Software pirata: o que fazer?

Software pirata: o que fazer?

O uso de software pirata, infelizmente, ainda é muito comum. Na tentativa de economizar, muitas pessoas acabam se envolvendo em uma enrascada que pode comprometer toda a segurança da sua infraestrutura de TI.

Possuir um software licenciado faz toda a diferença em seu resultado final. Por ele, sua equipe de TI terá acesso a ferramentas que não teria se utilizasse a versão pirata do software escolhido. 

Mas se você já cometeu esse erro e quer reverter o problema, não se preocupe! Legalizar a licença do seu software é simples, rápido, e pode prevenir muitos problemas futuros.

Por que licenciar o seu software pirata?

Aqui na 4infra, prezamos sempre pela prevenção. Sabemos que o processo de recuperação de dados, por exemplo, pode trazer consequências devastadoras para o seu negócio.

Por isso, batemos na tecla: não utilize software pirata e inclua na cultura empresarial essa norma. Isso evitará muitos riscos futuros e pode prevenir situações de prejuízo e crises.

Uma das razões para licenciar o seu software é que a Microsoft tem, nos últimos tempos reforçado a fiscalização e aplicado pesadas multas caso o infrator não siga os passos de combate à pirataria decretados pela empresa.

Não é só por isso, entretanto, que recomendamos que você licencie seu software. Outras vantagens podem ser perdidas se você utilizar o software pirata.

#1. Segurança de dados

A segurança dos dados empresariais tem que ser, em seu setor de TI, uma das principais preocupações (se não a maior!). Isso porque vazamentos de dados comprometem não só toda a estrutura da empresa e o desenvolvimento das atividades, como também a imagem empresarial.

Com um software licenciado, a chance de vazamentos de dados diminui significativamente. O software pirata pode ser acessado mais facilmente por hackers, e com isso os dados estratégicos da sua empresa estão em risco!

#2. Mais suporte

Quem usa software pirata não pode reclamar: afinal, não tem a quem recorrer e está à própria sorte. 

Com o software licenciado, o fornecedor está à disposição para qualquer funcionamento inesperado do programa, e terá o dever de buscar a solução. 

O valor do suporte está, geralmente, incluso no valor da licença. Por isso, acaba valendo a pena pagar por esse valor e manter a segurança da infraestrutura. 

#3. Custos indesejados

Ser pego pirateando o software pode ter consequências bastante relevantes. Os custos de reverter o problema e arcar com dívidas e multas pode ser vultuoso, e o tiro pode sair pela culatra.

Lembre-se disso na hora de adquirir um software pirata: o que parece vantajoso agora, no futuro pode ser simplesmente uma dor de cabeça. 

Software pirata: o que fazer?

Licenciar o software pirata é simples. Basta entrar em contato com o fornecedor e solicitar a licença atualizada. Assim, você pode migrar as atividades de sua empresa com segurança para o software licenciado.

Outra saída é trocar o fornecedor. Caso você perceba que o software utilizado não está sendo de grande-valia, por que não substituir o provedor? 

Antes de tomar qualquer decisão, lembre-se: a 4infra está disponível para te ajudar! Somos uma empresa especializada em consultoria e suporte de TI, e prezamos pelo atendimento personalizado, focado nas suas necessidades.

Caso queira saber mais sobre como a 4infra pode reforçar a infraestrutura de TI de seu negócio abandonando de vez o software pirata, clique aqui! Você será bem atendido por um de nossos especialistas. 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
26 de julho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados

chevron-down