(031) 3195-0580
4infra

Qual a importância de ter um backup empresarial?

Qual a importância de ter um backup empresarial?

A tecnologia já faz parte da maior parte das empresas atualmente, de modo que ter conhecimento sobre diferentes recursos é essencial. O backup é um deles, e possui uma importância indiscutível na segurança e no registro de dados de um negócio. 

Para entender de maneira simples e prática o motivo pelo qual o backup é indispensável para uma empresa, é preciso entender, em primeiro lugar, o que ele significa. Ele se trata de uma cópia de segurança realizada para proteger arquivos importantes. 

Quem utiliza um tablet ou um computador sabe que esse tipo de equipamento nunca está livre de sofrer panes, independentemente do seu tempo de uso. 

Há casos onde uma máquina comprada nos últimos dias recebeu uma descarga de energia elétrica, o que fez com que o equipamento deixasse de funcionar, enquanto um computador mais antigo funciona com lentidão, mas realiza as funções necessárias. 

Antes de investir em equipamentos para uma empresa, seja em um o registro de qualquer elemento no estabelecimento era feito de maneira física, ou seja, em livros de contabilidade e armazenado em arquivos físicos. 

Mas, como o passar do tempo, contar com recursos tecnológicos, como um notebook novo, tornou-se indispensável, tanto por questões de inovação quanto de produtividade. Assim, os computadores e os documentos digitais estão presentes em qualquer local. 

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia nunca esteve completamente protegida de possíveis problemas. Para resolver essa questão, o investimento em novas soluções se torna necessário, e o backup é uma delas. 

Não à toa, ele é visto como um processo rotineiro na grande maioria das empresas. Assim, entender o que é um backup, as vantagens desse recurso e os tipos que podem ser usados no dia a dia de uma companhia é fundamental. 

Por isso, se você é empresário ou gestor e reconhece que o assunto é valioso para qualquer tipo de negócio, este artigo é para você. Sendo assim, acompanhe a leitura dele e saiba mais sobre o assunto. 

O que é um backup?

Para entender o que é um backup, é possível imaginar o funcionamento de um estúdio para ensaio. A organização e o funcionamento do negócio dependem de uma agenda, de contratos, de compras de produtos e da atuação de colaboradores. 

Todos esses itens demandam registros, que precisarão ser armazenados. Essa é uma exigência por lei, mas também é indispensável para que se tenha um controle adequado da empresa como um todo. 

Os documentos que são gerados nesse processo podem ser conferidos nos computadores da companhia, tanto nos que são utilizados em departamentos administrativos e financeiros, quanto na recepção e até no relógio ponto digital dos funcionários. 

Mas, como mencionado, um desktop nunca está livre de sofrer panes, o que exige que todos esses registros possam ser verificados em diferentes locais. É neste momento que entra a importância do backup empresarial. 

O backup nada mais é do que manter uma cópia de diferentes arquivos, de maneira que qualquer problema que atinja esses documentos não traga problemas para o funcionamento da empresa, já que eles podem ser consultados de outra forma. 

Como é sabido, os documentos de uma companhia apresentam, em grande parte, informações sigilosas, o que implica no armazenamento protegido desses documentos. 

Assim, a depender do local onde eles serão guardados, é essencial que se invista em protocolos e processos de segurança, justamente para que eles estejam sempre bem cuidados e livre de ameaças cibernéticas.

Problemas com o ataque de vírus ou de hackers são muito comuns em grandes corporações, o que mostra a necessidade de se investir em elementos que tornem esses arquivos o mais seguro possível. 

Nesse sentido, uma empresa de locação de espaço comercial que possua um backup dos seus arquivos tem a tranquilidade de saber que conseguirá acessá-los quando necessário.

Além disso, o backup ainda ajuda a visualizar arquivos em diferentes locais, o que torna o trabalho mais ágil e eficiente, principalmente em tempos onde o digital já faz parte do dia a dia dos mais variados tipos de negócios. 

As vantagens de ter um backup empresarial

Quando se pensa em alguns recursos disponíveis no mercado, é importante considerar o que será melhorado no estabelecimento, justamente para que se tenha maior tranquilidade de fazer um investimento em um determinado tipo de ferramenta. 

O backup não se trata apenas de um detalhe dentro de uma organização de gestão patrimonial ou de um escritório de contabilidade, se mostrando como um recurso indispensável em muitos cenários. 

