Nunca se falou tanto em segurança da informação como se tem feito agora. E o assunto não é debate apenas nas grandes corporações: as pequenas e médias empresas engrossam esse coro, procurando recursos mais eficientes para a proteção dos dados.
Afinal, estamos na era da informação – e ela vale muito para todo tipo de negócio.
Manter a segurança de dados corporativos não é simplesmente deixá-los armazenados em uma pasta “secreta” no computador, mas protegê-los dos ataques criminosos que os bombardeiam o tempo todo.
Para combater as ameaças digitais, os gestores precisam pensar em estratégias que tenham como objetivo blindar a rede corporativa dos perigos cibernéticos. Nessa jornada, não basta apenas implantar ferramentas e métodos de segurança: é preciso comprovar que as medidas adotadas estão dando certo.
Para isso, são utilizados KPIs, ou indicadores de performance. As KPIs de segurança de dados, por sua vez, medem se o protocolo adotado está atingindo as metas e mantendo a conformidade dos processos.
Com base nos indicadores performance, o gestor de TI consegue checar o funcionamento de segurança da informação e fazer melhorias nos controles, políticas, sistemas e processos da organização.
A questão é: quais indicadores acompanhar? Afinal, são várias as possibilidades – e escolher todas não é prático ou sequer possível.
Veja os KPIs sugeridos para acompanhar a evolução da sua segurança de dados:
Imagine que todos os dias um setor precisa acessar determinada aplicação de consulta e lançamento de dados, mas a constante indisponibilidade do sistema tem causado atrasos nas entregas dos relatórios. Isso é motivo de preocupação, principalmente se o uso da rede é essencial para o departamento.
A empresa precisa garantir que as informações vão estar sempre disponíveis para os usuários que têm direito a acessá-las. Nesse sentido, o indicador de disponibilidade indica quanto tempo a rede ou sistema ficam no ar diariamente.
É preciso avaliar as disponibilidades conforme o tipo de negócio e as áreas que estão utilizando as ferramentas digitais, levando em consideração que o nível de proteção de dados não é engessado e pode variar de empresa para empresa. Ou seja, um hospital tem uma necessidade de 24 horas, enquanto um comércio pode medir sua disponibilidade essencialmente de 8h às 18h.
Esse indicador de performance é importantíssimo. Nem todos os funcionários precisam ter acesso a tudo que está acontecendo na empresa. É importante estabelecer limites de informação a pessoas, setores ou entidades autorizadas.
O KPI da confidencialidade vai demonstrar quem tem acessado, modificado ou distribuído as informações mais valiosas e estratégicas.
Outro KPI indispensável para a segurança dos dados da organização é o de integridade dos dados. Ou seja, quanto os documentos e informações armazenados no sistema são confiáveis e não sofreram manipulação, conservando as suas características originais.
Esse indicador controla as mudanças nas informações e preservação do seu ciclo de vida na empresa, que vai desde a sua criação até seu descarte.
Os controles lógicos são indicadores que limitam os acessos às informações, colocando algum tipo de bloqueio virtual que impede determinados usuários a ver as informações.
São elas:
Acesso às informações por meio de impressão digital previamente cadastrada no sistema corporativo.
Mecanismo de codificação e decodificação de dados que utiliza algoritmos e cálculos matemáticos para proteger as informações.
Essa é uma solução de segurança com base em hardware ou software que analisa o tráfego de rede para determinar quais transmissões de dados podem ser executadas.
Definir KPIs para segurança de dados corporativos não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não é da área de TI. No entanto, você não precisa entender profundamente todos os indicadores de tecnologia para garantir proteção aos dados, se puder contar com uma consultoria de TI, como a 4Infra, para implementá-los na empresa.
Quer melhorar a performance dos seus sistemas de segurança? Entre em contato com a gente e vamos avaliar suas necessidades!