(031) 3195-0580
4infra

Como criar uma infraestrutura de rede segura? 5 dicas!

Como criar uma infraestrutura de rede segura? 5 dicas!

Infraestrutura de rede é vista como um sistema que garante o acesso das empresas ao mundo digital, trazendo oportunidades para o desenvolver as atividades, aumentar os lucros e agregar valor à marca.

Trata-se de uma base que conecta e suporta todos os equipamentos tecnológicos de uma empresa, como computadores, estações de trabalho e até estruturas mais avançadas, como servidores. Além disso, comporta todo o cabeamento que liga os demais componentes, como conectores, patch panels, switches, roteadores e redes sem fio.

Por mais que a infraestrutura de rede seja essencial para a continuidade do negócio, muitos ambientes não são totalmente seguros, fazendo com que os sistemas fiquem vulneráveis a vírus, spywares e malwares. Por isso, independentemente do tipo e tamanho da sua empresa, as falhas na rede ou sequestro de informações podem comprometer a produtividade e o andamento das operações.

Para evitar dores de cabeça com a perda de dados importantes, selecionamos 5 dicas para criar uma infraestrutura de rede segura. 

Veja!

Backup em nuvem

Backup em nuvem é a cópia de segurança de dados digitais armazenada em um ambiente remoto. Esse processo é de grande importância visto que invasões criminosas são cada dia mais constantes, deixando dados sensíveis cada vez mais vulneráveis. 

Com backup em nuvem é possível criar pastas, salvar arquivos de internet, vídeos, fotos e todos os tipos de documentos de forma remota. Tudo isso fica guardado em uma estrutura que pode ser acessada a qualquer momento, por meio do celular, computador ou tablet, desde que o usuário tenha conexão com a internet e login de acesso aos arquivos.

Nesse sentido, mesmo que as suas contas sejam invadidas ou que aconteça alguma catástrofe, como uma inundação no escritório, por exemplo, os dados estarão salvos.

Segurança de endpoint

Endpoint é um termo em inglês que significa ponto de extremidade. Em TI, pode ser qualquer dispositivo, móvel ou não, que se comunica diretamente à rede principal de conexão. Portanto, pode ser um computador, um notebook ou um smartphone.

Ou seja, quanto mais dispositivos estiverem fora da rede corporativa, mais eles podem representar um perigo para o sistema da empresa, já que esses equipamentos  podem ser considerados uma porta de acesso para cibercriminosos.

A segurança de endpoint tem por objetivo assegurar que todos os serviços conectados a uma rede estejam protegidos contra vários tipos de ataques, como worms, cavalo de Tróia e ataques de vulnerabilidades de software, entre outros.

Em outras palavras, a segurança de endpoint atua na interrupção de ameaças, no monitoramento da integridade geral do sistema e no gerenciamento de permissões de instalação  e de acessos a aplicativos e controle à rede de internet. 

Escolha um bom firewall

Firewall é uma aplicação que atua como um filtro entre um dispositivo e sua conexão com a internet. Na prática, ele controla os dados de uma rede, garantindo  que nada que ofereça riscos invada a infraestrutura de rede.

O firewall é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao ataque de hackers, pois ele aumenta a segurança de todo o ambiente contra a invasão e quebra de segurança no sistema.

Revise as políticas de segurança

A política de segurança de redes é um conjunto de normas que devem ser aplicadas a todos os usuários de uma empresa. Ela tem como objetivo reduzir riscos, evitar ameaças e problemas relacionados a roubo de informações.

Para criar uma infraestrutura de rede segura é preciso que essas políticas sejam revisadas de tempos em tempos, para se adequar às novas investidas dos cibercriminosos.

Como exemplo dessas políticas, a empresa pode estabelecer níveis de acesso aos usuários, inserir senhas para as conexões WiFi, a fim de rastrear as entradas na rede e manter os sistemas operacionais sempre atualizados, entre outros.

Firme parceria com uma consultoria em TI

Por mais que sua empresa tenha profissionais de tecnologia, é difícil manter uma equipe com conhecimento em todas as áreas e soluções de TI; por isso a necessidade de uma empresa terceirizada e focada não somente em segurança de rede, mas em outras demandas que podem dificultar a vida de uma organização.

Nesse sentido, apresentamos a 4Infra, uma consultoria em TI com mais de 20 anos de experiência e que vai ajudar sua empresa na gestão dos processos de segurança, redução de riscos e custos, ampliar performance e otimizar recursos.

Entre em contato com a gente e vamos conversar!

 


25 de abril de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é patch panel?
15 de julho de 2022
4 itens indispensáveis em um projeto de redes de telefonia
13 de julho de 2022
O que são e como implementar redes de telefonia?
11 de julho de 2022
Vantagens de usar o Zoho Mail
8 de julho de 2022
1 2 3 141

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down