam ser solucionados com mais rapidez se toda a infraestrutura estivesse em pleno funcionamento.

Ataque DDoS

Em função da vulnerabilidade da rede, os ataques DDoS (Ataques Distribuídos de Negação de Serviço) podem ser mais comuns do que se pensa. A função desses ataques é tornar o servidor indisponível para acessos, prejudicando as operações da empresa como um todo.

Falha na proteção dos computadores

A má configuração de softwares, como firewall e antivírus, deixa a rede vulnerável e ineficiente, deixando os computadores suscetíveis a ataques de ransomwares (software de extorsão) e malwares (software malicioso) de todas as espécies.

Interceptação de dados

Uma rede vulnerável cria abertura para a interceptação de dados. Ou seja, captar o fluxo de comunicação interpessoal no momento que ela acontece. Isso quer dizer que você pode estar trocando mensagens sigilosas com a gestão e algum hacker a intercepta com o objetivo de tirar proveito financeiro.

Problemas na expansão da rede

Redes ineficientes também são resultados de saturação de canaletas, sucatas eletrônicas e cabos, conectores, racks e switches danificados. Isso pode prejudicar qualquer tipo de adaptação para uma possível expansão na sua rede.  

Falha na restrição de acessos

Existem conteúdos fundamentais para o funcionamento da organização e, por isso,  não são abertos a todo mundo. Por serem estratégicos, ficam restritos apenas a um grupo gerencial e bloqueados para o restante da empresa.

Quando há ineficiência em uma rede, essas informações podem parar em mãos erradas, aumentando o risco de vazamento de dados sensíveis do negócio.

Cortar acesso a softwares e serviços

Como a rede está vulnerável, hackers podem invadir sistemas e cortar o acesso a softwares e serviços. Assim, os colaboradores ficam impedidos de conectar outlook, sistemas de cadastros, teams, entre outros.

Dificuldade em fazer backup

O backup é uma cópia de segurança que se faz dos dados sensíveis da organização, sendo uma forma de se precaver de um possível desastre, roubo de informação ou quebra de equipamento. Devido à ineficiência da rede existe o risco  de que as cópias não sejam realizadas, colocando em xeque os protocolos de segurança da empresa.

Não deixe que a ineficiência da rede arruine o seu negócio. Invista em monitoramento constante, com o objetivo de evitar riscos com os citados nesse post. Por isso, conte com a 4Infra. 

Somos uma consultoria em TI focada em empresas de pequeno e médio porte que muitas vezes não contam com um departamento de tecnologia exclusivo.

Entre em contato com a gente e vamos conversar!

#InfraestruturadeRede #SegurancadaInformacao #Vulnerabilidades

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
4 de maio de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
PowerShell: o que é e para que serve?
8 de dezembro de 2023
Gerenciamento de e-mails com Exchange Online
6 de dezembro de 2023
Desmistificando o Power BI: transformando dados em decisões estratégicas
4 de dezembro de 2023
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
1 2 3 155

chevron-down