O avanço da tecnologia trouxe uma série de opções digitais para as empresas, nos mais diversos setores. Meios aptos, inclusive, a facilitar o dia a dia de quem precisa realizar tarefas manuais - e é aqui que entra o tema da automação de TI.
Ao mesmo tempo, essas facilidades permitem que as empresas sejam capazes de equilibrar suas contas, otimizar os processos e cadeias de produção. Esses retornos podem ser tão interessantes quanto adotar formas que eliminem possíveis falhas em suas redes.
Assim, temos o seguinte cenário: para assegurar um melhor controle das atividades e dos recursos disponíveis, é utilizada a automação de TI na rotina de processos. O mecanismo contribui para a redução de despesas e para o aumento da eficácia nos negócios.
O objetivo maior de tudo isso? Tornar as empresas mais ágeis, seguras, lucrativas e competitivas no mercado.
Talvez seja contraintuitivo pensar que a área de TI seja uma das quais a automação da rotina seja necessária. Afinal, já é um setor que lida com tecnologia o tempo todo e já é, de certa forma, automatizado.
Porém, não é bem assim!
Todos os departamentos de uma empresa possuem seus próprios processos, que devem ser acompanhados e avaliados.
Além disso, a automação da rotina de TI consiste na utilização de softwares que otimizam as principais atividades de uma empresa. Como resultado, busca-se eliminar uma grande quantidade de processos repetitivos que precisam ser realizados diariamente.
Assim, mesmo que algumas tarefas já façam parte de um sistema de tecnologia, elas podem e devem ser otimizadas para tornarem-se mais seguras e confiáveis.
Através da automação da rotina de TI é possível configurar padrões para que uma ação seja executada diante de uma condição pré-estabelecida. Como exemplo, podemos citar:
Com as ferramentas adequadas é possível não apenas automatizar diversas funções de TI, tais como o gerenciamento de redes e questões ligadas à infraestrutura. Como também sua utilização contribui para a produtividade do negócio, auxiliando diretamente no seu desenvolvimento.
Veja a seguir algumas vantagens da automação da rotina de TI:
A automação permite criar rotinas que são executadas automaticamente, eliminando tarefas repetitivas e burocráticas. Liberando os colaboradores para focar nas atividades que são realmente essenciais.
Com os processos mais ágeis e eficientes, a organização consegue entregar mais, gastando menos. Dessa forma, a gestão reduz custos e aumenta a lucratividade.
Com a automação da rotina de TI, boa parte das tarefas passa a ser desenvolvida por sistemas. Isso proporciona um menor número de falhas e mais segurança nos processos.
Um dos pontos fortes das soluções gerenciadas é a segurança. Isso porque softwares, como antivírus e firewall, ficam sob a responsabilidade de um único sistema.
Se sua empresa deseja usufruir de todos os benefícios da automação da rotina de TI, mas não sabe por onde começar, você precisa de uma consultoria de TI. Aqui na 4Infra você encontra profissionais especializados, que vão definir o melhor caminho a ser adotado, de acordo com o seu tipo de negócio.
Afinal, cada gestão e tipo de negócio possui necessidades específicas e somente nossa análise minuciosa poderá indicar os processos que devem ser automatizados. Entre em contato agora com a 4Infra e converse com nossos especialistas!
#GestaodeTI #Tecnologia #Infraestrutura