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Como organizar as senhas dos computadores de sua empresa

Como organizar as senhas dos computadores de sua empresa

A era digital possibilita que, praticamente, tudo seja feito pela internet: desde o download de programas até o acesso de e-mail, passando pelo pagamentos de contas e pesquisas em sites, são inúmeras as atividades possíveis através da utilização de um computador com rede wifi. Por isso optamos por ressaltar a importância de organizar senhas de segurança para sua empresa.

No entanto, a maioria desses logins exige o cadastro de senhas – fora os códigos para entrar nos computadores e sistemas da própria empresa. É aí que começam os problemas para a maior parte das organizações.

Se você utiliza senhas óbvias em todos os acessos, pode estar colocando em risco informações importantes da companhia. Por outro lado, como memorizar códigos elaborados especificamente para cada dispositivo?

Muitos usuários já têm a resposta pronta para isso: basta relacionar as senhas em um programa do Word ou Excel. Na verdade, essa é a melhor forma de entregar o ouro ao bandido.

Afinal, se o criminoso invadir sua máquina e encontrar esse arquivo, ele terá acesso a todos os dados da organização, principalmente os mais confidenciais e estratégicos.

Para assegurar controle e segurança nos arquivos e informações empresariais, separamos algumas dicas de como organizar melhor as senhas dos computadores de sua empresa.

#1 – Crie uma boa senha

O primeiro passo para uma senha considerada forte é evitar colocar nela tudo que for muito evidente, como nomes de filhos, cidade em que nasceu, rua onde mora, data de nascimento, números e letras repetidas.

Ao entrar em um site ou sistema que necessite de criação de senhas, caso seja necessário, siga as instruções da página. Se não houver nenhuma regra para a criação dos códigos, opte por misturar caixa baixa, caixa alta, números, letras e caracteres especiais ($, %, +, =).

#2 – Política de troca de senhas

Existem usuários que mantêm a mesma senha há vários anos e ainda as utilizam em todas as contas. Nesse caso, as combinações de letras e números costumam ser simples para facilitar a memorização.

Se, por um lado, isso é ótimo para o funcionário, por outro, não é tão bom para as empresas. Afinal, os hackers estão sempre de olho em qualquer falha ou brecha para sequestrar informações.

Para um melhor controle dos acessos, muitas empresas adotam políticas que obrigam os usuários a trocarem de senhas em um período mais curto de tempo – a cada 42 dias, por exemplo.

#3 – Memorizar senhas

Vamos combinar que, embora essa seja uma dica bastante útil (afinal, ainda não inventaram um dispositivo que entre no cérebro e leia as memórias), não é fácil lembrar de todas as senhas que utilizamos para acessar conteúdos pessoais e profissionais.

Uma dica para facilitar os acessos é utilizar códigos nada óbvios para os outros, mas que façam sentido para você. Escolha uma palavra significativa e misture letras, números e caracteres.

#4 – Organizadores de senhas

Caso você não se identifique com a dica acima, a tecnologia pode te ajudar. Afinal, nem sempre é possível confiar totalmente na memória.

Existem inúmeras opções de gerenciadores de senhas para auxiliar na criação e organização de todas as chaves de segurança. Contudo, é preciso avaliar cada plataforma e verificar se o que é oferecido se adapta à realidade da organização. Veja algumas sugestões:

Keepass

Keepass é um administrador de senhas gratuito e de código aberto, principalmente para Windows.

LastPass

O LastPass é um serviço de gerenciador de senhas, disponível como plug-in para navegadores como Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari.

senha seguraDashlane

O aplicativo Dashlane está disponível no Mac, Windows, iOS e Android. Esse gerenciador de senhas permite que os usuários sincronizem, com segurança, seus dados entre um número ilimitado de dispositivos em todas as plataformas.

#5 – Autenticação em duas etapas

É um recurso que exige não só a senha, mas, também, um código enviado para o celular, via SMS. Na prática, isso dificulta que invasores acessem suas informações, incluindo as que tenham senha.

#6 – Organização da infraestrutura de TI

A cada dia que passa, novas soluções tecnológicas surgem no mercado. Ter uma infraestrutura organizada de TI é a melhor forma de se preparar para todas as demandas da empresa.

Esse setor irá avaliar as necessidades da organização e identificar as melhores alternativas para a resolução dos problemas gerenciamento de senhas.

Quer saber como organizar as senhas dos computadores da sua empresa? Com a ajuda de uma consultoria especializada em TI, como a 4infra, você terá as orientações necessárias para tomar sua decisão.

Entre em contato com a gente!


22 de janeiro de 2019

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