Para entender melhor o que isso significa na prática, é possível listar os principais benefícios que o backup pode trazer para uma empresa, tais como:

  • Restauração de dados;
  • Segurança;
  • Mobilidade;
  • Custo-benefício.

Na sequência, vamos aprofundar cada um deles, então siga na leitura.

1. Restauração de dados

Quem nunca ouviu falar de alguém que tenha perdido todos os seus arquivos digitais e que não possuía uma cópia deles em outro dispositivo? 

Passar por uma situação como essa pode gerar uma série de prejuízos para uma empresa. 

Nesse sentido, ter um backup empresarial pode ser o meio mais simples para que empresas de motoboy consigam ter a tranquilidade de que os seus documentos estarão sempre seguros e facilmente acessíveis quando necessário. 

2. Segurança

Nem sempre o que prejudica um arquivo são os hackers ou os vírus. Em alguns casos, até mesmo a falha humana pode resultar na perda de um documento ou na exclusão indevida dele de um determinado dispositivo. 

Ter um backup é a forma mais direta de ter acesso novamente a este conteúdo, de maneira a garantir a segurança de todas as informações e dados da empresa. 

3. Mobilidade

Poder acessar um arquivo em um dispositivo diferente do que ele foi criado é cada vez mais comum hoje em dia, o que mostra como a mobilidade é indispensável para diferentes profissionais do mercado. 

Uma tabela onde seja possível verificar os projetos de automação industrial em andamento de uma empresa, por exemplo, deve estar facilmente acessível para todos os responsáveis por ela, independentemente do local em que eles se encontram. 

Por isso, o backup é também um benefício para a mobilidade dos profissionais responsáveis por uma empresa. 

4. Custo-benefício

Levando em conta o tamanho da vantagem que se pode colher ao investir em cópias de segurança dos arquivos de uma empresa, é possível dizer que o backup é um recurso com excelente custo-benefício. 

Afinal, a perda de informações relevantes de um estabelecimento pode significar altos prejuízos financeiros, e saber como evitar esse tipo de questão pode ser indispensável para se atuar com maior tranquilidade e responsabilidade. 

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena investir em um backup empresarial, de modo que conhecer os tipos disponíveis no mercado também é importante para identificar qual é a necessidade do seu negócio. 

Os tipos de backup empresariais

Para entender de modo mais aprofundado sobre o tema, é indispensável conhecer os diferentes tipos de backups empresariais que se pode implementar em uma empresa. 

Isso é fundamental, uma vez que um estabelecimento especializado em abertura de cofre possui características diferentes de um escritório de advocacia, o que faz com que uma solução personalizada faça mais sentido na rotina de cada local. 

O backup incremental é aquele que inclui, dentro de uma cópia, as últimas atualizações realizadas em um arquivo. Ele é vantajoso pelo fato de ocupar menos espaço, inserindo apenas os novos dados no documento. 

Já o backup diferencial é aquele que cria um novo arquivo com as informações recentes, criando novas cópias de dados desde o último backup completo realizado. Nesse caso, a recuperação é mais simples, trazendo o modelo completo e o diferencial caso necessário. 

O backup completo é aquele que faz uma cópia de todos os arquivos. Assim, quando é necessário recuperar, a probabilidade de erros é diminuída, uma vez que os documentos estão em menor quantidade e não divididos em diferentes arquivos. 

Onde os backups são armazenados?

Depois de entender melhor os principais tipos de backups empresariais, uma dúvida básica é onde esses documentos serão armazenados nesse processo. 

Para tanto, existem diferentes possibilidades: servidores, HDs externos e serviços de armazenamento em nuvem. 

Tanto os servidores quanto os HDs externos dependem de recursos físicos que precisam ser guardados de maneira especial dentro da empresa. Enquanto isso, a nuvem pode ser um serviço contratado, no qual se faz o armazenamento em um espaço virtual. 

Entender as necessidades específicas de cada empresa é fundamental para escolher o melhor tipo de armazenamento, sendo que a nuvem ganhou grande visibilidade nos últimos tempos pela facilidade de uso, mobilidade e praticidade no dia a dia. 

Independentemente da forma escolhida para armazenar os documentos da sua empresa, garantir que ela tenha um backup é essencial para torná-la mais protegida, mantendo as informações sigilosas do local sempre seguras. 

Por isso, não deixe de garantir que o seu negócio tenha um backup de dados e tenha a tranquilidade de solucionar qualquer tipo de problema envolvendo os arquivos da sua empresa quando necessário.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


1 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down