Projetos de redes de telefonia são iniciativas complexas, já que é preciso prever inúmeros cabos passando pela estrutura do edifício, dimensionar aparelhos telefônicos, ramais e uma central que ocupava um espaço significativo do escritório - certo?
Nem sempre!
Graças ao avanço da tecnologia digital, as redes ficaram mais enxutas, seguras e de baixo custo. A telefonia em nuvem trouxe mobilidade, otimizando o atendimento e a comunicação corporativa.
Hoje em dia, as redes de telefonia vão além da instalação de telefones, mas contemplam a distribuição e ligação dos pontos para telefonia, internet e TV, sistemas de sonorização e também interfone, tudo organizado em um conjunto chamado de cabeamento estruturado.
Dessa maneira, esse tipo de projeto elabora todos elementos que serão utilizados para gerar conexões e planejar a estrutura completa de todo o serviço, como cabos, maquinários, racks e equipamentos, entre outros.
Para que seu projeto tenha sucesso, ele precisa conter 4 itens indispensáveis. Veja:
Antes de construir propostas para o seu projeto, é fundamental analisar o cenário da sua empresa. Isso é, conhecer tudo que a estrutura já tem ou que seja necessário ter (caso o projeto comece do zero), como número de linhas ativas, quantidade de colaboradores com acesso à linha corporativa, gastos com o serviço, custos com ferramentas e manutenções e licenças existentes, entre outros.
Fazer o inventário de todos os itens existentes é o primeiro passo para evitar gastos desnecessários, aproveitar recursos que estejam funcionando e descartar itens e processos que estejam defasados.
Com base no levantamento do item anterior, é hora de traçar as metas e objetivos a serem alcançados com o projeto de redes de telefonia. Para isso você vai precisar de um cronograma com as ações, data de entrega e tempo de execução.
Se sua empresa pretende aumentar a equipe e abrir novos espaços em outras cidades é preciso acrescentar no orçamento a aquisição de aparelhos, ferramentas e licenças, para que todos os usuários tenham acesso de qualidade ao serviço de telefonia.
Um bom projeto de redes de telefonia contempla políticas cujo objetivo é tornar claro os limites de uso da ferramenta. Acontece que o mal uso dos recursos corporativos gera prejuízos para a companhia, por isso, estabelecer diretrizes e responsabilidades desde o início evita gastos desnecessários, melhora a usabilidade de todo o sistema, conserva equipamentos e gera economia.
Licenças costumam gerar custos para as empresas, assim é preciso avaliar se todos os funcionários terão acesso a elas. Por exemplo: o Microsoft Teams System with Calling Plané uma solução na nuvem da Microsoft que torna mais fácil para as organizações transformarem o Teams em um sistema de telefonia poderoso e flexível.
Fazer projeto de redes de telefonia não é tarefa fácil: exige conhecimento, habilidade e experiência nesse tipo de atividade. Ao recorrer a parceiros especializados no assunto você evita dor de cabeça, otimiza tempo e recursos financeiros.
A 4 Infra é uma consultoria especializada em TI, com total expertise em projetos e instalação de redes de telefonia. Somos uma empresa focada em negócios de pequeno e médio porte que muitas vezes não contam com um departamento de TI exclusivo - e nos dispomos a ser exatamente a parceria que você precisa.
Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores!
#TelefoniaMovel #RedesdeComputadores #ProjetodeTelefonia