5 passos para implementar Gestão de TI na sua empresa

5 passos para implementar Gestão de TI na sua empresa

A área de gestão de TI é uma das que mais passam por mudanças dentro de uma organização. Como a tecnologia é muito dinâmica, o setor precisa se adaptar às novas tendências sempre que necessário, no objetivo de garantir a competitividade do negócio.

No entanto, coordenar a inclusão de novos processos e serviços dentro do setor não é tarefa fácil. Qualquer pequena modificação demanda planejamento, pesquisa de boas práticas do mercado, avaliação de resultados e tudo o que envolve uma boa gestão de TI.

Mas do que é que estamos falando?

A gestão de TI é um processo imprescindível, voltado para empresas que querem desempenhar suas atividades com dinamismo, organização, geração de valor, custo baixo e, principalmente, segurança.

A função da gestão de TI é justamente supervisionar os assuntos relacionados às operações e dispositivos tecnológicos dentro de um negócio, assegurando que todos os recursos sejam utilizados de maneira efetiva, de forma a melhorar e otimizar processos e procedimentos que envolvem a área.

Porém, esse gerenciamento não é feito de forma aleatória. Muitas empresas utilizam a biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que nada mais é que um conjunto de boas práticas para auxiliar as organizações a estruturar seus processos de TI e aprimorar constantemente a área de tecnologia.

Para que você tenha uma ideia do seu funcionamento, apresentamos 5 passos para implementar gestão de TI na sua empresa e, claro, ter sucesso nos negócios.

Cumprimento de requisição

Um dos primeiros passos para implementar gestão de TI é estabelecer uma  padronização de requisição e recebimento de serviços. Para isso é criado um canal de comunicação que permite ao usuário obter informações, solicitar algum tipo de demanda, fazer elogios ou reclamações.

Normalmente viabilizados na forma de help desk e service desk, os canais devem ser acessíveis a todos, pelas mais diversas plataformas - como telefone, e-mail, chat e página na internet. Após fazer as solicitações elas são organizadas, distribuídas e atendidas pelo setor de TI.

Gerenciamento de  incidentes

Nenhuma empresa está livre de incidentes, como queda da rede, sistemas inoperantes, mau funcionamento do computador ou falta de acesso à internet. Essas interrupções não planejadas causam impactos significativos nos negócios, visto que, com as atividades paralisadas, os colaboradores deixam de produzir.

Por mais que imprevistos aconteçam, eles podem e devem ser gerenciados, restaurando de maneira rápida os serviços. A questão é incidir o mínimo possível nas operações.

É importante ter uma lista de prioridades no caso de incidentes, informando qual serviço vai ser restaurado primeiro e o tempo estimado para a resolução do caso.

Gerenciamento de catálogo de serviço

Quais os serviços de TI oferecidos pela sua empresa? E quais são aqueles que não podem faltar para que o trabalho interno seja desempenhado com excelência? Se tais itens não estiverem bem catalogados, com informações detalhadas dos processos e as condições envolvidas para requerer o serviço, fica impossível controlar os atendimentos das demandas.

Portanto, descreva de forma clara as tarefas a serem executadas, quem as pode solicitar, através de qual canal, prazo para restabelecimento, custos associados e demais informações pertinentes.

Gerenciamento de nível de serviço

Um passo de extrema relevância para implementar gestão de TI é administrar o acordo de nível de serviço, também conhecido como SLA. Trata-se de um acordo firmado entre o setor de TI e a organização que recebe seus serviços com o objetivo de documentar as atividades propostas e executadas, bem como a disponibilidade de atendimento e os custos envolvidos.

A partir daí, os responsáveis passam a monitorar e produzir relatórios sobre as entregas acordadas dos níveis de serviço, garantindo que o atendimento esteja disponível no momento certo e com a qualidade adequada.

Gerenciamento de mudanças

A mudança é um ponto importante em TI, visto que ela acontece de maneira muito frequente. Implementar o seu gerenciamento garante que a empresa esteja apta a lidar de maneira eficiente com as transformações do mercado.

De maneira geral, o gerenciamento de mudanças em TI tem o objetivo de manter a operação dos serviços e sensibilizar os usuários, o que possibilita o comprometimento durante as fases de levantamento, transição, testes e implantação.

 

Agora que você conhece os passos para implementar gestão de TI na sua empresa, é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. No entanto, é difícil implantar ações e procedimentos em tecnologia sem a ajuda de profissionais especializados.

Por isso, conte sempre com a 4Infra. Somos uma consultoria de TI focada em empresas de pequeno e médio porte. Entre em contato com a gente! Temos soluções na medida certa para o seu negócio.

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
22 de outubro de 2021

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