A área de gestão de TI é uma das que mais passam por mudanças dentro de uma organização. Como a tecnologia é muito dinâmica, o setor precisa se adaptar às novas tendências sempre que necessário, no objetivo de garantir a competitividade do negócio.
No entanto, coordenar a inclusão de novos processos e serviços dentro do setor não é tarefa fácil. Qualquer pequena modificação demanda planejamento, pesquisa de boas práticas do mercado, avaliação de resultados e tudo o que envolve uma boa gestão de TI.
Mas do que é que estamos falando?
A gestão de TI é um processo imprescindível, voltado para empresas que querem desempenhar suas atividades com dinamismo, organização, geração de valor, custo baixo e, principalmente, segurança.
A função da gestão de TI é justamente supervisionar os assuntos relacionados às operações e dispositivos tecnológicos dentro de um negócio, assegurando que todos os recursos sejam utilizados de maneira efetiva, de forma a melhorar e otimizar processos e procedimentos que envolvem a área.
Porém, esse gerenciamento não é feito de forma aleatória. Muitas empresas utilizam a biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que nada mais é que um conjunto de boas práticas para auxiliar as organizações a estruturar seus processos de TI e aprimorar constantemente a área de tecnologia.
Para que você tenha uma ideia do seu funcionamento, apresentamos 5 passos para implementar gestão de TI na sua empresa e, claro, ter sucesso nos negócios.
Um dos primeiros passos para implementar gestão de TI é estabelecer uma padronização de requisição e recebimento de serviços. Para isso é criado um canal de comunicação que permite ao usuário obter informações, solicitar algum tipo de demanda, fazer elogios ou reclamações.
Normalmente viabilizados na forma de help desk e service desk, os canais devem ser acessíveis a todos, pelas mais diversas plataformas - como telefone, e-mail, chat e página na internet. Após fazer as solicitações elas são organizadas, distribuídas e atendidas pelo setor de TI.
Nenhuma empresa está livre de incidentes, como queda da rede, sistemas inoperantes, mau funcionamento do computador ou falta de acesso à internet. Essas interrupções não planejadas causam impactos significativos nos negócios, visto que, com as atividades paralisadas, os colaboradores deixam de produzir.
Por mais que imprevistos aconteçam, eles podem e devem ser gerenciados, restaurando de maneira rápida os serviços. A questão é incidir o mínimo possível nas operações.
É importante ter uma lista de prioridades no caso de incidentes, informando qual serviço vai ser restaurado primeiro e o tempo estimado para a resolução do caso.
Quais os serviços de TI oferecidos pela sua empresa? E quais são aqueles que não podem faltar para que o trabalho interno seja desempenhado com excelência? Se tais itens não estiverem bem catalogados, com informações detalhadas dos processos e as condições envolvidas para requerer o serviço, fica impossível controlar os atendimentos das demandas.
Portanto, descreva de forma clara as tarefas a serem executadas, quem as pode solicitar, através de qual canal, prazo para restabelecimento, custos associados e demais informações pertinentes.
Um passo de extrema relevância para implementar gestão de TI é administrar o acordo de nível de serviço, também conhecido como SLA. Trata-se de um acordo firmado entre o setor de TI e a organização que recebe seus serviços com o objetivo de documentar as atividades propostas e executadas, bem como a disponibilidade de atendimento e os custos envolvidos.
A partir daí, os responsáveis passam a monitorar e produzir relatórios sobre as entregas acordadas dos níveis de serviço, garantindo que o atendimento esteja disponível no momento certo e com a qualidade adequada.
A mudança é um ponto importante em TI, visto que ela acontece de maneira muito frequente. Implementar o seu gerenciamento garante que a empresa esteja apta a lidar de maneira eficiente com as transformações do mercado.
De maneira geral, o gerenciamento de mudanças em TI tem o objetivo de manter a operação dos serviços e sensibilizar os usuários, o que possibilita o comprometimento durante as fases de levantamento, transição, testes e implantação.
Agora que você conhece os passos para implementar gestão de TI na sua empresa, é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. No entanto, é difícil implantar ações e procedimentos em tecnologia sem a ajuda de profissionais especializados.
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