(031) 3195-0580
4infra

Como garantir a segurança dos dados da sua empresa?

Como garantir a segurança dos dados da sua empresa?

Manter a segurança dos dados da sua empresa é uma prática fundamental, que traz benefícios além do imaginado. Porém, como é possível fazer isso de maneira eficaz?

A importância de garantir a segurança dos dados da sua empresa?

Independentemente da área de atuação, garantir a segurança dos dados da sua empresa é uma prática imprescindível para o dia a dia, além de trazer uma série de benefícios.

Existe uma constante troca e utilização de dados, e muitos desses dados podem ser críticos para o funcionamento do negócio, sendo essencial garantir a segurança destes. Seja impedindo que esses dados caiam na mão da concorrência, evitando perdas, entre outros.

Como proteger os dados importantes da sua empresa?

Existem diversas formas de garantir a segurança dos dados de sua empresa, por meio de atividades práticas, mudanças de atitude e treinamentos ou mesmo com a aquisição de softwares e atualizações de sistemas. Confira algumas delas.

Investir em soluções de segurança

Backup, antivírus e antimalware e outras soluções de segurança são fundamentais para proteger os dados da sua empresa. Dê preferência para softwares de confiança, desenvolvidos por marcas renomadas e que possuam uma lista de recomendações e clientes, preferencialmente da mesma área de atuação que o seu negócio.

Acompanhe as tendências do mercado

Assim como novas ameaças estão surgindo diariamente, também as novas tecnologias e formas de proteção, o que está diretamente relacionado ao tópico anterior. Dessa forma, estar atento a essas novas atualizações e tendências é justamente uma forma de garantir a segurança dos dados, e não deve ter sua importância subestimada.

Realize backups frequentes

O backup é algo fundamental para garantir a segurança dos dados da sua empresa, afinal é por meio dele que esses arquivos importantes poderão ser recuperados caso ocorra algum problema com os dispositivos ou servidores, ou mesmo caso algo seja deletado acidentalmente.

Existem formas de backup interno e externo e essa escolha deve ser feita considerando os benefícios de cada prática, o volume de dados utilizados e as características de cada negócio.

Mantenha os softwares atualizados

Como já citado, novas ameaças surgem constantemente. Por esse motivo, é preciso que seus programas estejam sempre com as últimas atualizações, desenvolvidas justamente para essas novas ameaças.

Certificados digitais e soluções de gerenciamento

Os Certificados Digitais são arquivos eletrônicos que funcionam, basicamente, como uma assinatura virtual, para verificar a identidade de uma empresa e garantir a segurança dos dados em transações e outros serviços eletrônicos.

Já as soluções de gerenciamento configuram o acesso a ferramentas e arquivos, permitindo que apenas colaboradores em funções ou setores específicos consigam utilizá-los, por exemplo.

Criptografia

A criptografia é uma tecnologia que codifica os dados do usuário e permite o acesso e leitura apenas por aqueles que possuam a chave de segurança necessária para decodificar. Essa prática traz segurança para os dados da empresa, evitando a interceptação por hackers, por exemplo.

Cultura de segurança

Ter uma cultura de segurança disseminada dentro da empresa é também um ponto essencial para garantir a segurança dos dados. Para isso, é preciso incluir na educação corporativa o ensinamento de condutas e medidas de segurança para o dia a dia.

Por exemplo, disseminar a necessidade de proteger os dispositivos da empresa com senhas fortes, evitar misturar dados pessoais e empresariais, evitar o uso de redes externas, usar antivírus, entre outras.

Também é interessante realizar treinamentos constantes sobre novas soluções na área de segurança.

Tenha um time ou contrate uma empresa especializada em ti

Uma das melhores formas de sempre manter a segurança dos dados da sua empresa é ter um time de TI à sua disposição, seja por meio de um time interno ou contratando uma empresa especializada. Dessa forma, você tem a segurança de ter alguém cuidando da sua TI e à disposição quando precisar!

Quer contratar as melhores soluções de TI para garantir a segurança dos dados da sua empresa e aproveitar os diversos benefícios? Entre em contato com a 4infra e saiba mais!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down