Entenda para que serve o VMware Workstation e como ele pode agregar em flexibilidade, redução de custos e de espaço, e mais rapidez para as atividades do seu negócio.
A VMware é uma empresa de software especializada em virtualização e computação em nuvem que abrange uma ampla área de setores do mercado, desde funções para desktops, até mesmo data centers.
Dentre os serviços oferecidos pela empresa está o VMware Workstation, uma linha de produtos de hypervisor de desktop que permite aos usuários executar máquinas virtuais, contêineres e clusters de kubernetes.
De maneira prática, o VMWare Workstation é um virtualizador que permite aos usuários configurar várias máquinas virtuais (VM´s) e usá-las simultaneamente com a máquina real.
Assim, cada máquina virtual pode executar seu próprio sistema operacional, como o Windows, Linux ou variantes do BSD.
Mas, se você não é da área de TI, pode estar se perguntando:
Uma máquina virtual é um programa que permite rodar um sistema operacional dentro de outro.
Criada dentro de um ambiente de processamento chamado host, ela permite que várias máquinas virtuais funcionem simultaneamente.
Assim, a máquina virtual é um software com a mesma finalidade que o dispositivo físico que executa aplicativo e sistema operacional, que se comporta como sistemas de computador separados.
Os produtos VMware Workstation funcionam por meio de funções especiais em CPUs x86 modernas de 64 bits para criar máquinas virtuais totalmente isoladas e seguras.
A camada de virtualização VMware mapeia os recursos de hardware físico para os recursos virtuais de uma máquina virtual, de modo que cada máquina virtual tenha sua própria CPU, memória, discos e dispositivos de entrada/saída, bem como o equivalente exato de uma máquina x86 padrão.
Dessa forma, o VMware Workstation é instalado no sistema operacional host e oferece amplo suporte a hardware, já que herda o suporte a dispositivos.
Como vimos, o VMware Workstation permite criar um ambiente virtualizado em seu sistema operacional principal. Assim é possível instalar e executar outros sistemas e aplicações, sem a necessidade de configurar um hardware físico adicional.
Por isso, a aplicação é útil para uma variedade de fins, como:
Além disso, o Workstation também oferece recursos avançados de gerenciamento e configuração de máquina virtual, permitindo que os usuários ajustem as configurações de hardware virtual, com o objetivo de otimizar o desempenho das VMs em seus sistemas
É possível encontrar diversos benefícios na utilização de máquinas virtuais, como VMware Workstation, e aqui destacamos os que melhor atendem às empresas em geral:
A utilização de máquinas virtuais é um avanço que traz melhor desempenho nas tarefas de TI.
Contudo, é recomendado a contratação de profissionais especializados, de forma a trazer benefícios efetivos para o negócio, evitar retrabalho e instalações mal sucedidas.
A 4Infra conta com soluções que comportam essa tecnologia e temos consultores prontos para atender a demanda da sua empresa. Entre em contato conosco e vamos conversar.